McLaughlin supera batalha estratégica e vence GP de St. Pete. Castroneves é 14º

A abertura da Indy em St. Pete foi marcada por uma batalha estratégica, e a primeira vitória do ano acabou nas mãos do neozelandês Scott McLaughlin, da Penske

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Scott McLaughlin é um vencedor de corridas da Indy. O neozelandês da Penske faturou o GP de St. Pete, realizado neste domingo (27) e que abriu a temporada 2022 do campeonato. O dono do carro #3 largou da pole e superou uma batalha estratégica de pit-stops e bastante pressão no fim para receber a bandeira quadriculada em primeiro.

Atual campeão, o espanhol Álex Palou foi uma das grandes estrelas do dia. Após largar apenas da 10ª colocação, soube se aproveitar muito bem dos pneus e dos pit-stops para encaixar um impressionante segundo lugar com a Ganassi. O australiano Will Power, companheiro de McLaughlin na Penske, completou o pódio.

Vencedor da corrida em 2021, Colton Herta levou a Andretti ao quarto lugar, seguido pelo companheiro de equipe Romain Grosjean, que estreou pelo novo time e foi ao top-5 depois de uma ultrapassagem sobre Rinus VeeKay, da Carpenter, nas voltas finais. Graham Rahal foi sétimo, seguido pelo hexacampeão Scott Dixon. Marcus Ericsson e Takuma Sato fecharam o top-10.

O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, foi 12º colocado. Já o bicampeão Josef Newgarden, da Penske, teve desempenho frustrante após estratégia errada e foi 16º.

O brasileiro Helio Castroneves fechou a corrida na 14ª colocação. Correndo com a Meyer Shank, foi um dos pilotos que utilizou uma estratégia de três paradas, suficiente para ganhar três posições em comparação com o grid de largada, e também fechando um posto à frente do companheiro de equipe Simon Pagenaud.

A Indy retorna no dia 20 de março com o primeiro oval do ano, na tradicional etapa do Texas.

Álex Palou foi segundo após largar em 10º (Foto: Indycar)

Saiba como foi o GP de St. Pete:

A bandeira verde nas ruas de São Petersburgo apareceu às 14h30 (de Brasília). Pole, McLaughlin partiu bem e segurou o bom ataque de Colton Herta, que voou e tirou rapidamente Will Power da frente para assumir a segunda posição. Quem também surgiu muito bem foi Pato O’Ward, que saiu de 16º para 9º. Simon Pagenaud caiu bastante, de 6º para 10º.

Com três voltas completadas, o top-10 era formado por McLaughlin, Herta, VeeKay, Power, Ericsson, Grosjean, Dixon, Palou, O’Ward e Pagenaud. O brasileiro Helio Castroneves manteve a posição de largada, o 17º posto.

Quem abriu a janela de pit-stops para se livrar dos pneus vermelhos foi Jack Harvey, que ocupava uma das últimas posições, na volta 8. Helio Castroneves e Felix Rosenqvist seguiram na estratégia, tal como o bicampeão Josef Newgarden, que caiu de 9º para 11º na largada.

Pato O’Ward e Scott Dixon também trocaram os pneus vermelhos pelos pretos antes de 15 voltas completadas. Na frente, McLaughlin conseguiu abrir mais de 2s de vantagem para Herta, que não era nada incomodado pelo terceiro colocado VeeKay, que perdeu a posição de pódio ao ser ultrapassado por Will Power na volta 16.

Já mostrando clara perda de ritmo com pneus vermelhos, VeeKay passou a ser pressionado por Marcus Ericsson e Romain Grosjean. O holandês tentou resistir, mas acabou rapidamente superado pelos dois, além de Álex Palou e Graham Rahal.

Único dos ponteiros a largar com pneus duros, Power recuperou a segunda posição ao ultrapassar Herta na volta 20. Neste ponto, McLaughlin já tinha 6s de vantagem para ambos.

Com um quarto da corrida completo, McLaughlin seguia na liderança, mas com a vantagem para Power despencando. Herta era terceiro, seguido por Ericsson, Grosjean, Palou, Rahal, Rossi, Sato e Lundgaard. Todos sem pit-stop.

E a primeira bandeira amarela veio pelas mãos do estreante David Malukas. O piloto perdeu o controle na entrada da curva 3 e destruiu a suspensão esquerda no muro na volta 25. Com os boxes abertos dois giros depois, McLaughlin, Power, Herta, VeeKay, Ericsson, Grosjean, Palou, Rahal, Sato e outros foram aos boxes, dando a liderança nas mãos de Alexander Rossi, que com pneus duros desde o início, não parou.

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A ordem da relargada era Rossi, Dixon, O’Ward, Newgarden, Pagenaud, Kirkwood, DeFrancesco, Kellett e VeeKay. McLaughlin voltou dos boxes em 12º, seguido por Power, Palou, Herta, e Rahal. Ericsson estaria no bolo, mas foi punido por contato com outros carros no pit-lane, e foi forçado a relargar de último.

