google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Enea Bastianini colocou um ponto final em um jejum que vinha desde o GP do Japão de 2016. O piloto da Leopard superou uma corrida conturbada e segurou a concorrência para receber a bandeirada neste domingo (17) com 0s167 de vantagem para Marco Bezzecchi, que, por sua vez, bateu Gabriel Rodrigo na linha de chegada por 0s003.
Na largada, Jorge Martín saiu muito bem e mergulhou primeiro na curva um. A partir daí, o #88 passou a abrir vantagem, com apenas Tatsuki Suzuki acompanhando o ritmo. Na nona volta, porém, a sorte mudou para o piloto da Gresini, que caiu na curva nove de Montmeló e registrou seu terceiro abandono no ano. O futuro piloto da KTM na Moto2 teve a chance de colar em Marco Bezzecchi na liderança do Mundial, mas agora voltou a se afastar do topo da tabela.
Enea Bastianini venceu o GP da Catalunha (Foto: Reprodução)
Sem Martín na pista, a disputa pela ponta ficou mais interessante. Tatsuki Suzuki herdou a liderança, mas ficou pouco por lá, já que Bastianini, Bezzecchi, Jaume Masià, Nicolò Bulega, Andrea Migno e Arón Canet passaram a se revezar no comando.
Com seis giros para o fim, Albert Arenas tocou a traseira de Canet na curva 4 e, na sequência, fez o mesmo com Bulega. Os três caíram, e Arón precisou ser retirado da pista de maca. Nicolò, que vinha em seu melhor fim de semana no ano, ficou inconsolável, com o piloto da Ángel Nieto também aparentando dores.
Dois giros depois, Masià perdeu a frente na curva um e acabou tirando Migno da prova. Os dois precisaram de alguns instantes de joelho na brita para se recompor, mas deixaram a pista caminhando. Jaume se desculpou com Andrea antes mesmo de o italiano se levantar.
Bastianini, então, se colocou na ponta na curva um e tratou de conter os ataques para receber a bandeirada em primeiro, com Bezzecchi e Rodrigo definindo o segundo lugar no ‘photo-finish’.
John McPhee acabou em quarto, à frente de Tatsuki Suzuki. Punido com 12 posições por ter andado lento no terceiro treino livre, Alonso López largou em 29º, mas conseguiu se recuperar e recebeu a bandeirada na sexta colocação.
Kaito Toba aparece na sequência, à frente de Fabio Di Giannantonio e Dennis Foggia. O wild-card Raul Fernandez completa o rol dos dez melhores.
Com o resultado deste domingo, Bezzecchi segue no topo da tabela de classificação do Mundial, agora com 19 pontos de vantagem para Di Giannantonio, o segundo colocado. Martín caiu para terceiro, à frente de Bastianini e Canet.
Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
Seguindo a linha de todo o fim de semana, o domingo em Montmeló começou com sol e temperaturas elevadas. Na hora da largada da Moto3, os termômetros marcavam 27°C, com o asfalto alcançando os 37°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.
Pela nona vez na carreira, Enea Bastianini tinha a pole-position, o que torna o italiano o terceiro piloto que mais vezes largou na posição de honra na história da Moto3, atrás apenas de Álex Rins e Jorge Martín.
O #88, aliás, tem o segundo posto na grelha, sua quinta primeira fila consecutiva. Tatsuki Suzuki vem na sequência para marcar a primeira vez que um japonês larga duas vezes seguidas no top-10 desde a introdução da categoria, em 2012.
Neste fim de semana, a Dunlop levou para o circuito catalão os pneus dianteiros macios e médios ‘M’ e traseiros médios ‘M1’ e duros ‘H3’.
A largada então foi autorizada e Martín já era o primeiro nos primeiros metros, já começando a abrir uma confortável vantagem. Suzuki era o segundo, com Rodrigo em terceiro. Bastianini largou mal e aparecia em quarto, com Toba completando o top-5.
E ainda no primeiro giro da disputa a primeira queda já era vista. Darryn Binder acabou sofrendo uma queda na curva 12 de Montmeló, terminando de forma precoce sua corrida.
Na ponta do pelotão, o #88 e o #24 já tinham uma grande diferença para o restante dos adversários, sumindo na ponta. A briga pela terceira colocação estava forte, com McPhee precisando segurar Canet e Rodrigo.
Bezzecchi, com 16 voltas para a bandeira quadriculada, aparecia apenas na sétima colocação, sofrendo um forte golpe na classificação.
A briga pela terceira colocação seguia pegando fogo na pista. O #33 seguia mantendo a posição, mas tinha que segurar as investidas de Masiá e Canet. O #5, inclusive, tentou fazer uma ultrapassagem dupla, mas teve que se contentar com o quarto posto.
Em uma reviravolta marcante, Martín acabou sofrendo um forte golpe de má sorte. Na curva 9, o #88 acabou se envolvendo em um incidente e foi ao chão, perdendo a liderança e encerrando a sua corrida.
