Aleix Espargaró admite culpa e explica erro na Catalunha: “Aqui é diferente, me enganei”

Aleix Espargaró cometeu um erro bizarro ao achar que a corrida havia terminado antes de completar a última volta. Ele deixou escapar um pódio e finalizou na quinta posição

Aos prantos, Espargaró é aplaudido após erro no GP da Catalunha (Vídeo: MotoGP)

Aleix Espargaró fazia um fim de semana perfeito na Catalunha e era tido como favorito para vencer. Na primeira volta, no entanto, Fabio Quartararo o ultrapassou e abriu uma boa vantagem. Vendo o francês longe, o piloto da Aprilia parecia se conformar com a segunda posição — a qual ele batalhava contra Jorge Martín para manter. Só que tudo foi por água abaixo quando cruzou a linha para completar a última volta.

Foi um erro bizarro. O espanhol de Granollers simplesmente não percebeu que ainda restava um giro, pensou que a prova havia acabado. E foi só quando começou a desacelerar que notou o que tinha acontecido. Aleix, que voltou aos boxes aos prantos, terminou na quinta posição, deixando o pódio escapar. Questionado sobre isso mais tarde, ele assumiu a culpa.

“A culpa é completamente minha, o meu pit-board [a sinalização para os pilotos] estava muito perto da primeira curva. Eu estava indo ao limite, então apenas observei a minha diferença para [Jorge] Martín – que era de 0s6 — , observei as voltas, observei a cronometragem e vi ‘LAP 1’. Então, fiz a volta e depois não me lembrei que aqui em Barcelona a última volta é o número zero, não o um”, explicou.

LADO A LADO
▶️ Bastianini x Martín: as opções da Ducati para 2023

O piloto achou que a corrida havia terminado (Foto: Reprodução)

“Aí, desacelerei na reta, então sinto muito pelo meu time porque sei que não tive a velocidade do Fábio para vencer. Mas se quero vencê-lo no campeonato, não posso cometer esses erros porque hoje perco nove pontos. Então, sinto muito”, acrescentou.

A vantagem de Quartararo, segundo Espargaró, foi ter acertado no começo da corrida e gerenciado bem os pneus. Era, inclusive, uma de suas preocupações após ter conquistado a pole-position no sábado.

“Ontem, todos estavam preocupados, dizendo que eu tinha de gerenciar bem os pneus nas primeiras voltas. Consegui, porque no final da corrida, quando ultrapassei o Martín, tinha borracha suficiente para segurá-lo”, falou.

“Acho que o Fabio não foi mais rápido que eu, mas ele foi mais esperto, conseguiu forçar no início, mas no final é impossível recuperar 2s5 de diferença para ele. Acho que poderia ter disputado com ele no início mas, de qualquer forma, terminou assim”, encerrou ele.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
MotoGP homenageia Rossi e aposenta de forma oficial lendário #46 em Mugello
# Oliveira diz que “vai considerar” volta à Tech3, mas deixa claro: “Não é vaga dos sonhos”
# FOTO: Gresini apresenta layout especial ‘paz e amor’ para GP da Itália de MotoGP
Márquez confirma quarta cirurgia no braço e fica fora por tempo indeterminado
Bagnaia ganha força na briga, mas Quartararo e Aleix Espargaró marcam taça de perto

MARC MÁRQUEZ TOMA DECISÃO CORAJOSA PARA SALVAR CARREIRA NA MOTOGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.