Aleix Espargaró bate Viñales por 0s002 e puxa dobradinha da Aprilia no treino 2 na Espanha
Em um final de treino eletrizante, o #41 cravou 1min36s708 e assegurou a liderança do segundo treino desta sexta-feira (28) em Jerez de la Frontera em um 1-2 com o Top Gun. Só 0s127 mais lento que o líder, Jack Miller ficou em terceiro
A Aprilia reinou soberana no segundo treino da MotoGP em Jerez de la Frontera. Com 1min36s708, Aleix Espargaró assegurou o melhor tempo desta sexta-feira (28), mas com só 0s002 de margem para Maverick Viñales, o segundo colocado.
Os minutos finais da sessão foram bastante movimentados, com muitas trocas na ponta. Jack Miller até chegou a aparecer no topo, mas acabou em terceiro, só 0s127 mais lento que o ponteiro.
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Johann Zarco também passou um tempo na ponta, mas acabou em quarto, diante de Miguel Oliveira e Álex Márquez. Líder do Mundial, Marco Bezzecchi ficou em sétimo, escoltado por Francesco Bagnaia.
Dani Pedrosa, que liderou o treino da manhã, não conseguiu baixar o tempo, mas ficou em nono, 0s025 à frente de Luca Marini, o décimo. Fabio Quartararo foi só 15º.
O terceiro treino da MotoGP para o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, acontece no sábado, às 5h15 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.
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Saiba como foi o segundo treino do GP da Espanha:
O céu nublado deu trégua para a MotoGP e a temperatura subiu às vésperas do segundo treino do fim de semana. Quando as motos voltaram para a pista, os termômetros mediam 31°C no ambiente, com o asfalto chegando a 28°C. A umidade relativa do ar era de 27%, com o vento soprando a 18 km/h.
Quando o termômetro passou a contar os 60 minutos de atividade, os pilotos logo entraram na pista, tentando buscar o tempo de 1min36s770 estabelecido por Dani Pedrosa mais cedo — foi a primeira vez que o espanhol liderou um treino da MotoGP desde o TL2 do GP do Japão de 2018.
O treino, contudo, começou com uma falha na divulgação da cronometragem, que só começou a funcionar com quase 10 minutos de atividade. Neste ponto, a liderança era de Marco Bezzecchi, que tinha 1min38s311.
Pouco depois, porém, Quartararo foi 0s176 melhor do que Bezzecchi e assumiu a ponta. Viñales era o terceiro, seguido por Takaaki Nakagami, Álex Márquez, Aleix Espargaró, Jorge Martín, Luca Marini, Pedrosa e Oliveira.
Ainda nesta primeira parte da sessão, Iker Lecuona caiu na curva 13, a Jorge Lorenzo, quando rodava à frente de Pedrosa. O substituto de Marc Márquez escapou sem lesões mais significativas.
Pouco depois, Álex Márquez foi a 1min38s123 e tomou a ponta de Quartararo por 0s012. Bezzecchi desce para terceiro, mas foi quase que de imediato superado por Viñales, que virou 0s066 melhor.
Com cerca de 20 minutos de treino, a sessão ficou um pouco pior para a Honda, já que Joan Mir também caiu. O espanhol saiu irritado, mas não machucado.
Enquanto isso, Nakagami saltou para terceiro, 0s117 atrás de Márquez. O japonês da LCR Honda engatou outra boa volta e saltou para a liderança ao registrar 1min38s104, 0s019 mais rápido do que Álex. Quartararo era o terceiro, com Aleix Espargaró avançando para quarto.
Restando ainda 37min41s, a sessão foi interrompida em bandeira vermelha por causa das condições na curva 13. O acidente de Lecuona furou um air-fence, que precisou ser substituído.
Após uma breve paralisação, a sessão foi retomada, com Maverick Viñales sendo o primeiro a descer o pit-lane da pista andaluz. O espanhol ainda deu mais uma passada por ali para poder treinar largada, com os integrantes da Aprilia aproveitando para assistir.
Pouco a pouco, os tempos começaram a melhorar. Pedrosa, por exemplo, saltou para 11º, logo atrás de Raúl Fernandez.
A maior evolução, porém, veio de Bezzecchi. Já com um pneu macio na traseira, o líder do campeonato foi a 1min38s096 e tomou a ponta com 0s008 de margem para Nakagami. Marco, entretanto, mal teve tempo de esquentar a posição, já que Aleix Espargaró, calçando um par de médios, foi 0s020 mais veloz e tomou a primeira colocação.
O #41 da Aprilia engatou outro bom giro e foi a 1min38s024 para ampliar para 0s072 a diferença em relação a Bezzecchi. Mais atrás, Marini também foi mais rápido, mas apenas para ocupar a oitava colocação, diante de Binder, que também acelerou o passo.
Martín veio na sequência para cravar 1min38s008 e tomar a liderança, só 0s016 mais rápido que Aleix.