Após nove voltas de amarela por reparos no muro da curva 3, a bandeira verde veio no giro 34. Rossi se manteve tranquilo na ponta. O principal ataque nas primeiras posições veio de Rinus VeeKay, que superou Dalton Kellett pelo 9º lugar, e do campeão Álex Palou, que foi para cima de Will Power e assumiu o 13º posto.

Na volta 37, Alexander Rossi foi aos boxes e deixou a liderança nas mãos de Scott Dixon. Power também perdeu posição para Herta, e passou a ser pressionado por Rahal. Com 42 voltas, Newgarden foi aos boxes novamente, indicando uma estratégia de 3 paradas da Penske. Pagenaud e Rosenqvist trocaram pneus logo depois. tal como DeFrancesco e Kellett, que andavam no pelotão da frente.

Na segunda posição, Pato O’Ward veio aos boxes na volta 48, trocando por um novo jogo de pneus duros. Uma volta depois, foi a vez de Dixon deixar a liderança para a troca de pneus. A corrida chegou na metade com Rinus VeeKay líder, seguido por Callum Ilott, McLaughlin, Palou, Herta, Power, Rahal, Lundgaard, Grosjean e Sato.

Na fase mais monótona da corrida, Dalton Kellett sofreu com problemas mecânicos e trouxe o carro aos boxes, perdendo várias voltas. Ilott foi aos boxes, saindo do segundo lugar. Pole, McLaughlin estava atrás apenas do líder VeeKay.

Rinus veio aos boxes na volta 63 e colocou novos pneus duros. McLaughlin recuperou a liderança após quase 40 voltas, abrindo 1s de vantagem para o atual campeão Palou. Herta também escolheu parar, e Will Power foi promovido ao terceiro posto.

Scott McLaughlin venceu na Indy pela primeira vez (Foto: Indycar)

McLaughlin não ficou muito tempo em primeiro, parando duas voltas depois de VeeKay. Palou veio aos boxes no giro seguinte, e retornou ainda atrás do neozelandês. Power trocou os pneus vermelhos pelos duros, e na volta 66, a liderança estava novamente nas mãos de Scott Dixon.

Na marca das 70 voltas, Dixon liderava com 13s de vantagem para Pato O’Ward, mas ambos pilotos ainda tinham de parar mais uma vez pela estratégia desenhada. Dalton Kellett, de volta após problemas no câmbio, rodou na pista, mas recuperou o carro a tempo de evitar a amarela. O’Ward veio aos boxes no giro 73.

Dixon veio aos boxes pela última vez com 20 voltas restantes para o fim da corrida, retornando no oitavo lugar. McLaughlin estava de volta na liderança com 2s1 de vantagem para Palou, que era seguido por Power, VeeKay, Herta, Rahal e Grosjean.

A diferença de McLaughlin para Palou caiu bastante após Jimmie Johnson surgir na frente do líder como retardatário. Os 2s1 viraram 0s7 na volta 87. Porém, o neozelandês teve calma sob a pressão do espanhol e começou a abrir distância novamente com o tráfego longe.

Palou persegue McLaughlin (Vídeo: NBC)

A pressão de Álex sobre McLaughlin voltou a crescer com quatro voltas restantes, especialmente com mais retardatários à frente. Tatiana Calderón não quis se envolver na briga e abriu espaço. Não foi o caso de Devlin DeFrancesco, mas o tempo não foi suficiente para Palou tentar um ataque. Primeira vitória de McLaughlin na Indy.

Indy 2022, GP de São Petersburgo, Resultado Final:

1S MCLAUGHLINPenske Chevrolet 1:51:27.346100 voltas
2A PALOUGanassi Honda+0.509 
3W POWERPenske Chevrolet+2.467 
4C HERTAAndretti Honda+15.884 
5R GROSJEANAndretti Honda+18.452 
6R VEEKAYCarpenter Chevrolet+20.651 
7G RAHALRLL Honda+21.418 
8S DIXONGanassi Honda+22.027 
9M ERICSSONGanassi Honda+22.367 
10T SATODale Coyne Honda+23.274 
11C LUNDGAARDRLL Honda+24.424 
12P O’WARDMcLaren Chevrolet+26.275 
13J HARVEYRLL Honda+31.668 
14H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+33.598 
15S PAGENAUDMeyer Shank Honda+34.214 
16J NEWGARDENPenske Chevrolet+36.260 
17F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+39.036 
18K KIRKWOODFoyt Chevrolet+58.124 
19C ILOTTJuncos Chevrolet+58.722 
20A ROSSIAndretti Honda+59.163 
21C DALYCarpenter Chevrolet+1.00:135 
22D DEFRANCESCOAndretti Honda+1:02,861 
23J JOHNSONGanassi Honda+1 volta 
24T CALDERONFoyt Chevrolet+3 voltas 
25D KELLETTFoyt Chevrolet+38 voltasNC
26D MALUKASDale Coyne Honda+77 voltasNC
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