Veijer ignora estratégia da equipe na Malásia, supera Sasaki e vence pela 1ª vez na Moto3

Collin Veijer não deu espaços para o companheiro Ayumu Sasaki, que briga pelo título da Moto3, e venceu pela primeira vez na categoria. Jaume Masià fechou o pódio e segue líder do campeonato

A Moto3 chegou na Malásia com uma intensa disputa pelo campeonato e entregou entretenimento com estratégias, ultrapassagens e acidentes. No fim, Collin Veijer não quis saber de ordens de equipe dentro da Husqvarna, segurou o companheiro Ayumu Sasaki — que luta pelo título — e venceu por apenas 0s066.

Líder do campeonato, Jaume Masià não conseguiu repetir o desempenho avassalador dos treinos e ficou com a terceira colocação. Agora, segue na frente, mas com apenas 13 pontos de vantagem para Sasaki na tabela. Ivan Ortolá e David Muñoz fecharam o top-5.

Adrián Fernández foi o sexto, com Xavier Artigas, Joel Kelso, Filippo Farioli e Ryusei Yamanaka completando os dez melhores.

A prova em Sepang ainda foi marcada por um assustador acidente envolvendo quatro pilotos, inclusive o brasileiro Diogo Moreira. Ele foi um dos competidores que acertou David Alonso, que tinha perdido o controle da moto. Ricardo Rossi, Taiyo Furusato e Daniel Holgado também abandonaram no incidente.

Collin Veijer venceu pela primeira vez (Foto: Husqvarna)

Moto3 volta a acelerar no final de semana de 19 de novembro, com o GP do Catar, no circuito de Lusail, para a penúltima etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi o GP da Malásia de Moto3:

Apesar de algumas nuvens cercando o circuito, o sol ainda se manteve presente em Sepang, assim como o calor. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 45ºC na pista, mas 5édios na dianteira e macios na traseira.

Na largada, Ivan Ortolá fez grande largada e assumiu a ponta nos primeiros metros, mas Collin Veijer freou mais tarde na curva 1 e tomou a dianteira, seguido por Jaume Masià.

Mais atrás, Diogo Moreira fez boa largada e ganhou três posições, fechando o primeiro giro em sétimo.

Ainda na primeira volta, no final da reta oposta, Masià passou Veijer com facilidade e retomou a liderança. Postulante ao título, Ayumu Sasaki também partiu para o ataque e foi para terceiro.

Largada da Moto3 em Sepang (Vídeo: MotoGP)

Na segunda volta, Sasaki colocou por dentro do companheiro Veijer na curva e tomou a segunda colocação. Deniz Öncü foi no embalo, mas depois acabou superado pelo holandês metros depois.

Depois de cair na classificação e largar em 21º, David Alonso fechou a segunda volta já no décimo lugar, fazendo boa prova de recuperação.

A terceira volta começou com Sasaki colocando por dentro na curva 1 e tomando a dianteira. Duas curvas depois, porém, Masià mergulhou e reassumiu a primeira colocação.

A primeira vítima do dia foi Romano Fenati. O italiano perdeu o controle da moto na curva 4, caiu e abandonou a prova.

Batalha pela liderança entre Veljer, Masià e Öncu (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, na frente, Öncü partiu para o ataque e passou Veijer, indo a terceiro.

No final da quarta volta, mais mudanças na frente. Sasaki passou Masià e tomou a liderança, com Öncü no embalo. O espanhol, aliás, perdeu ritmo e caiu para a quinta posição no final da reta principal, atrás de Muñoz e Veijer também.

Na quinta volta, o momento mais assustador da corrida. David Alonso perdeu o controle da moto, foi ejetado e caiu com força. Diogo Moreira, Ricardo Rossi, Daniel Holgado e Taiyo Furusato não conseguiram desviar e caíram também. Todos abandonaram a disputa.

Veijer partiu para o ataque e tomou a liderança, seguido por Sasaki. Na briga pela ldierança, Öncü, Masià, Bertelle e Muñoz também aparecia com força.