Logo em seguida, Bezzecchi teve uma quebra quando passava pela curva 6, a antiga Dry Sack, e encheu a pista de fumaça. O italiano logo foi para a área de escape e voltou de carona aos boxes.
Boa parte do pelotão se dirigiu aos boxes, ainda com Martín na liderança. Zarco, entretanto, destronou o companheiro de equipe, saltando para a primeira posição, 0s051 à frente do companheiro de equipe.
Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio dividiu os dois na sequência, se colocando a 0s032 de Johann. Martín até melhorou o tempo, mas seguiu em terceiro, 0s014 atrás do italiano da Gresini.
Com 15 minutos para o fim da sessão, Francesco Bagnaia, que estava insatisfeito com o acerto da moto, vinha melhorando o tempo, mas abortou o giro e voltou para os boxes da Ducati.
Enquanto isso, Zarco foi a 1min37s951 e ampliou para 0s038 a margem em relação a Di Giannantonio. Martín era o terceiro, com Aleix Espargaró e Nakagami fechado o top-5.
Logo em seguida, Mir surpreendeu com 1min37s962 e avançou para segundo, baixando para 0s011 a vantagem de Zarco. A posição, porém, foi temporária, já que Quartararo virou 0s005 melhor e ficou em segundo.
Com 1min36s899, Viñales assumiu a primeira posição, se aproximando do melhor tempo do fim de semana. O espanhol tinha um pneu macio atrás da Aprilia e abriu 1s052 de diferença para Zarco.
Com a moto reserva, Bezzecchi foi 1min37s596 e assumiu o segundo posto, 0s697 atrás do líder. Oliveira também avançou e pulou para terceiro, mas foi de imediato batido por um Alex Márquez 0s023 melhor.
O caçula dos Márquez foi ainda melhor e subiu para segundo, 0s545 atrás de Maverick. Bezzecchi era o terceiro, diante de Oliveira, Marini, Quartararo, Di Giannantonio, Morbidelli e Raúl Fernández. Dani Pedrosa vinha em 11º, 1s046 atrás do Top Gun.
Aleix Espargaró, então, cravou 1min37s137 e saltou para segundo, formando um 1-2 da Aprilia. Marini avançou para terceiro, diante de Márquez, Bagnaia e Bezzecchi.
Pouco depois, Brad Binder foi a 1min37s390 e assumiu a quarta colocação, só 0s054 à frente de Álex Márquez. Miller também melhorou e era agora o sexto.
Jorge Martín vinha demolindo as parciais da pista, mas perdeu no trecho final na pista andaluz e avançou apenas para quarto, a 0s407 de Viñales.
Com cerca de 4 minutos para o fim, Rins caiu na curva 6, mas escapou de lesões maiores. A bandeira amarela, porém, fez os tempos de Martín e Stefan Bradl serem cancelados.
Já com menos de 2 minutos para o fim, Oliveira foi a 1min36s956 e saltou para segundo, 0s057 atrás de Viñales. Álex Márquez também melhorou e se colocou em terceiro.
Com 1min36s896, Zarco reassumiu a primeira posição, superando Viñales por só 0s003. Miller, contudo, surgiu de imediato, passando o francês por 0s061. A liderança australiana tampouco de sustentou, já que Viñales passou 0s125 melhor.
Aleix, todavia, foi a 1min36s708 e tomou a ponta do companheiro de equipe por só 0s002. Miller era o terceiro, seguido por Zarco, Oliveira, Márquez e Bezzecchi.
MotoGP 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Treino 2:
1 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:36.708 | |
2 | M VIÑALES | Aprilia | 1:36.710 | +0.002 |
3 | J MILLER | KTM | 1:36.835 | +0.127 |
4 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:36.896 | +0.188 |
5 | M OLIVEIRA | RNF APRILIA | 1:36.956 | +0.248 |
6 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:37.041 | +0.333 |
7 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:37.174 | +0.466 |
8 | F BAGNAIA | Ducati | 1:37.233 | +0.525 |
9 | D PEDROSA | KTM | 1:37.251 | +0.543 |
10 | L MARINI | VR46 | 1:37.276 | +0.568 |
11 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:37.306 | +0.598 |
12 | B BINDER | KTM | 1:37.390 | +0.682 |
13 | R FERNÁNDEZ | RNF APRILIA | 1:37.403 | +0.695 |
14 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:37.483 | +0.775 |
15 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:37.505 | +0.797 |
16 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:37.700 | +0.992 |
17 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:37.860 | +1.152 |
18 | S BRADL | Honda | 1:37.873 | +1.165 |
19 | J MIR | Honda | 1:37.916 | +1.208 |
20 | E BASTIANINI | Ducati | 1:37.985 | +1.277 |
21 | Á RINS | LCR Honda | 1:38.132 | +1.424 |
22 | J FOLGER | GasGas Tech3 | 1:38.698 | +1.990 |
23 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:38.928 | +2.220 |
24 | I LECUONA | Honda | 1:39.274 | +2.566 |
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