5: Hamilton sobrevive a corrida caótica e abre ano com vitória: o GP da Austrália de 2008

O piloto da McLaren terminou as 58 voltas em Melbourne com 5s478 de vantagem para Nick Heidfeld. Nico Rosberg estreou no pódio com um terceiro lugar. A prova foi completada por apenas seis carros. Rubens Barrichello foi desclassificado pela FIA

Lewis Hamilton abriu a temporada 2008 da Fórmula 1 com o pé direito. Partindo da pole, o piloto da McLaren manteve a ponta na largada, liderou 53 das 58 voltas da corrida e nem mesmo o alto número de abandonos foi capaz de parar o inglês de Stevenage.

A prova em Melbourne, porém, foi para lá de acidentada, com abandonos de Sebastian Vettel, Giancarlo Fisichella, Mark Webber, Anthony Davidson e Jenson Button logo na primeira volta. O safety-car precisou ser acionado mais duas vezes ― primeiro por uma batida entre Felipe Massa e Anthony Davidson e, por fim, após Timo Glock rodar na curva 12.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton abriu a temporada 2008 com uma importante vitória no Albert Park (Foto: Bridgestone)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Hamilton, contudo, passou ileso por todas as relargadas e recebeu a bandeirada com 5s478 de vantagem para Nick Heidfeld, o segundo colocado. No terceiro ano no Mundial, Nico Rosberg foi ao pódio pela primeira vez, 8s163 atrás do vencedor. Fernando Alonso colocou a Renault na quarta colocação, à frente de Heikki Kovalainen.

Rubens Barrichello viu a bandeirada na sexta colocação, mas acabou desclassificado pela FIA por ignorar a luz vermelha na saída dos boxes. O brasileiro da Honda já tinha tido de cumprir um Stop & Go durante a corrida por reabastecer com o safety-car na pista. Assim, Kazuki Nakajima herdou o último lugar da corrida.

A abertura da temporada 2008 foi marcada por uma série de abandonos. Dos 22 carros que largaram, apenas 15 conseguiram completar a etapa australiana.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

O hexacampeão conseguiu controlar o carro após um estouro de pneu para ainda assim cruzar a linha de chegada em primeiro no GP da Inglaterra (Foto: AFP)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube