Ducati se adianta e confirma renovação de Bagnaia até final da temporada 2026
Francesco Bagnaia, atual bicampeão da MotoGP, não vai mudar de equipe tão cedo. O italiano renovou o acordo com a Ducati e vai seguir na fábrica de Bolonha por mais duas temporadas
A temporada 2024 da MotoGP ainda nem começou, mas a Ducati já se antecipou ao mercado e anunciou a renovação do contrato de Francesco Bagnaia até o final de 2026. Com isso, o atual bicampeão da classe rainha do Mundial de Motovelocidade vai seguir com a montadora italiana por mais dois anos, além do atual.
Pecco, como é conhecido, está na Ducati desde 2021. Na equipe principal da montadora italiana, conquistou dois títulos consecutivos em 2022 e 2023, além de um vice na primeira temporada. Com a cor vermelha da fábrica de Bolonha, venceu em 18 oportunidades, além de 34 pódios.
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“Estou muito feliz em continuar correndo com a equipe dos meus sonhos!”, disse Bagnaia. “Vestir essa cores é uma honra para mim. É fantástico e uma fonte de orgulho. Junto com a Ducati, minha equipe e todos os caras da Ducati Corse, conquistamos coisas incríveis”, seguiu.
“Com esses três anos mais (contando 2024) que temos pela frente, vamos continuar a dar nosso melhor para alcançar o máximo de sucesso possível. Estou muito feliz e pronto para ir para a pista no Catar para a primeira corrida do ano”, encerrou.
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“Pecco é verdadeiramente o piloto perfeito para a Ducati”, disse Claudio Domenicali, diretor-executivo da Ducati Motor Holding. “Ele representa da melhor forma os nossos valores: estilo, elegância e performance. Ele não só é rápido, determinado e persistente na pista, mas ele também se destaca pela elegância e educação fora da pista”, elogiou.
“Estou muito feliz com essa renovação, que tenho certeza que todos os Ducatisti vão receber com entusiasmo”, apontou.
Gigi Dall’Igna, diretor-técnico da Ducati e homem forte do grupo italiano nos últimos anos, tambpem comentou a renovação de Pecco por mais duas temporadas.
“Estamos extremamente felizes por termos Bagnaia conosco outra vez em 2025 e 2026”, falou Dall’Igna. “Juntos, nós escrevemos uma importante página da história do motociclismo: Pecco foi o primeiro italiano a vencer um Mundial na MotoGP com uma moto italiana, a nossa Demosedici GP. Juntos, recuperamos o título do Mundial de Pilotos que tínhamos conquistado há 15 anos, e fizemos isso outra vez no ano passado. Ele é bicampeão mundial e provou em mais de uma ocasião que verdadeiramente merece o número 1 na carenagem da moto”, defendeu.
“Além desses resultados, Bagnaia segue demonstrando que está em perfeita harmonia com a moto e a equipe. Por todas essas razões, era natural para nós querer seguir com ele. Portanto, estamos ansiosos por esse novo capítulo juntos, confiantes de que podemos alcançar outros resultados importantes”.
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Bagnaia subiu para a MotoGP em 2019, logo depois de conquistar o título da Moto2. Em dois anos com a Pramac, não conseguiu grandes resultados, mas agradou os chefes do time de fábrica da Ducati e acabou promovido em 2021, mas cercado de dúvidas. Na equipe principal, foi vice logo de cara, perdendo o título para Fabio Quartararo. Depois, no entanto, a maré virou.
Em 2022, Bagnaia superou uma grande diferença na metade final do campeonato e emplacou uma sequência de vitórias para se vingar de Quartararo até conquistar o primeiro título na classe rainha. No ano seguinte, com uma moto quase imbatível e uma grande regularidade, derrotou Jorge Martín e foi novamente coroado como campeão.
Agora, porém, a grande dúvida é na segunda vaga do time de fábrica da Ducati. O posto é atualmente ocupado por Enea Bastianini, mas o italiano está ameaçado depois de lesões e rendimento fraco na última temporada, inclusive com uma troca envolvendo Jorge Martín sendo especulada nas últimas etapas do campeonato passado. Até o momento, a Ducati não definiu quando vai confirmar o segundo piloto para 2025.
A MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
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