Quartararo aprova primeiro protótipo de novo motor Yamaha: “É um bom passo”

Francês avaliou que a Yamaha conseguiu melhorar em termos de aceleração e velocidade máxima e se disse ansioso pelos próximos passos com o novo propulsor. Campeão vigente da MotoGP disse que foi a primeira vez que a casa de Iwata realmente conseguiu avançar

BAGNAIA AMEAÇA BICAMPEONATO DE QUARTARARO NA MOTOGP

Fabio Quartararo aprovou o primeiro protótipo do novo motor Yamaha. O francês, que vem pressionando a casa de Iwata por mais velocidade e melhor aceleração, avaliou que o novo propulsor representa um ganho nessas áreas e indicou que a equipe está no caminho certo.

O motor tem sido o ponto fraco da Yamaha há alguns anos, mas o problema foi ficando mais evidente conforme as demais fábricas foram ganhando força nesta área. A promessa de reforçar o propulsor, inclusive, foi chave para assegurar a permanência de Fabio na equipe para além de 2022.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
Bagnaia assume vice-liderança e reduz vantagem de Quartararo

Fabio Quartararo se disse feliz com a evolução do motor (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Para isso, a Yamaha contratou novas pessoas, incluindo Luca Marmorini, que trabalhou no design dos motores da Ferrari na Fórmula 1 e também atuou como consultor da Aprilia na MotoGP.

No primeiro dia de testes em Misano, a marca dos três diapasões levou para a pista a primeira versão do novo motor da YZR-M1 e avaliação dos dois pilotos foi positiva.

“Hoje nós tínhamos três motos: uma padrão, uma com um novo chassi e uma com o primeiro protótipo do motor de 2023”, contou Quartararo, que fechou o primeiro dia de treinos em Misano com o sexto melhor tempo. “Os primeiros passos com a moto de 2023 foram bons. Funciona muito bem nas áreas de aceleração e velocidade máxima, então estou feliz”, seguiu.

“Considerando que este é só o primeiro passo, estou ansioso para a próxima melhora do motor”, avisou.

No primeiro dia com o novo protótipo do propulsor de quatro cilindros em linha, Fabio ficou em 11º no Speed Trap. No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, o francês ficou em 20º no ranking de velocidade.

“Estou feliz, pois pela primeira vez nesta tarde, pude olhar para a velocidade máxima mais ou menos para a parte de cima da página! Então estou bem feliz!”, comentou. “Isso é um bom passo. É a primeira vez que realmente nos sentimos que realmente fizemos uma melhora”, considerou.

“Agora precisamos de mais passos. Sei que os outros passos não serão tão grandes quanto esse, mas, pelo menos, sei que esse primeiro passo é realmente bom e acho que estamos em um bom caminho para o futuro”, avaliou. “A Yamaha está confiante de que pode melhorar um pouco mais, então tomara que façam isso”, torceu.

Companheiro de Yamaha, Franco Morbidelli acompanhou a avaliação de Quartararo e considerou que o novo motor é uma evolução. O ítalo-brasileiro fechou a terça-feira com o 14º tempo em Misano.

“O novo motor parece bom. É muito bom. Ele mantém o comportamento bom e suave da Yamaha no fundo, mas nas marchas altas e com altas RPMs desenvolve bastante velocidade”, indicou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Bagnaia é primeiro piloto da Ducati a vencer quatro corridas seguidas na MotoGP
# Bagnaia ainda paga por tropeços da 1ª metade de 2022, mas vive fase reluzente na MotoGP
# Chefe da KTM nega ter apontado falta de profissionalismo em Gardner: “Gosto dele”
# Marc Márquez não descarta retorno no GP de Aragão: “Se for possível, vou tentar”
# Marc Márquez reitera cuidados, mas elogia ritmo em “testes importantes” de Misano

MARTÍN FOI RIVAL FORTE, MAS BASTIANINI É ESCOLHA CERTA PARA DUCATI NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.