De saída da Suzuki, Brivio fala em decisão difícil: “Novo desafio apareceu de repente”

Italiano afirmou que vai sentir falta de um “grupo fabuloso de pessoas” e desejou sorte à Suzuki no futuro. Italiano é cotado para uma vaga na Alpine, na Fórmula 1

Davide Brivio deixou o comando da Suzuki na MotoGP para encarar um novo desafio profissional. Na esteira do título de Joan Mir no ano passado, o dirigente admitiu que foi difícil tomar a decisão de abandonar a equipe, mas destacou a motivação com a nova oportunidade.

Brivio é cotado para uma vaga na Alpine, na Fórmula 1. A ex-Renault está sendo reestruturada pelas mãos de Luca de Meo, que assumiu a função de diretor-executivo e trabalhou com Davide enquanto atuava como diretor de marketing da Fiat há alguns anos. Com a casa de Iwata, o agora ex-Suzuki foi peça-chave para a transferência de Valentino Rossi da Honda e liderou o time na conquista de quatro títulos.

Davide Brivio comandou a Suzuki no título de Joan Mir (Foto: Suzuki)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2010, Brivio acompanhou Rossi na saída da Yamaha, passando a atuar pela VR46. Desde 2013, o italiano passou a trabalhar pela Suzuki e chefiou o time desde a volta à MotoGP, em 2015. No ano passado, a marca de Hamamatsu encerrou um jejum de títulos de 20 anos com a vitória de Joan Mir no campeonato.

“Uma nova oportunidade e novo desafio profissional apareceram de repente e, no fim, eu decidi aceitar”, disse Brivio. “Foi uma decisão difícil. A parte mais difícil será deixar esse grupo fabuloso de pessoas, com quem comecei este projeto quando a Suzuki voltou ao campeonato. É também difícil dizer adeus a todas as pessoas que chegaram ao longo dos anos para criar esta grande equipe. Me sinto triste deste ponto de vista, mas, ao mesmo tempo, com muita motivação por este novo desafio ― o que foi um ponto chave quando tive de decidir entre renovar o meu contrato com a Suzuki ou começar uma experiência completamente nova”, seguiu.

O italiano destacou que a vitória do ano passado deixou uma marca em sua história profissional e agradeceu a confiança depositada nele pela Suzuki.

“Conquistar o título da MotoGP é algo que permanecerá na história da Suzuki e terá sempre um lugar especial nas memórias da minha vida. Gostaria de agradecer profundamente a gestão da Suzuki pela confiança em mim, algo que tiveram desde o início. Gostaria de agradecer cada um dos membros do nosso grupo da MotoGP no Japão e na pista, toda rede de trabalho da Suzuki e, claro, todos os pilotos que guiaram pela equipe neste período, especialmente Joan e Álex [Rins], que fizeram uma ótima temporada 2020”, frisou. “Joan se tornar campeão mundial foi um sonho que se tornou realidade para mim e para todas as pessoas que trabalharam duro e me acompanharam nessa jornada magnífica. Desejo todo o melhor para a equipe Suzuki MotoGP, espero que os resultados do futuro sejam melhores e melhores. Sempre serei um fã da Suzuki. Muito obrigado, Suzuki!”, encerrou.

Pega de surpresa, a fábrica japonesa procura alguém para substituir o italiano. Brivio, porém, sai deixando a situação dos pilotos estável, já que Mir e Rins tem contrato assinado até 2022.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.