Com isso, então, Suzuki foi quem pulou para a liderança do pelotão com uma confortável vantagem. Bastianini era o segundo, com Canet completando o pódio do dia. Pouco depois, Masiá o superou para ficar com o terceiro posto.
Mas Enea não deixaria barato. Em uma subida meteórica, o espanhol chegou no Suzuki e trouxe todo o pelotão junto. Em um lance certeiro, Bastianini tomou a ponta, enquanto Tatsuki vai para quarto.
A briga, que antes era pela terceira posição, agora passou a ser pela liderança. Quem vinha na ponta do pelotão era Masiá, com Bulega aparecendo em segundo. Bastianini vinha em terceiro, com o líder Bezzecchi em quarto. Canet fechava o top-5.
Depois da queda de Martín, as coisas começaram a aquecer em Barcelona. Masiá cometeu um erro, esparramou e caiu para trás no pelotão. Enquanto isso, Bastianini superou Bulega para tomar a ponta. Canet era quem vinha em segundo.
Com oito voltas para o fim, a ordem do pelotão era Bastianini, Canet, Masiá, Bulega, Migno, McPhee, Bezzecchi, Suzuki, Rodrigo e Arenas.
Em um lance certeiro, Bezzecchi escalou os adversários para aparecer na primeira colocação. Mais para trás, três pilotos acabaram se envolvendo em um acidente relativamente forte.
Quando brigavam pelas posições da ponta, o Arenas acabou tocando o Canet, e a dupla ainda acabou levando o Bulega junto. Na curva 4, então, os pilotos viam suas boas provas acabando de forma precoce. Nicolò ainda saiu bastante nervoso do traçado, brigando com os adversários, enquanto Arón teve de ser retirado de maca.
Após o acidente, então, a ordem era Bezzecchi na liderança, com Masiá aparecendo na segunda colocação. Migno vinha em terceiro, com Bastianini e McPhee completando o top-5.
Então, mais uma reviravolta incrível era vista no traçado catalão. McPhee acabou tocando o Masiá, que depois acabou levando Migno, e os dois acabaram indo ao chão, abandonando a disputa.
Os pilotos da ponta estavam bastante próximos. Com duas voltas para o final da corrida, McPhee era quem estava na frente agora, com Bezzecchi vindo em segundo. Rodrigo completava o pódio, com Bastianini e Suzuki fechando o top-5.
A briga pela primeira posição continuou até os metros finais da disputa. Bastianini superou todos para ficar em primeiro, com Rodrigo em segundo, Bezzecchi em terceiro, McPhee em quarto e Suzuki em quinto.
Com a bandeira quadriculada já tremulando e o #33 cruzando a linha de chegada, ainda sobrou o fôlego final de Bezzecchi para superar Rodrigo e terminar a corrida na segunda colocação.
Moto3 2018, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
1 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
38:36.883 |
21 voltas |
2 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
PRÜSTEL KTM |
+0.167 |
|
3 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+0.170 |
|
4 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
CIP KTM |
+0.257 |
|
5 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+0.639 |
|
6 |
72 |
ALONSO LÓPEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+6.801 |
+2 posições |
7 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+6.872 |
|
8 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+6.600 |
|
9 |
10 |
DENNIS FOGGIA |
ITA |
VR46 KTM |
+7.315 |
|
10 |
25 |
RAUL FERNÁNDEZ |
SPA |
ÁNGEL NIETO KTM |
+7.501 |
|
11 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
PRÜSTEL KTM |
+7.638 |
+1s6 |
12 |
76 |
MAKAR YURCHENKO |
CAZ |
CIP KTM |
+8.263 |
+1s2 |
13 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
PETRONAS Honda |
+15.256 |
|
14 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+26.621 |
|
15 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
AVINTIA KTM |
+28.559 |
+1s9 |
16 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+32.980 |
|
17 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
LEOPARD Honda |
+2 voltas |
+1s8 |
|
5 |
JAUME MASIÁ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
NC |
|
|
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
ÁNGEL NIETO KTM |
NC |
|
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
|
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ÁNGEL NIETO KTM |
NC |
|
|
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SNIPERS HONDA |
NC |
|
|
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
PETRONAS Honda |
NC |
|
|
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
NC |
|
|
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
NC |
|
|
22 |
KAZUKI MASAKI |
JAP |
RBA KTM |
NC |
|
|
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
1:48.806 |
153.0 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
JAUME MASIÁ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
1:49.005 |
152.8 km/h |
RECORDE |
PISTA NOVA |
|
|
|
|
MELHOR VOLTA |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
1:48.806 |
153.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 27ºC | pista: 39ºC |
#GALERIA(8439)
CHOQUE DE REALIDADE
F1 TEM CAMPEONATO BOM DE CORRIDAS MONÓTONAS EM 2018
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.