Bagnaia faz prova cerebral e vence sprint do GP das Américas da MotoGP

O piloto da Ducati até perdeu a ponta para Álex Rins no início, mas logo retomou e de lá não saiu mais. Assim, conquista a maior pontuação do dia

Francesco Bagnaia fez valer a pole-position conquistada mais cedo com a vitória na corrida sprint — bem menos acidentada, vale dizer — do GP das Américas. O atual campeão da MotoGP até perdeu a ponta para Álex Rins no início, mas logo retomou e de lá não saiu mais. Assim, conquista a maior pontuação do dia.

Rins batalhou para se manter na segunda posição e conseguiu. Jorge Martín, que terminou em terceiro lugar, foi grande concorrente, bem como Aleix Espargaró, quarto colocado.

Bagnaia vencei a sprint (Foto: MotoGP)

Brad Binder veio atrás. Marco Bezzecchi terminou em sexto e, por isso, segue na liderança do Mundial por apenas um ponto. Luca Marini, Miguel Oliveira, Jack Miller e Maverick Viñales fecham o top-10.

Fabio Quartararo fazia ótima prova, mas caiu a seis voltas para o fim e finalizou em 19º. Álex Márquez também sofreu queda e abandonou.

A largada da MotoGP para o GP das Américas está marcada para às 16h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP em Austin:

MotoGP encontrou céu um pouco mais ensolarado para a sprint. Quando o pilotos partiram para formar o grid, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto chegando a 46°C. A umidade relativa do ar tinha subido para 63%, com o vento soprando a 13 km/h.

A escolha dos pneus foi unanimidade entre as equipes: todos com os mais duros na dianteira e os mais macios na traseira.

Quando as luzes se apagaram para as 10 voltas da corrida sprint nos Estados Unidos, Francesco Bagnaia perdeu a primeira posição para Álex Rins. Aleix Espargaró e Fabio Quartararo também largaram bem e estavam logo atrás.

Disputa de Quartararo e Rins pela ponta (Vídeo: MotoGP)

O atual campeão conseguiu recuperar após um erro de Rins na reta oposta. O piloto da LCR, no entanto, se mantinha próximo. A sequência era Bagnaia, Rins, Espargaró, Quartararo, Martín e Zarco.

O #41 da Aprilia conseguiu dar o bote em Rins já na segunda volta da prova, quando o #42 espalhou. Quartararo estava atento também para qualquer oportunidade.

Enquanto isso, Pecco ia abrindo distância para os rivais: já estava 0s7 distante de Espargaró. ‘El Diablo’ foi superado por Martín, que aproveitou o vácuo para ultrapassar.

A sete voltas para o fim, Espargaró tentava cortar a distância para Pecco, mas Rins já se encontrava 1s2 distante do #1. Líder do campeonato, Marco Bezzecchi, que largou da quinta posição, era apenas nono colocado.

Márquez caiu (Vídeo: MotoGP)

A seis para o fim, Quartararo, que fazia boa prova, foi ao chão e se levantou sem problemas para também retornar rapidamente à pista. Com isso, a ordem era Bagnaia, Espargaró, Rins, Martín e Álex Márquez no top-5.

Michele Pirro, que sofreu queda e até voltou à pista, foi o primeiro a abandonar. Lá na frente, Rins reassumiu a segunda posição, empurrando Aleix para terceiro.

Márquez não teve sorte na sprint: outro piloto que fazia bom fim de semana, mas caiu e, mais tarde, abandonou. Quem também superava Espargaró era Martín, que o ultrapassou e assumia a terceira posição. Pecco apenas gerenciava sua vantagem de mais de 2s na liderança.

No entanto, Bezzecchi subiu para o sexto posto, o que garantia ainda a liderança no Mundial. E assim permaneceu quando Bagnaia cruzou a linha de chegada na primeira posição.

MotoGP 2023, GP das Américas, Austin, Corrida sprint:

1F BAGNAIADucati20:35.27010 voltas
2Á RINSLCR Honda+2.545 
3J MARTÍNPramac Ducati4.706 
4A ESPARGARÓAprilia+5.052 
5B BINDERKTM+8.175 
6M BEZZECCHIVR46+8.877 
7L MARINIVR46+9.453 
8M OLIVEIRARNF APRILIA+10.768 
9J MILLERKTM+12.448 
10M VIÑALESAprilia+12.739 
11J ZARCOPramac Ducati+14.251 
12J MIRHonda+14.988 
13T NAKAGAMILCR Honda+15.592 
14F MORBIDELLIYamaha+16.534 
15R FERNÁNDEZRNF APRILIA+19.290 
16A FERNÁNDEZGasGas+23.128 
17F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+25.626 
18S BRADLHonda+25.787 
19F QUARTARAROYamaha+27.169 
20J FOLGERGasGas+46.973 
21Á MÁRQUEZGresini DucatiNC 
22M PIRRODucatiNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.