Alex Márquez rouba manchetes. Martín abre fim de semana na Malásia na frente de Bagnaia

Álex Márquez roubou o protagonismo da sexta-feira (10) em Sepang ao cravar 1min57s823. Entre os postulantes ao título, o melhor desempenho veio de Jorge Martín, que ficou com o segundo melhor tempo, 0s174 mais lento que o espanhol da Gresini. Francesco Bagnaia foi apenas oitavo, 0s030 melhor do que Marco Bezzecchi, o nono

A reta final da temporada 2023 da MotoGP começou com Álex Márquez roubando os holofotes. Completamente distante da luta pelo título — o espanhol é apenas o 11º no campeonato —, o titular da Gresini Ducati se impôs nos minutos finais do treino desta sexta-feira (10) e assegurou o topo da folha de tempos ao cravar 1min57s823.

Além de marcar um ótimo início de fim de semana na Malásia, o desempenho desta sexta é também um sinal de que o caçula dos Márquez está recuperado das fraturas de costela que sofreu em uma forte queda na classificação do GP da Índia.

“Pode não ter sido o dia mais fácil, mas foi o que saiu mais naturalmente desde o início”, disse Álex. “Tudo é muito mais simples quando o acerto base funciona desde a primeira volta de sexta-feira, porque aí você se concentra em coisas como melhorar o estilo de pilotagem, as linhas. De alguma maneira, você foca mais em encontrar o limite”, explicou.

“Temos de estar satisfeitos, fizemos uma sexta-feira muito boa. Mas não podemos baixar o sarrafo, temos de seguir com a mesma mentalidade”, defendeu. “Temos de melhorar algumas coisinhas para a corrida para chegarmos no fim da corrida um pouquinho melhor. Tomara que amanhã ninguém melhore e nós, junto com Martín, sigamos sendo os mais rápidos”, torceu.

Álex Márquez começou na frente na Malásia (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Perguntado sobre como reagiria se estivesse no meio da briga entre Jorge Martín e Francesco Bagnaia, os principais candidatos ao título, Álex respondeu: “Vencer. Tenho contrato com a Gresini e, no momento, não me disseram nada. Já disputei um título e não gosto que venha um outsider que, por querer vencer a corrida, te atrapalha. Então eu entendo perfeitamente. Mas, bom, Martín é um pelinho mais rápido do que Pecco neste momento, ele tem algo mais. Mas se me encontrar nessa situação, vou tentar vencer”.

Superado por Álex por só 0s174, Martín relatou problemas de estratégia, mas celebrou o fato de ter avançado direto ao Q2 da classificação na Malásia.

“O objetivo era avançar diretamente para o Q2”, apontou. “Tivemos alguns problemas com a estratégia porque eu coloquei o pneu mais veloz durante a manhã e precisei mudar os planos, mas, no fim, fui capaz de tentar duas vezes”, continuou.

O titular da Pramac também fez um balanço positivo do ritmo de corrida na Malásia, mas avaliou que já está no limite da performance.

“Em termos de ritmo, estamos super rápidos”, frisou. “Vamos ver amanhã de manhã, mas estamos no limite na performance, será complicado evoluir”, ponderou.

“Nas voltas rápidas, cometi alguns erros, então tenho mais para tirar amanhã”, avisou. “Em termos de ritmo, preciso trabalhar para o final da corrida porque não chegamos à distância completa”, reconheceu.

Jorge Martín também começou o fim de semana com o pé direito (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

A previsão do tempo indica, como de costume na Malásia, pancadas de chuva ao longo de todo o fim de semana, mas Jorge não se preocupa em termos de performance.

“Me sinto bem na pista seca e isso é importante. Da última vez, estava molhado e eu venci, então estou confiante de que podemos andar bem, mas estou rezando por uma corrida [sprint] no seco amanhã”, encerrou.

0s597 mais lento do que Álex Márquez, Bagnaia fechou o dia com o oitavo melhor tempo, mas, apesar do atraso, considerou que teve um ótimo dia na Malásia.

“Essa foi uma das minhas melhores sextas-feiras em um bom tempo”, comentou Pecco. “Me senti bem e fui rápido com os pneus usados. Na primeira tentativa de volta rápida, andei bem, mas na segunda escorreguei um pouco. Essas sensações são importantes, estamos fortes no ritmo de corrida”, avaliou.

“O Álex, por outro lado, está melhor para a classificação”, reconheceu.

Bagnaia destacou que conta com um acerto melhor na Desmosedici neste fim de semana.

“Nesse final de semana, tenho um acerto melhor. Me sinto bem e tudo vem como consequência”, indicou. “Geralmente, sofro um pouquinho, mas hoje foi tudo bem. Fizemos pequenas mudanças comparado com a Tailândia, mas dessa vez tudo correu perfeitamente bem”, completou.

MotoGP volta a acelerar nesta sexta-feira (10), a partir de 23h50 (de Brasília), com a classificação que define o grid de largada para o GP da Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Yamaha-Quartararo: união fadada ao divórcio na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.