Índia volta a enfrentar problemas financeiros e vira dúvida para temporada 2025 da MotoGP
O GP da Índia foi cancelado na temporada 2024 da MotoGP por falta de pagamentos, mas depois foi confirmado para 2025. Agora, no entanto, rumores apontam que a etapa no circuito de Buddh deve ser novamente retirada do calendário por cofres vazios
O GP da Índia volta a ficar ameaçado no calendário da MotoGP, agora para a temporada 2025. Depois de ser tirado do atual cronograma por falta de pagamentos e “considerações operacionais”, os problemas financeiros novamente aparecem no cenário e devem tirar a etapa realizada no circuito de Buddh pelo segundo ano consecutivo.
Em julho deste ano, a MotoGP confirmou um acordo direto com o governo de Uttar Pradesh, onde fica localizado o traçado, e assegurou a realização do GP da Índia entre 2025 e 2027. A etapa de 2024, porém, foi cancelada. Rumores na imprensa indiana, porém, apontavam para a falta de pagamento a fornecedores e, principalmente, para a Dorna, promotora do campeonato.
Relacionadas
De acordo com o site Autosport, a etapa de 2025 da Índia deve ser cancelada por falta de apoio financeiro da Invest UP, agência de investimento ligada ao governo de Uttar Pradesh. A publicação aponta que as autoridades locais não conseguiram o capital necessário para a realização do evento e que é difícil imaginar que a prova siga no calendário.
LEIA TAMBÉM
🏁 MotoGP 2023 x MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A entrada da Índia foi uma das mais celebradas pela MotoGP nos últimos anos. País com maior população do mundo e grande mercado das duas rodas, estava em negociações para abrigar o Mundial de Motovelocidade há um tempo e finalmente teve a oportunidade em 2023. A etapa, no entanto, foi marcada por problemas operacionais e pelo forte calor, que obrigou uma redução na duração das provas.
Diversas etapas já confirmaram suas datas no calendário da MotoGP para a temporada 2025, mesmo que o cronograma ainda não tenha sido oficialmente divulgado pela categoria. Uma certeza, por exemplo, é a abertura do certame acontecendo na Tailândia, logo na primeira semana de março.
Outras provas já foram anunciadas para o próximo ano, como o retorno de Brno, na Tchéquia, e a entrada de Balaton Park, na Hungria. Outra corrida que está prevista para acontecer em 2025 é a da Argentina, depois de ficar fora no atual campeonato por falta de apoio financeiro do governo local.
A MotoGP volta a acelerar neste fim de semana com o GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.