Aleix Espargaró usa cronometro zerado e crava pole em sessão intensa na Espanha

Aleix Espargaró voou com cronômetro zerado em 1min37s216 e assegurou a ponta da sprint e prova principal após classificação intensa do GP da Espanha na manhã deste sábado

Imprevisível talvez seja a melhor palavra para definir a classificação do GP da Espanha de MotoGP neste sábado (29). Aprilia, KTM e Ducati estavam na briga, que durou até depois do cronômetro zerar. E Aleix Espargaró foi o felizardo. Jack Miller segurava a pole com 1min37s216, mas o espanhol de Granollers voou com 1min37s216 e assegurou a ponta do grid da sprint e prova principal.

Com Miller em segundo, Jorge Martín foi responsável por completar o top-3. Fazendo jus à briga: Aprilia, KTM e Ducati nas três primeiras posições. Brad Binder e Francesco Bagnaia vieram atrás.

Aleix Espargaró é pole (Foto: Aprilia)

Dani Pedrosa foi o último a girar e, com 1min37s853, conseguiu também uma boa sexta posição para a KTM. Miguel Oliveira, Johann Zarco, Luca Marini e Maverick Viñales completam o top-10. Takaaki Nakagami e Álex Márquez aparecem em seguida.

Líder do campeonato, Marco Bezzecchi não conseguiu passar para o Q2, bem como Fabio Quartararo, que segue com dificuldades com a M1. O italiano larga em 13º, enquanto o francês sai apenas em 16º.

Enea Bastianini sucumbiu às dores que vinha sentido desde os treinos de sexta-feira, ainda reflexo da fratura que sofreu no ombro no início da temporada 2023, e decidiu se retirar do GP da Espanha. O anúncio foi feito ainda durante o terceiro treino livre.

A largada da corrida sprint do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, acontece às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oliveira lidera terceiro treino livre em Jerez de la Frontera:

O sábado da MotoGP começou com o céu nublado em Andaluzia. Às vésperas do início do terceiro treino livre, os termômetros marcavam 21°C no ambiente, com 26°C no asfalto. A umidade relativa do ar estava em 73%, com o vento soprando a 5 km/h no sentido nordeste.

Assim que o cronômetro foi disparado, os boxes esvaziaram de imediato. A maioria dos pilotos deixou os boxes com pneu médio na frente e macio atrás, mas Enea Bastianini apostou em um par de macios, enquanto Aleix Espargaró e Álex Rins, por exemplo, colocaram dois médios.

O início do TL3 em Jerez de la Frontera (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Quando os primeiros tempos foram registrados, foi Fabio Quartararo quem apareceu no topo da tabela com 1min38s438, 0s200 melhor do que Jorge Martín. Brad Binder, Francesco Bagnaia e Raúl Fernández vinham em seguida.

No giro seguinte, Takaaki Nakagami foi a 1min37s524 e ocupou a ponta, 0s215 melhor do que Álex Márquez. Quartararo desceu para terceiro, seguido por Miguel Oliveira, Martín e Dani Pedrosa.

Quartararo respondeu com 1min37s332 e voltou a assumir a ponta, agora com 0s184 de margem para Oliveira, o segundo colocado. No giro seguinte, Aleix Espargaró avançou para segundo, 0s140 atrás de Fabio.

Fabio Quartararo assume provisoriamente a ponta (Vídeo: MotoGP)

Na sexta volta nesta manhã em Jerez, Oliveira anotou 1min37s229 e recuperou a liderança do terceiro treino livre, 0s103 melhor do que Quartararo. Aleix Espargaró vinha em terceiro, escoltado por Nakagami, Marco Bezzecchi, Binder, Martín, Álex Márquez, Viñales e Francesco Bagnaia.

Na marca de 15 minutos, os boxes voltaram a ganhar movimento, com os pilotos partindo para uma rodada de pit-stops. A liderança seguia nas mãos de Oliveira, que dividia o top-3 com Quartararo e Aleix Espargaró.

Ao voltar à pista, Aleix passou por um susto: cruzou com um animal na pista e precisou reduzir a velocidade. Ainda assim, o bichinho deixou a pista e o treino transcorreu normalmente.

Aleix Espargaró precisou de reflexos felinos para desviar de um gatinho (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na curva 7, porém, Jorge Martín levou um tombo e fez surgir a bandeira amarela. Ainda assim, o espanhol não se feriu com gravidade e logo saltou a barreira de pneus para voltar aos boxes.

