Honda monitora condição de Marc Márquez e diz: “Tudo está em debate”

Tetsuhiro Hikita mostrou que a Honda ainda não tem muita certeza se poderá contar com o espanhol na pré-temporada da MotoGP. O hexacampeão da classe rainha ainda se recupera da terceira cirurgia no braço direito

A Honda ainda não sabe se poderá contar com Marc Márquez nos testes da pré-temporada da MotoGP. Com o piloto de Cervera ainda em recuperação após passar por uma terceira cirurgia no braço direito, a marca da asa dourada monitora a condição do irmão de Álex e tenta afiar a RC213V para a temporada que vem pela frente.

Márquez fraturou o braço direito no GP da Espanha, primeira etapa da temporada 2020. Submetido a uma cirurgia, o piloto tentou voltar às pistas logo no fim de semana seguinte, mas acabou desistindo. Ainda assim, Marc seguiu treinando, o que acabou causando um dano por estresse na placa de titânio colocada para estabilizar o osso.

Marc Márquez ainda não tem data para voltar à MotoGP (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O mais velho dos Márquez precisou passar por uma segunda cirurgia, mas acabou perdendo todo o campeonato passado, já que o osso não consolidou como deveria. Em dezembro, Marc fez uma terceira cirurgia e, com uma nova equipe médica, foi submetido também a um enxerto ósseo. Entretanto, os médicos identificaram uma infecção, o que exigiu internação hospitalar prolongada.

Depois de dez dias internado, Marc voltou para casa em Cervera, mas agora encara a recuperação com muito mais cautela. Ao longo de todo este tempo, a Honda evitou falar em prazos de retorno.

Na segunda-feira (11), a cúpula da HRC deu uma entrevista coletiva no Japão, e Tetsuhiro Hikita, representante da corporação dentro da equipe Repsol Honda, indicou que ainda não sabe quando o time poderá contar com o piloto outra vez.

“No momento, tudo está em debate”, disse Hikita. “Mas seguimos monitorando de perto a condição dele e continuamos trabalhando para oferecer a ele os melhores meios possíveis para o teste de inverno, em Sepang”, seguiu.

“Devemos fazer todo o possível para ajudá-lo”, completou.

Vale ressaltar que o próprio cronograma da pré-temporada está em xeque. Nas últimas semanas, a MotoGP tentou negociar para garantir a realização dos testes em Sepang, que estão marcados para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro ― antes, um shakedown acontece entre 14 e 16 do mesmo mês. Inicialmente, as coisas pareciam bem encaminhadas, mas a Malásia declarou recentemente estado de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus, o que pode impactar a atividade.

A Malásia já soma 138.224 casos de Covid-19, 2.232 nas últimas 24 horas. Até aqui, 555 pessoas em decorrência do vírus, quatro no último dia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.