Aleix Espargaró voa, supera Ducati no fim e lidera TL2 da MotoGP em Mugello
Segunda sessão da sexta-feira de MotoGP teve bandeira vermelha, liderança ocupada por Johann Zarco durante bom tempo e intensa última rodada de voltas. No fim, melhor para o piloto da Aprilia
Por um momento, as sete primeiras posições do segundo treino livre para o GP da Itália, da MotoGP, eram ocupadas por motos da Ducati. Mas Aleix Espargaró chegou no fim para mudar o panorama da sessão e, com 1min45s891, liderou as ações da sessão no circuito de Mugello.
O piloto da Aprilia desbancou Francesco Bagnaia e Jack Miller para assumir a dianteira do TL2. Johann Zarco, que liderou a sessão por um bom tempo, Luca Marini e Enea Bastianini completaram a ordem da Ducati, fechando o top-6.
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Completaram o top-10 do TL2: Brad Binder, Marco Bezzecchi, Fabio Quartararo e Pol Espargaró.
O TL3 da MotoGP para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada, acontece neste sábado às 4h55 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
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Saiba como foi o segundo treino da MotoGP para o GP da Itália:
As nuvens se abriram e a MotoGP encontrou sol – somente e muito – para o TL2 em Mugello. A temperatura no circuito italiano estava na casa dos 33°C, com 52°C no asfalto. Umidade relativa do ar encontrava-se em 30%, e a velocidade do vento era de 16 km/h, na direção oeste.
Sob os olhares de Valentino Rossi, acompanhando de perto a VR46, o primeiro piloto a liderar a sessão na Itália foi Aleix Espargaró, com 1min46s799. Pouco depois, Francesco Bagnaia e Enea Bastianini melhoraram os próprios tempos e se colocaram à frente do membro da Aprilia, mas ainda atrás da marca registrada por Takaaki Nakagami no TL1.
Isso mudou quando Johann Zarco foi à pista. Em seu terceiro giro no circuito, o francês da Pramac registrou 1min46s381 e passou a liderar não somente o TL2, como também a sexta-feira da MotoGP na Itália.
Conforme o cronômetro corria, as ações da pista seguiam movimentadas. ‘Pecco’ registrava volta rápida atrás de volta rápida, ultrapassando Nakagami, mas ainda atrás de Zarco. Ao passo que, em uma de suas tentativas de giro veloz, Pol Espargaró escapou com a Honda e foi para a brita. Não houve queda, no entanto.
Faltando 21 minutos para o fim do TL2 e em sua décima volta, Bagnaia anotou 1min46s538 e ficou 0s157 atrás do líder Zarco.
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O francês da Pramac voltou à pista e, pouco depois, caiu sozinho – causando bandeira amarela no segundo setor. Zarco tentou fazer a moto voltar a funcionar para retornar ao circuito, sem sucesso: fim de treino para o equipamento do piloto.
Essa não foi a única consequência da queda na curva 5. Com exatos 18 minutos e 13 segundos restantes no cronômetro do treino, a direção de prova acionou as bandeiras vermelhas e interrompeu a sessão para a limpeza da pista.
Às 9h43 (de Brasília, GMT -3), as vassouras saíram de cena e a sessão foi retomada. Álex Rins, que vinha bem no TL2 – com 1min46s784 e o quarto lugar na disputa -, sofreu queda no segundo setor e teve que correr para buscar a moto reserva.
Faltando 10 minutos para o fim do treino livre, somente Brad Binder andava pela pista, acumulando voltas em sua KTM.
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Pouco após, entretanto, a maioria do grid voltou ao circuito de Mugello para os giros finais do TL2. Com uma probabilidade de chuva para o sábado – e, consequentemente, chances menores de emplacar tempo no terceiro treino livre -, os pilotos retornavam à pista italiana com novos pneus: médios na dianteira, macios na traseira.
Pecco, então, assumiu a dianteira do TL2: 1min45s940. Jack Miller registrou 1min46s313, em segundo, e Zarco – que pouco melhorou a própria marca – foi jogado para a terceira colocação. Faltando somente dois minutos para o fim, Aleix Espargaró fez 1min45s891 e tomou a liderança. Na curva 12, em sua última volta, o francês da Pramac voltou a sofrer queda e não conseguiu completar chance de retomar a dianteira.
MotoGP 2022, GP da Itália, Mugello, Treino livre 2:
1 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:45.891 | |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:45.940 | +0.049 |
3 | J MILLER | Ducati | 1:46.313 | +0.422 |
4 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:46.349 | +0.458 |
5 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:46.362 | +0.471 |
6 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:46.395 | +0.504 |
7 | B BINDER | KTM | 1:46.439 | +0.548 |
8 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:46.473 | +0.582 |
9 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:46.519 | +0.628 |
10 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:46.619 | +0.727 |
11 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:46.629 | +0.738 |
12 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:46.658 | +0.767 |
13 | A RINS | Suzuki | 1:46.663 | +0.772 |
14 | M OLIVEIRA | KTM | 1:46.818 | +0.927 |
15 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:46.852 | +0.961 |
16 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:46.915 | +1.024 |
17 | M VIÑALES | Aprilia | 1:47.053 | +1.162 |
18 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:47.151 | +1.260 |
19 | J MIR | Suzuki | 1:47.269 | +1.378 |
20 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:47.468 | +1.577 |
21 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:47.583 | +1.692 |
22 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:47.684 | +1.793 |
23 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:47.687 | +1.796 |
24 | M PIRRO | Ducati | 1:47.726 | +1.835 |
25 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:47.998 | +2.107 |
26 | L SAVADORI | Aprilia | 1:48.088 | +2.197 |