Logo em seguida, Aleix caiu na curva 11, mas ficou apenas irritado. Depois de um debate com os fiscais, Aleix ajudou a levar a moto para a via de serviço e partiu empurrando a RS-GP para voltar aos boxes. Aonde chegou bem rapidinho, aliás.

Esta segunda fase do TL3 viu poucas mudanças na tabela. Stefan Bradl foi um dos que conseguiu melhorar o tempo, mas vinha só em 17º, 1s019 atrás do líder Oliveira.

Na última volta, Franco Morbidelli foi a 1min37s512 e saltou para a quarta colocação, 0s283 atrás do líder Oliveira.

Miguel Oliveira ficou com o melhor tempo no TL3 de Jerez (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Com a sessão encerrada, o top-10 tinha: Oliveira, Quartararo, Aleix Espargaró, Morbidelli, Nakagami, Bezzecchi, Binder, Martín, Álex Márquez e Viñales. Bagnaia ficou em 12º, com Pedrosa em 14º.

Q1: Bagnaia e Binder avançam. Bezzecchi larga em 13º

A fase inicial da classificação contou com alguns nomes de peso. Francesco Bagnaia, Fabio Quartararo, Álex Rins e Marco Bezzecchi estavam entre os pilotos que precisam buscar as duas últimas vagas no Q2. Além deles, Stefan Bradl, Franco Morbidelli, Raúl Fernández, Iker Lecuona, Brad Binder, Joan Mir, Augusto Fernández, Fabio Di Giannantonio e Jonas Folger também estavam na disputa.

Q1 do GP da Espanha contou com um elenco de peso (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na saída dos boxes, quase todos os pilotos tinham calçado médio na frente e macio atrás. A única exceção era Di Giannantonio, que tinha dois macios.

Bagnaia, aliás, saiu dos boxes, deu uma volta pela pista e voltou de imediato para trocar a moto.

Na primeira rodada de voltas rápidas, Quartararo apareceu no topo da tabela com 1min37s420, 0s051 melhor que Di Giannantonio. Bezzecchi vinha em terceiro, 0s036 abaixo da linha de corte.

Na passagem seguinte, Bezzecchi tomou a ponta com 1min36s886, 0s230 melhor do que Quartararo, que baixou o tempo para ser segundo. Binder agora aparecia em terceiro, diante de Morbidelli e Bagnaia.

Marco Bezzecchi fechou a primeira metade da sessão no topo da tabela (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Quando chegou a hora do pit-stop, Bezzecchi seguia na ponta, com Quartararo provisoriamente completando o top-2. Binder, Morbidelli, Bagnaia e Rins vinham em seguida.

Nesta reta final da fase inicial da classificação, os jornalistas que estavam em Jerez começaram a apontar que raios e trovões se faziam presentes em Andaluzia. Além disso, o radar meteorológico apontava para a chegada da chuva.

Atento às condições, Bezzecchi tratou de baixar para 1min36s777 para sustentar a ponta, abrindo 0s339 de margem para Quartararo. As coisas, porém, mudaram logo depois.

Com 1min36s745, Bagnaia tomou a liderança, mas Binder surgiu 0s204 melhor para tomar a frente. Bezzecchi caiu para terceiro, 0s032 abaixo da linha de corte.

O líder do Mundial respondeu e, com 1min36s592, assumiu o segundo posto, 0s051 atrás de Binder. Bagnaia, porém, fechou a volta em 1min36s493 e tomou a primeira posição, tirando do titular da VR46 a vaga na fase seguinte.

Francesco Bagnaia garantiu vaga na fase final da classificação (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Já com a bandeira quadriculada tremulando em Jerez, Rins subiu para oitavo, 0s763 atrás do líder. Quartararo, por outro lado, não conseguiu melhorar e ficou em sexto. Bezzecchi, por sua vez, foi mais rápido, mas ficou em terceiro.

Assim, Bagnaia e Binder vão à fase final da classificação, enquanto Bezzecchi larga em 13º, seguido por Morbidelli, Di Giannantonio, Quartararo, Raúl Fernández, Rins, Bradl, Mir, Augusto Fernández e Folger. Lecuona fecha o grid espanhol.

Assim que caiu a bandeira quadriculada, os fiscais começaram a sinalizar a chegada da chuva no Circuito Ángel Nieto.

