Campeão da Moto2 e promoção à MotoGP: Fernández encerra árduo trabalho com honras

Com o título conquistado neste domingo (6), Augusto Fernández encerra sua trajetória de seis anos na Moto2 em alta. Após uma temporada muito consistente, o madrilenho fez valer aposta da Red Bull KTM Ajo e já tem próximo passo garantido: a promoção à MotoGP com a GasGas em 2023

Augusto Fernandez conquistou, neste domingo (6), o título da Moto2 2022. Com quatro vitórias, oito pódios e duas poles-position, o espanhol finalizou o GP da Comunidade Valenciana em segundo lugar, logo atrás de Pedro Acosta, para se sagrar campeão pela primeira vez.

A partir da nona volta da corrida, o grito já estava entalado na garganta. Isso porque Ai Ogura, seu único concorrente ao título, caiu na curva 8 e abandonou. Por isso, restava ao espanhol ser cerebral e poupar erros para a conquista.

Fernandéz iniciou sua carreira em 2017, direto na Moto2. Seu primeiro ano foi com a equipe Speed Up, substituindo Axel Bassani. Terminou a temporada na 31ª posição da tabela, com apenas seis pontos conquistados.

Em 2018, partiu para a Pons HP40, ass que Héctor Barberá foi demitido do time após ser preso por dirigir embriagado. Seu desempenho ao longo do ano foi muito mais notável: terminou em 18º lugar, com 45 pontos – 35 a mais que Barberá no ano anterior.

WEB STORY
🔁 Bagnaia x Quartararo: a matemática do título da MotoGP
🔁 Ducati x Yamaha: duelo de titãs na decisão da MotoGP 2022
🔁 Bagnaia x Quartararo: o perfil dos candidatos ao título da MotoGP 2022

Augusto Fernández é campeão da Moto2 2022 (Foto: KTM)

Em 2019, deu sequência à parceria com a Pons e foi um dos destaques da classe intermediária. Venceu três corridas naquele ano e, por fim, terminou na quinta posição do campeonato, com 207 pontos. Já em 2020 e 2021, partiu para a Marc VDS. Chegou no lugar de Álex Márquez, que patira para a MotoGP, e ficou ao lado de Sam Lowes. Em sua primeira temporada com a equipe, ficou em 13º lugar do campeonato, sem vitórias.

No ano seguinte, igualou sua posição final de 2019: terminou o Mundial em quinto lugar, num ano de bastante destaque com quatro vitórias, oito pódios e duas poles-positions. Foi por isso que brilhou os olhos da Ajo e, assim, fechou acordo com a equipe para a atual temporada.

Claramente, foi a escolha certa. Fernández realmente brilhou em 2022, sobretudo por fazer parceria com Pedro Acosta, campeão da Moto3 e estreante. Embora Pedro tenha tido seus momentos de destaque, Fernández foi extremamente consistente para faturar o título.

E foi justamente pelo seu desempenho que a KTM vai promovê-lo à MotoGP em 2023. Depois de seis anos na Moto2, o madrilenho formará a dupla de pilotos com o compatriota Pol Espargaró na GasGas. Fernández é esperado para testar pela primeira vez num teste coletivo na próxima semana.

É, de fato, a consequência de um árduo trabalho que, enfim, resultou em frutos — e, sobretudo, um importante passo para sua carreira no futuro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.