Honda cita contratempo em teste e revela que “pacote não está pronto” para Mir e Marini

Chefe da Honda, Alberto Puig revelou que o pacote da RC213V ainda não está pronto para a temporada 2024 da MotoGP. Dirigente explicou um mal-estar de Luca Marini e Joan Mir no teste do Catar impediu a conclusão dos testes

A Honda finalizou a pré-temporada 2024 da MotoGP sem ter o pacote da RC213V pronto. De acordo com Alberto Puig, chefe do time, um vírus estomacal impediu que Luca Marini e Joan Mir completassem os testes previstos para a bateria do Catar.

Em Lusail, Johann Zarco, da LCR, foi o melhor entre os pilotos da Honda, mas ficou apenas em 17º, mais de 1s2 atrás do líder Francesco Bagnaia. Mir ficou em 19º, 0s220 melhor que Marini, o 20º.

A bateria, porém, sofreu interferência de uma infecção viral dos pilotos. Marini passou mal no primeiro dia, enquanto Mir chegou a vomitar no dia final de testes.

“Infelizmente, nossos dois pilotos estavam doentes”, disse Puig ao site da MotoGP. “Na segunda-feira, Luca tinha um vírus no estômago. Hoje [terça], foi Joan. Ele não esteve tanto na pista, então, por causa disso, não pudemos fazer muitos testes”, seguiu.

VEJA TAMBÉM
▶️
 10 pilotos para ficar de olho na MotoGP 2024

Joan Mir passou mal no último dia de testes da MotoGP (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“O pacote não está pronto para eles. Não só porque eles não puderam pilotar hoje, mas ainda estamos buscando o melhor acerto, o melhor compromisso para o GP”, indicou. “Essa é a situação atual. Sabemos onde melhoramos e onde ainda precisamos melhorar. Estamos tentando acelerar isso o máximo possível com as coisas que precisamos melhorar para recebê-las antes do início do campeonato. Entendemos que a moto é um pacote. Não é só a aerodinâmica em que temos de trabalhar. Temos de arrumar outras áreas da moto. Não dá para consertar uma coisa com essas motos hoje em dia. Achamos que podemos melhorar em algumas outras áreas”, reconheceu.

Assim como a Yamaha, a Honda abre 2024 no grupo D, o mais beneficiado com a mudança na regra das concessões. Assim, poderá, por exemplo, desenvolver o motor ao longo do ano e também testar com os pilotos titulares. Ainda assim, a montadora japonesa ainda não traçou um plano para colocar Marini e Mir na pista em atividades extras.

“Estamos tentando entender quais as melhores opções para termos um plano. Ainda não temos um plano fechado”, revelou. “O programa será interessante e útil para o desenvolvimento da moto”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Novo diretor-técnico é maior acerto da Yamaha em luta para sair do limbo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.