Power destaca estratégia que rendeu pódio no Alabama e mira melhora na classificação

Will Power disse que estratégia acertada de três paradas foi definida após a Penske observar as outras equipes economizando combustível. O australiano também reconheceu que precisa melhorar nas classificações

O atual campeão da Indy, Will Power, conquistou o seu melhor resultado na temporada 2023 neste domingo (30), no GP do Alabama, realizado no circuito de Barber. O australiano largou na 11ª colocação e se valeu das três paradas para chegar em terceiro na prova, atrás de Scott McLaughlin e Romain Grosjean, nesta ordem.

Embora tenha sido uma reação a ser comemorada e que tem relação direta com a estratégia adotada pela Penske, o dono do carro #12 trouxe o contraponto da classificação em entrevista à emissora americana NBC. Se tivesse largado em uma posição melhor, talvez o piloto poderia ter conseguido a vitória, já que nas últimas voltas da corrida encostou no franço-suíço e tinha ritmo para superá-lo para depois tentar ameaçar o neozelandês.

“Foi um dia extremamente bom. Quando vi todo mundo economizando combustível, conversamos sobre fazer três paradas e eu disse que achava que era o melhor a se fazer, foi aí que a equipe me chamou. Estávamos muito rápidos quando conseguimos a pista limpa, o que foi chave para chegar ao terceiro lugar. Eu tinha um carro muito rápido”, afirmou Power.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Will Power foi o 3º no GP do Alabama, atrás de Scott McLaughlin (o 1º) e Romain Grosjean (o 2º) (Foto: Indy)

“É uma pena que eu não tenha largado mais à frente, mas a Chevy [Chevrolet] fez um ótimo trabalho com o motor. Estamos em outra campanha de título, cara. Ainda estamos trabalhando neste ano, vamos conseguir uma vitória em breve, apenas temos de continuar melhorando a classificação e sim, apenas nos divertindo, aproveitando muito”, completou.

Power ainda reconheceu que tinha velocidade para ultrapassar Grosjean, mas os pneus gastos fizeram com que ele pensasse nos pontos que são importantes diante de um início ruim no campeonato deste ano.

“Os pneus estavam gastos demais. Eu conseguia fazer a volta mais rápida, mas assim que entrava no ar sujo dele, não conseguia me aproximar o suficiente. Tentei de tudo e até cometi alguns grandes erros tentando, mas não consegui alcançá-lo”, disse.

Will Power se beneficiou das três paradas para chegar em terceiro em Barber (Foto: Indy)

“Quero dizer, eu tentei economizar o push-to-pass para alcançá-lo. Mas você chega na turbulência e os pneus estavam muito gastos. Mas não valia a pena jogar um terceiro lugar tentando algo estúpido, então apenas ganhei os pontos”, ponderou.

Quando questionado sobre a sua forma física aos 42 anos, Power brincou: “É sempre difícil nas primeiras 15, a partir daí os seus músculos se acomodam e você está bem para continuar. Mas eu fui capaz de forçar durante toda a corrida, então ainda estou em forma para um cara velho.”

O resultado no Alabama fez com que Power subisse para o sétimo lugar na classificação com 104 pontos — 26 a menos que o líder, Marcus Ericsson. A Indy retorna no dia 13 de maio com o GP de Indianápolis 1, no circuito misto local. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.