Miller comanda dobradinha da Ducati no TL3 da MotoGP em Misano. Quartararo é terceiro

Jack Miller foi o mais rápido no TL3 da MotoGP em Misano ao registrar a marca de 1min31s296, a melhor do fim de semana até o momento. Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo vieram na sequência

Jack Miller comandou o treino livre 3 da MotoGP válido pelo GP de San Marino e Riviera de Rimini, realizado neste sábado (3), em Misano. O australiano fez a melhor volta da sessão em 1min31s296 nos minutos finais e ainda garantiu o primeiro lugar no combinado de tempos, desbancando a marca obtida por Enea Bastianini na sexta-feira.

Francesco Bagnaia ficou em segundo, a 0s071 do tempo do companheiro de equipe. Pecco, que vai perder três posições no grid de largada da corrida de domingo por ter ficado lento no traçado da pista durante o TL1, ainda ficou perto de bater a marca de Miller no fim, mas perdeu tempo no último setor.

Relacionadas

Fabio Quartararo voou na parte final e conseguiu se colocar em terceiro, com a Suzuki de Álex Rins na quarta posição. Maverick Viñales apareceu com a Aprilia em quinto, enquanto Franco Morbidelli fechou a sessão num bom sexto lugar com a outra Yamaha.

Miguel Oliveira ficou em sétimo, seguido por Marco Bezzechi e Pol Espargaró. Luca Marini completou o top-10 da sessão.

A classificação para o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, acontece neste sábado, às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jack Miller comandou o TL3 e ainda fez a melhor marca do fim de semana (Vídeo: reprodução/MotoGP)

O dia em Misano, assim como na sexta-feira, começou ameno, com sol entre nuvens. Para o treino livre 3, os termômetros marcavam 23°C, com a temperatura do asfalto subindo um pouco, para 25°C, e as rajadas de vento não passavam dos 10 km/h.

No combinado de tempos dos dois treinos livres realizados ontem, Bastianini aparecia em primeiro, seguido por Bagnaia, Miller, Johann Zarco, Quartararo, Viñales, Aleix Espargaró, Jorge Martín, Bezzecchi e Morbidelli, os dez que, até então, garantiam o passe livre direto ao Q2.

Para o terceiro treino, os pilotos foram à pista com escolhas variadas de pneus, aproveitando ao máximo os compostos disponíveis no início já pensando na corrida. Bastianini, o homem a ser batido, optou por médios na frente e macios atrás; já Bagnaia foi com uma combinação totalmente diferente: duros na frente e médios na parte traseira da sua Ducati.

Enquanto os pilotos estavam em busca de tempo, a câmera aproveitou para mostrar Marc Márquez no paddock. O hexacampeão viajou a Misano com o intuito de participar do treino pós-corrida, marcado para a próxima terça-feira, e, caso confirme presença, será a primeira vez de Márquez com a moto da Honda desde a quarta cirurgia no braço.

Voltando para a pista, o TL3 começou bastante movimentado, com os pilotos se revezando todo o tempo nos primeiros lugares. Michelle Pirro, que compete neste fim de semana como wild-card, voltou a aparecer bem mais uma vez e pulou para a liderança, mas o tempo logo foi derrubado pelos adversários.

Não demorou muito para a Ducati, primeiro com Bagnaia e, em seguida, com Bastianini, assumir a liderança da sessão. Os tempos, porém, ainda eram cerca de 0s5 mais lentos que a melhor marca do representante da Gresini no combinado.

Passados dez minutos, os únicos que haviam melhorado a volta eram Pirro e Fabio di Giannantonio. O #49 aparecia em quarto no TL3, mas 0s2 distante do tempo de Morbidelli no combinado, que daria ao companheiro de equipe de Bastianini o direito de avançar direto ao Q2 da classificação.

Quartararo e Morbidelli no TL3 em Misano (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Quartararo, com a combinação médio/macio, aparecia com 1min32s431, apenas o sexto da sessão e mais uma vez lutando sozinho contra o poderoso esquadrão da Ducati, que já enfileirava cinco motos à sua frente no TL3. Enquanto isso, Aleix Espargaró, vice-líder do Mundial, era o sétimo nas duas tabelas de tempos.

