Aprilia vê pilotos com necessidades diferentes e vai seguir “dois tipos de desenvolvimento”

Diretor-técnico da Aprilia, Romano Albesiano considerou que Aleix Espargaró e Maverick Viñales têm necessidades diferentes em relação ao chassi do RS-GP e, por isso, a casa de Noale vai fazer dois desenvolvimentos diferentes

BAGNAIA AMEAÇA BICAMPEONATO DE QUARTARARO NA MOTOGP

Romano Albesiano afirmou que a Aprilia vai adotar “dois tipos de desenvolvimento” com o chassi da RS-GP para atender as diferentes necessidades de Aleix Espargaró e Maverick Viñales. O diretor-técnico considerou que, dadas as necessidades dispares dos dois pilotos, não é possível seguir um única direção.

A casa de Noale deu um grande salto de performance em 2022 e além de vencer a primeira corrida na MotoGP — com Aleix Espargaró no GP da Argentina —, entrou na briga pelo título e ganhou protagonismo entre os Construtores. Agora, enquanto já começa a pensar também em 2023, Albesiano assume que é necessário fazer um exercício para acomodar não só as necessidades de Espargaró, mas também de Viñales, que começa a ser mais e mais competitivo com o protótipo italiano.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
Bagnaia assume vice-liderança e reduz vantagem de Quartararo

Maverick Viñales tem sido mais e mais competitivo na MotoGP (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Temos de seguir as indicações dos dois pilotos. Hoje tivemos a confirmação de que Aleix e Maverick têm necessidades diferentes em relação aos componentes do chassi e, como resultado, teremos de avaliar soluções diferentes”, assumiu Albesiano. “Não podemos seguir uma direção, mas devemos fazer dois tipos de desenvolvimentos. Para nós, isso não é um problema”, garantiu.

Albesiano reconheceu que, com dias de testes limitados, as poucas oportunidades de provar componentes são muito importantes, ainda que a Aprilia não esteja 100% focada no próximo ano.

“Levando em conta os poucos dias de testes disponíveis, todos os dias se tornam cruciais para entender e analisar o nosso trabalho”, disse Albesiano. “Temos uma lista de novos componentes a testar e, no momento, cumprimos 99% do nosso plano, incluindo o desenvolvimento do novo chassi. Não é para 2023, mas tem alguns componentes que veremos na próxima temporada. Fora isso, também temos de focar na aerodinâmica”, seguiu.

“Do ponto de vista do chassi, levando em conta também a aerodinâmica e a eletrônica, nada vai mudar em particular para 2023. Veremos a nova RS-GP no próximo ano, em Sepang”, garantiu. “Como eu disse, no momento estamos apenas testando algumas partes, indo setor por setor. Obviamente, o motor é um dos aspectos cruciais e já estamos planejando alguns testes para podermos antecipar várias operações”, encerrou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Bagnaia é primeiro piloto da Ducati a vencer quatro corridas seguidas na MotoGP
# Bagnaia ainda paga por tropeços da 1ª metade de 2022, mas vive fase reluzente na MotoGP
# Chefe da KTM nega ter apontado falta de profissionalismo em Gardner: “Gosto dele”
# Marc Márquez não descarta retorno no GP de Aragão: “Se for possível, vou tentar”
# Marc Márquez reitera cuidados, mas elogia ritmo em “testes importantes” de Misano

MARTÍN FOI RIVAL FORTE, MAS BASTIANINI É ESCOLHA CERTA PARA DUCATI NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.