Q2: Aleix Espargaró voa no fim e crava pole no GP da Espanha

Aprovados no Q2, Bagnaia e Binder se juntaram a Johann Zarco, Luca Marini, Maverick Viñales, Dani Pedrosa, Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Jack Miller, Álex Márquez, Miguel Oliveira e Jorge Martín na disputa pela pole na Espanha.

Apesar do alerta de chuva, os pilotos foram para a pista com pneus slicks, com exceção de Binder e Álex Márquez, que apostaram nos calçados de chuva.

Na hora em que a primeira volta lançada foi registrada por todo mundo, foi Miller quem surgiu na pole provisória com 1min43s003, 0s774 melhor do que Bagnaia. Zarco vinha em terceiro.

Jack Miller começou o Q2 forte em condições mistas (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na passagem seguinte, Marini avançou para segundo, cortando para 0s739 a margem de Miller. Martín também melhorou e subiu para quarto.

Em seguida, Álex Márquez cravou a parte final da pista para chegar em 1min42s675 e tomar a pole provisória de Miller por 0s328. Marini desceu para terceiro, diante de Bagnaia, Martín e Zarco.

O caçula dos Márquez engatou outra volta rápida e chegou a 1min41s682 para sustentar a ponta, abrindo 1s321 de margem para Miller. O ritmo, contudo, vinha esquentando na pista.

Márquez respondeu com 1min39s944 e recuperou o comando, 1s193 melhor do que Aleix Espargaró na Espanha. Marini era terceiro, diante de Martín, Oliveira e Miller.

Álex Márquez foi um protagonista na classificação (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Aleix respondeu com um 1min39s537 e voltou à primeira colocação, abrindo 0s407 de margem para Márquez. O #73, aliás, não tinha aliviado e voltou à pole provisória com 0s275 de vantagem para o capitão da Aprilia.

Com cerca de 3 minutos para o fim da sessão, Miller piscou na primeira posição, mas logo foi superado por um Zarco 0s043 melhor. Márquez caiu para terceiro.

O espanhol reagiu com 1min38s285 e subiu para a segunda colocação, 0s026 atrás de Zarco. Pedrosa também melhorou e subiu para sexto.

Com 1min37s616, Zarco retomou a liderança após uma breve aparição de Miller no topo, 0s047 diante do australiano. Binder era o terceiro, seguido por Viñales.

Aleix Espargaró cravou a pole do GP da Espanha (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Aleix Espargaró, então, cravou 1min37s546 e tomou a pole do GP da Espanha, só 0s070 melhor do que Zarco. Já com a bandeira quadriculada tremulando em Jerez, Miller recuperou a ponta com 1min37s437, 0s021 melhor que Martín, Binder era o terceiro.

Aleix, porém, vinha em volta rápida e foi a 1min37s216 para ficar com a pole-position do GP da Espanha por 0s221 de diferença para Miller. Martín fecha a primeira fila, diante de Binder, Bagnaia e Pedrosa. Oliveira sai em sétimo, seguido por Zarco, Marini, Viñales e Nakagami. Márquez, que sonhou com a ponta, ficou só em 12º.

📺 Onde assistir ao vivo ao GP da Espanha de MotoGP

MotoGP 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Grid de largada:

1A ESPARGARÓAprilia1:37.216 
2J MILLERKTM1:37.437+0.221
3J MARTÍNPramac Ducati1:37.458+0.242
4B BINDERKTM1:37.532+0.316
5F BAGNAIADucati1:37.557+0.341
6D PEDROSAKTM1:37.583+0.367
7M OLIVEIRARNF APRILIA1:37.596+0.380
8J ZARCOPramac Ducati1:37.616+0.400
9L MARINIVR461:37.666+0.450
10M VIÑALESAprilia1:37.765+0.549
11T NAKAGAMILCR Honda1:37.876+0.660
12Á MÁRQUEZGresini Ducati1:37.920+0.704
13M BEZZECCHIVR461:36.578-0.638
14F MORBIDELLIYamaha1:36.793-0.423
15F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:36.967-0.249
16F QUARTARAROYamaha1:37.072-0.144
17R FERNÁNDEZRNF APRILIA1:37.164-0.052
18Á RINSLCR Honda1:37.256+0.040
19S BRADLHonda1:37.297+0.081
20J MIRHonda1:37.346+0.130
21A FERNÁNDEZGasGas Tech31:37.753+0.537
22J FOLGERGasGas Tech31:38.492+1.276
23I LECUONAHonda1:38.582+1.366
Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.