Aleix Espargaró lamenta perda do 3º lugar na MotoGP por quebra de motor: “Era sonho”

Catalão disse que não se interessava nem mesmo em saber qual exatamente tinha sido a peça danificada, já que não fiz diferença. O piloto, porém, se disse orgulhoso da temporada feita pela Aprilia em 2022

Aleix Espargaró lamentou que tenha perdido a chance de realizar o sonho de encerrar a temporada 2022 da MotoGP na terceira colocação do Mundial de Pilotos por causa de uma quebra de motor no GP da Comunidade Valenciana. Ainda assim, o catalão se disse orgulhoso do ano feito pela Aprilia.

O irmão de Pol passou boa parte da temporada brigando entre os ponteiros do campeonato, mas a fase entre Ásia e Oceania do calendário foi especialmente custosa, já que ele somou apenas 18 pontos entre os cem possíveis. Ainda assim, Aleix foi para a corrida final disputando com Enea Bastianini o terceiro lugar no campeonato.

Relacionadas

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna
▶️ Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP
▶️ Bagnaia é primeiro italiano a vencer classe rainha com moto da Itália em 50 anos

Aleix Espargaró se disse orgulhoso do trabalho da Aprilia em 2022 (Foto: Aprilia)

🧮 CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
Bagnaia vence MotoGP com 17 pontos de vantagem

Em Valência, porém, ele teve de abandonar a corrida ainda no início da disputa, enquanto o titular da Gresini recebeu a bandeirada em oitavo e conseguiu virar o jogo na classificação, assegurando a posição por sete pontos.

“Foi um problema de motor. Ainda não sei exatamente. Eu nem mesmo quero saber”, disse Espargaró. “Desde o início, a moto estava parando. Depois de três voltas, fui forçado a parar na garagem”, seguiu.

Com o oitavo lugar de Bastianini, ele conseguiu passar Aleix na classificação do Mundial de Pilotos e, assim, o catação perdeu até mesmo a terceira posição na classificação.

A Aprilia declarou, depois, que se tratava de uma “pane seca”, mas Aleix insistiu que “não sabia”.

“Realmente não me importo com o que aconteceu com o motor. O motor parou e não é a primeira vez”, comentou. “Hoje foi o pior momento para isso aconteceu, pois acho que tinha mais velocidade, o suficiente para lutar pelo terceiro lugar no campeonato, que era um sonho para mim. Então, no fim, qual peça no motor foi, não me importa”, desabafou.

Mesmo decepcionado por ter perdido o terceiro lugar no campeonato, Espargaró se disse orgulhoso do ano da Aprilia. Além disso, a quarta colocação é o melhor resultado dele na MotoGP, que, até então, tinha a sétima colocação de 2014 como melhor registro.

“Estou orgulhoso do que atingimos neste ano, de como melhoramos”, frisou. “Ano passado, ninguém acreditava que nós poderíamos conquistar um pódio e fizemos isso. E acho que, ano passado, ninguém acreditava que nós poderíamos alcançar uma vitória, fazer poles, muitos pódios, lutar pelo título, e nós fizemos isso também”, seguiu.

“Estou realmente orgulhoso de como pilotei durante a temporada. Sempre dei meu melhor, não cometi erros durante todo o ano, o que é extremamente difícil em 20 corridas, nunca caí. Às vezes, não há mais o que você possa fazer”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.