A 15 minutos do fim, Bagnaia ainda liderava o TL3 com o tempo de 1min32s154, conquistado em sua quinta tentativa de volta rápida. Foi quando Quartararo acelerou e tomou a ponta com a Yamaha, mas teve a sua volta deletada. Mesmo assim, o líder do mundial não se deu por vencido e manteve o embalo, fazendo uma volta ainda melhor em seguida: 1min31s644, trazendo consigo o companheiro de equipe, Morbidelli.

A volta de Quartararo ainda não era melhor que a de Bastianini no combinado das sessões, mas já subia o francês ao terceiro posto, furando o quarteto da Ducati. Vinãles, Bezzechi e Morbidelli também viravam tempos melhores que os feitos na segunda sessão da sexta-feira. No TL3, eles apareciam em segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

Nos dez minutos finais, a Ducati resolveu entrar na brincadeira — ou acabar de vez com a animação da Yamaha. Miller voou no trecho final da volta e não só fez o melhor tempo do TL3, como bateu a marca de Bastianini ao virar 1min31s296, 0s221 mais rápido que o italiano da Gresini.

Nos últimos cinco minutos, praticamente todos voltaram à pista, sobretudo os que ainda lutavam para escapar do Q1. Jorge Martín, por exemplo, aparecia em 12º no combinado das sessões, mas ainda sustentando a marca de sexta-feira.

Em mais uma tentativa, Bagnaia foi o mais rápido de todos no primeiro setor, mas acabou perdendo tempo no trecho seguinte. No terceiro, porém, conseguiu ser veloz novamente e pulou para a segunda posição, fechando a dobradinha momentânea com Miller no TL3. Enquanto isso, o rival Quartararo passava longe, a 0s5 do tempo do australiano.

Pecco foi para mais uma tentativa, e dessa vez conseguiu ser mais rápido em três setores, mas perdeu tempo no último trecho, permanecendo em segundo. Melhor para Miller, que viu seu nome no topo das duas tabelas dos treinos da MotoGP em Misano.

MotoGP 2022, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, treino livre 3:

1J MILLERDucati1:31,296  21
2F BAGNAIADucati1:31,367+0,071 20
3F QUARTARAROYamaha1:31,644+0,348 22
4Á RINSSuzuki1:31,707+0,411 22
5M VIÑALESAprilia1:31,844+0,548 20
6F MORBIDELLIYamaha1:31,937+0,641 17
7M OLIVEIRAKTM1:31,955+0,659 19
8M BEZZECCHIVR46 Ducati1:31,956+0,660 20
9P ESPARGARÓHonda1:32,075+0,779 16
10L MARINIVR46 Ducati1:32,076+0,780 18
11A MÁRQUEZLCR Honda1:32,122+0,826 21
12M PIRRODucati1:32,263+0,967 19
13J ZARCOPramac Ducati1:32,350+1,054 19
14E BASTIANINIGresini Ducati1:32,395+1,099 17
15F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:32,417+1,121 18
16S BRADLHonda1:32,462+1,166 20
17A ESPARGARÓAprilia1:32,464+1,168 20
18T NAKAGAMILCR Honda1:32,506+1,210 20
19B BINDERKTM1:32,520+1,224 21
20A DOVIZIOSORNF Yamaha1:32,716+1,420 21
21J MARTÍNPramac Ducati1:32,975+1,679 20
22D BINDERRNF Yamaha1:33,240+1,944 19
23R FERNÁNDEZTech3 KTM1:33,340+2,044 20
24R GARDNER Tech3 KTM1:33,378+2,082 19
25K WATANABESuzuki1:35,683+4,387 22

LEIA TAMBÉM
Ducati decreta vitória em duelo com Martín e sobe Bastianini para equipe ‘A’ em 2023
Pramac reage a Ducati e confirma permanência de Martín e Zarco como titulares em 2023
Mir assina com Honda por dois anos e forma dupla campeã com Marc Márquez na MotoGP
RNF fecha par de 2023 com Oliveira e Fernández para estreia como satélite da Aprilia
Fernández se de
spede da KTM e diz que coração “sempre terá um pedaço laranja”
Anúncios de Honda e RNF deixam apenas 4 vagas abertas no grid de 2023 da MotoGP

FOTO: 89 dias após cirurgia, Marc Márquez volta a pilotar em teste em Aragão
Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
Marc Márquez confirma ida a Misano e planeja testar com Honda na terça-feira
Quartararo e Bagnaia se rendem à “grande” Dovizioso: “Lutou com Marc Márquez no topo”
Aleix Espargaró se anima e diz que Oliveira e Fernández “vão ajudar Aprilia a bater Ducati”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!