9: Hamilton ganha de ponta a ponta. 2º, Massa leva decisão ao Brasil: o GP da China de 2008

Lewis Hamilton dominou o GP da China desde a pole-position, disparou na ponta e garantiu uma importante vitória para o campeonato de 2008

Se em 2007 o GP da China ficou marcado como palco do grande erro de Lewis Hamilton na perseguição ao título, o ano seguinte trouxe um piloto perfeito. O inglês não se permitiu cometer qualquer equívoco no ardiloso traçado de Xangai.  E levou a vitória.

Na classificação, a bordo do MP4/23, Lewis cravou 1min36s303 para ficar com a posição de honra do grid, a sétima daquele ano, com vantagem de 0s342 para o segundo, Kimi Räikkönen. Felipe Massa, seu principal adversário na briga pelo caneco, largou da terceira posição, com Fernando Alonso fechando a segunda fila.

O britânico da McLaren largou de pneus duros, enquanto Felipe foi de macios. No apagar das luzes, Hamilton não deu chances a ninguém e manteve a ponta. A primeira rodada de pit-stops começou na volta 12. Três giros depois, Lewis e Kimi pausaram a batalha para ir aos boxes. Ali, Heikki Kovalainen assumiu a ponta, mas Hamilton logo retomou a liderança assim que o companheiro parou. O inglês tinha 6s9 de vantagem na liderança.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton celebra vitória que o deixou mais perto do título de 2008 (Foto: Bridgestone Motorsport)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Hamilton, Räikkönen e Massa fizeram o último pit entre as voltas 36 e 38. Nos últimos giros, o brasileiro conseguiu passar seu companheiro de Ferrari para terminar em segundo e, com isso, levar a batalha pelo título para a última corrida, no Brasil. Kimi completou o top-3.

Lewis terminou com vantagem de quase 15s, vencendo pela quinta vez no campeonato. Com volta mais rápida de 1min36s325, o inglês ainda anotou hat-trick no GP da China, o terceiro de sua carreira.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Hamilton celebra vitória na Hungria, a oitava da carreira no circuito magiar (Foto: AFP)



GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube