Viso comemora liderança em Indianápolis, mas evita fazer qualquer previsão para Pole Day

O venezuelano disse que a equipe Andretti está mais forte do que estava no início dos treinos para as 500 Milhas, mas ressaltou que não é possível saber o que as outras escuderias estavam testando

Ernesto Viso tem bons motivos para ficar animado para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, afinal, o venezuelano terminou com o melhor tempo da semana de treinos livres, ao obter 39s209, nesta sexta-feira (17). O piloto, porém, preferiu minimizar o desempenho e disse que é cedo para prever qualquer resultado, pois não sabe o que as outras equipes estavam testando.

“É difícil dizer algo porque nós fomos pouco a pouco ajustando o carro até este ponto e acho que um tempo realista seria 0s2 ou 0s3 mais lento. Mas é difícil cravar”, disse o piloto. “Há muitos fatores em jogo quando estamos na pista, e a gente nunca sabe se os mesmos fatores valem para todos”, declarou.

Ernesto Viso foi o mais rápido nesta sexta-feira  (Foto: Forrest Mellott/IndyCar)

Para terminar com o melhor tempo da semana, Viso contou com o aumento da pressão do turbo nesta sexta-feira, além de pegar o vácuo de Marco Andretti na hora de marcar a melhor volta.

Mesmo adotando cautela, o piloto se mostrou confiante para a definição do grid de largada, que acontece neste sábado, pois a equipe Andretti fez um bom trabalho em desenvolver o equipamento ao longo da semana de treinos.

“Eu acho que a equipe evoluiu desde o ano passado e estamos na direção certa. Nós estivemos no caminhão, testando um monte de novas coisas no carro, e acho que estamos mais fortes do que quando começamos. O importante é encontrar o máximo de aderência possível, e quando ela vier é hora de ajustá-la. Você vai estar em uma boa posição se tiver feito a lição de casa”, avaliou.

O piloto, por fim, disse que está animado para o treino classificatório, embora o formato da atividade, com uma superpole envolvendo os nove mais rápidos, tire a possibilidade de as equipes trabalharem na estratégia.

“Eu entendo que isto é parte da história e que esta é uma corrida única. É parte da tradição e deve continuar assim. Até agora tem sido divertido. Mas por causa do procedimento, há pouca estratégia envolvida. Poupar pneus, poupar o carro ou andar muito, todas essas coisas sempre adicionam novos fatores”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.