David Alonso foi um dos seis envolvidos no big-one em Sepang (Foto: Reprodução/MotoGP)

No final da sétima volta, Sasaki pegou o vácuo na reta oposta e reassumiu a liderança. Masià foi no emabalo e subiu para o segundo lugar, empurrando Veijer para terceiro, ainda que por pouco tempo.

Enquanto Sasaki mantinha a liderança, Masià e Veijer se mantinham trocando de lugar na briga pelo segundo lugar, dando um respiro para o japonês. Na nona volta, porém, o piloto da Leopard Racing se manteve no posto.

A seis voltas para o fim, Masià colocou por dentro na curva 4, freou tarde e passou Sasaki para assumir a liderança. O japonês tentou voltar, mas levou duas fechadas do rival.

Na volta 11, mais mudanças. Sasaki colocou por dentro no fim da reta e assumiu a liderança, com Veijer no embalo para tomar o segundo posto, inclusive dando um leve toque em Masià. Logo depois, foi a vez de Öncü atacar e subir para terceiro.

No jogo de equipe da Husqvarna, a 4 voltas para o fim, Sasaki reassumiu a liderança depois de pegar o vácuo na reta principal. Mais atrás, Bertelle passou Masià e foi para quarto, mas por pouco tempo.

Kaito Toba foi mais uma vítima em Sepang. Na curva 8, o japonês perdeu o controle e escorregou para fora da pista.

Masià novamente passou Öncü e subiu para terceiro, mas o espanhol passou a ser bloqueado por Veijer. Logo depois, o holandês superou o companheiro Sasaki e tomou a dianteira.

Oncu perdeu o controle da moto e levou Rueda junto na Malásia (Vídeo: MotoGP)

A estratégia da Husqvarna, porém, deu sinais de problema no final da reta oposta. Masià passou os dois pilotos ao mesmo tempo, mas a dupla rapidamente reagiu e Sasaki voltou para a ponta.

Enquanto isso, Rueda errou a freada e acertou a freada de Öncü. Os dois caíram, mas o turco conseguiu voltar para a disputa na modesta 12ª posição.

Na penúltima volta, Sasaki reagiu no setor final e passou Masià e Veijer de uma só vez. O holandês, na curva seguinte, retomou a posição.

No último, Veijer não quis saber de jogo de equipe, segurou o companheiro e levou a vitória por apenas 0s066 de vantagem. Sasaki e Masià fecharam o pódio.

Vitória inédita de Veijer na Malásia (Vídeo: MotoGP)

Moto3 2023, GP da Malásia, Sepang, Corrida:

1C VEIJERIntactGP Husqvarna15 voltas
2A SASAKIIntactGP Husqvarna+ 0.066
3J MASIÀLeopard Honda+ 0.328
4I ORTOLÁMTA KTM+ 6.830
5D MUÑOZBOE KTM+ 6.878
6A FERNÁNDEZLeopard Honda+ 7.191
7X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+ 7.354
8J KELSOPrüstelGP CFMoto+ 7.400
9F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+ 11.175
10R YAMANAKAAspar GasGas+ 11.287
11M BERTELLESnipers Honda+ 11.441
12D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+ 14.095
13V PÉREZBOE KTM+ 14.490
14S OGDENVisionTrack Honda+ 15.600
15J WHATLEYVisionTrack Honda+ 17.148
16S NEPAMTA KTM+ 17.195
17L FELLONCIP KTM+ 17.251
18D SALVADORCIP KTM+ 35.410
19M AJITeam Asia Honda+ 35.517
20S AZMANMSI KTM+ 55.108
21J RUEDARed Bull KTM AjoAbandonou
22K TOBASic58 HondaAbandonou
23D ALONSOAspar GasGasAbandonou
24D MOREIRAMSI KTMAbandonou
25R ROSSISic58 HondaAbandonou
26D HOLGADORed Bull KTM Tech3Abandonou
27T FURUSATOTeam Asia HondaAbandonou
28R FENATISnipers HondaAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.