Ducati decreta vitória em duelo com Martín e sobe Bastianini para equipe ‘A’ em 2023

A casa de Borgo Panigale respeitou os resultados de pista e escolheu Enea Bastianini como companheiro de Francesco Bagnaia a partir da temporada 2023 da MotoGP. Assim, Jorge Martín fica na Pramac ao lado de Johann Zarco

MOTOGP PRECISA DE CORRIDA SPRINT OU É BARCO FURADO?

Vem aí uma equipe 100% italiana! A Ducati respeitou o resultado de pista e escolheu Enea Bastianini como companheiro de Francesco Bagnaia na equipe de fábrica a partir da temporada 2023 da MotoGP. Assim, Jorge Martín segue na Pramac ao lado de Johann Zarco.

Originalmente, o espanhol era o mais forte candidato para a sucessão de Jack Miller na equipe oficial, mas, desde o fim do ano passado, o italiano foi ganhando terreno no coração de Borgo Panigale. O crescimento decisivo, contudo, veio neste ano. Correndo pelo Gresini e com a moto do ano passado, Enea conquistou três vitórias e entrou de vez no radar.

WEB STORY
🔁 Como está o grid da MotoGP para a temporada 2023?

Enea Bastianini será titular da Ducati em 2023 (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Ducati chegou até mesmo a protelar a escolha, adiando a decisão para depois do GP da Áustria, dando mais duas corridas para Martín e Bastianini disputarem a vaga, já que considerava que os dois não tinham tido as mesmas chances — a GP22 de Jorge demorou a ser acertada e ele também correu parte do ano lesionado — mas, mais uma vez, o italiano conseguiu fazer frente ao rival.

A decisão da Ducati foi comunicada pelas redes sociais. De acordo com o jornalista Simon Patterson, do site The Race, os executivos se reuniram nesta sexta-feira para fazer a escolha e, pela forma como as coisas aconteceram, a impressão que fica é que ninguém se segurou para fazer o anúncio oficial.

Cerca de 1h antes de anunciar no Twitter a chegada de Bastianini, a Ducati postou um emoji de ampulheta na mesma rede social. Depois, uma arte anunciava a vitória do italiano. No entanto, tardou a chegar o comunicado que anunciava oficialmente a escolha do piloto, como é comum neste tipo de ocasião.

Pelas redes sociais, Bastianini fez o primeiro pronunciamento após o anúncio como escolhido da Ducati. O italiano se disse feliz por vestir o vermelho da equipe oficial e agradeceu a Gresini pelo qu definiu como um 2022 “belíssimo”.

“Estou verdadeiramente muito feliz por poder vestir as cores da esquadra oficial da Ducati a partir do próximo ano”, escreveu Enea. “Era o meu sonho e agora se tornou realidade”, seguiu.

“Nestes dois anos na MotoGP, aprendi e cresci muito e creio que, junto com os engenheiros e integrantes da Ducati Lenovo Team, só poderei melhorar!”, avaliou. “Agradeço Claudio [Domenicali, diretor-executivo da Ducati], Gigi [Dall’Igna, chefe da Ducati Corse], Paolo [Ciabatti, diretor-esportivo] e Davide [Tardozzi, chefe] pela confiança em mim e por terem me dado essa oportunidade incrível. Mas também quero agradecer Nadia [Padonavi, proprietária e chefe da Gresini] e toda a equipe Gresini pelo grande apoio que me deram em toda essa belíssima temporada. Vou tratar de fechar esse 2022 do melhor modo possível antes de encarar com o máximo empenho a minha nova aventura como piloto oficial da Ducati”, encerrou.

Quando o comunicado à imprensa, enfim, chegou, a Ducati confirmou um contrato de dois anos com o piloto de 24 anos.

“Estamos encantados em ter Bastianini na equipe de fábrica. Enea é um piloto muito talentoso, que amadureceu muito nos últimos dois anos com a Ducati”, disse Gigi Dall’Igna, chefe da Ducati Corse. “Ele conseguiu crescer muito rapidamente, conquistando dois pódios no amo de estreia na MotoGP e aí três deslumbrantes vitórias com a Gresini neste ano no Catar, nos Estados Unidos e na França”, recordou.

“Estamos convencidos de que no próximo ano, como piloto oficial da Ducati, ele poderá dar outro passo à frente e estar entre os protagonistas em todas as corridas”, apostou.

Gigi, porém, destacou que a escolha não foi fácil, já que Martín também é muito talentoso. Mas, como a Ducati fez outras vezes, assegurou que o espanhol terá acesso ao mesmo material.

“Não foi uma escolha fácil. Enea e Jorge Martín são dois pilotos rápidos e jovens, e é precisamente por isso que estamos garantindo o mesmo material e apoio técnico aos dois”, sublinhou. “Temos certeza de que eles poderão mostrar o grande talento deles na pista”, encerrou.

A Gresini também usou do Instagram para parabenizar o piloto pela conquista. Com uma foto em que Enea passa diante dos boxes do time de fábrica, a equipe fundada por Fausto Gresini escreveu: “Hoje e amanhã em uma única foto!”

“Enea, vai vestir vermelho no próximo ano e não poderíamos esta mais felizes por você”, declarou. “É uma grande conquista também para a equipe Gresini. Bravo a todos”, completou o time, que terá Álex Márquez ao lado de Fabio Di Giannantonio no próximo ano.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 4 de setembro para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
# Marc Márquez se faz presente e aumenta pressão na Honda. E pode até impactar pilotos
# Marc Márquez aguarda exame médico na próxima semana para definir volta à MotoGP
# MotoGP anuncia adoção de corridas sprint em todas etapas da temporada 2023
# Melhora do show × estúpido: pilotos divergem sobre corridas sprint na MotoGP 2023
# Bagnaia em grandessíssima fase não basta para magistral Quartararo na Áustria
# Gardner se vê com poucas chances de seguir na MotoGP em 2023: “KTM fez de novo”
# Ducati vê Bagnaia na briga pelo título, mas assume: “Áustria teve dois vencedores”
# Honda torce para ter Marc Márquez no teste de Misano: “Ainda que seja para 4 voltas”

BAGNAIA ENGATA BOA SEQUÊNCIA E BOTA PRESSÃO EM CIMA DE QUARTARARO NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.