33: Primeiro piloto campeão pela Mercedes desde Fangio: o GP de Abu Dhabi de 2014

O primeiro título com a Mercedes veio com uma vitória no GP de Abu Dhabi, a etapa final da temporada 2014, que contou com pontuação dobrada. Foi a primeira e última vez que a Fórmula 1 usou tal recurso. Lewis Hamilton ainda se tornou o primeiro piloto Mercedes a garantir a taça desde Juan Manuel Fangio

Apenas por um detalhe regulamentar, a pontuação dobrada na última etapa, a decisão do título de 2014 ganhou ares mais vívidos. Ainda que artificial, o expediente emprestou certa dramaticidade à prova que definiria o segundo campeão mundial com Mercedes, ao lado de Juan Manuel Fangio (1954 e 1955). O embate de 23 de novembro, em Yas Marina, recebeu Lewis Hamilton com 17 pontos de vantagem sobre Nico Rosberg, o único ainda com chances matemáticas.

O fato de ainda estarem 50 pontos em jogo deu sobrevida ao alemão, mas sem perder de vista que a ele caberia vencer e, ainda, contar com uma combinação de resultados que lhe fosse favorável. Em razão da circunstância, Hamilton deixou a preocupação com a matemática para seu colega de garagem. E Rosberg começou bem. Repetiu a pole – a 11ª da temporada – e Hamilton, pela oitava vez no ano, fechou uma primeira fila totalmente prateada.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton festejou o bicampeonato em Abu Dhabi (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O filho de Keke Rosberg, porém, perdeu a vantagem da pole já na largada e descendeu progressivamente, até terminar em 14º, justamente na prova que precisava vencer. Ao mesmo tempo em que cumprimentou o novo campeão e considerou merecida a conquista, creditou o tropeço a problemas no sistema de recuperação de energia. Chegou a ter o abandono sugerido pela equipe, mas preferiu continuar.

Hamilton liderou 40 das 54 voltas da prova e teve como acompanhante no pódio a então dupla da Williams. Felipe Massa e Valtteri Bottas, pela ordem, fecharam o último ano realmente bom da equipe fundada por Frank Williams. A prova também marcou a despedida de Sebastian Vettel, da Red Bull. O tetracampeão rumava para a Ferrari no lugar de Fernando Alonso, que partia para a McLaren.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Lewis Hamilton, Mercedes, Fórmula 1
(Foto: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.