Martín comanda San Marino e vence na MotoGP. Bagnaia resiste a Pedrosa e é terceiro

Jorge Martín teve uma atuação de gala e alcançou a vitória no GP de San Marino e da Riviera de Rimini com 1s350 de frente de Marco Bezzecchi. Sofrendo com as dores do acidente de Barcelona, Francesco Bagnaia foi heroico ao se defender da pressão de um impressionante Dani Pedrosa para ficar com o terceiro lugar

Uma forte batalha entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín foi travada neste domingo (10), ao longo do GP de San Marino e Riviera de Rimini da MotoGP. Mas o Circuito Marco Simoncelli viu o espanhol da Pramac levar a melhor: conseguiu na reta final se distanciar dos demais para vencer pela quinta vez no ano — a segunda vitória em corridas principais — e completar o hat-trick em Misano após conquistar a pole e também triunfar na sprint.

A nove giros do fim, Marco Bezzecchi deu o bote e ultrapassou Pecco. A preocupação do #1 passou a ser segurar Dani Pedrosa para garantir mais pontos. Foi bem-sucedido e, atrás do #72 da VR46, completou o pódio.

Jorge Martín garantiu a vitória em Misano (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pedrosa disputou a segunda prova temporada 2023 como wild-card pela KTM e garantiu mais um ótimo resultado ao terminar na quarta posição, à frente das Aprilia de Maverick Viñales e Miguel Oliveira.

Marc Márquez finalizou com a RC213V em sétimo lugar — única Honda na zona de pontuação. Raúl Fernández, Luca Marini e Johann Zarco fecham o top-10.

Com a vitória, Martín diminui a vantagem de Bagnaia no Mundial de Pilotos para 36 pontos. Bezzecchi está em terceiro lugar com 218 tentos, 45 a mais que Brad Binder, quarto colocado.

MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 24 de setembro, com o GP da Índia, a ser disputado em Buddh. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de MotoGP:

A MotoGP encontrou temperaturas elevadas para a corrida em Misano neste domingo. Quando os pilotos começaram a formar o grid, a temperatura era de 29°C, com o asfalto chegando a 43°C. A umidade relativa do ar estava em 57%, com o vento soprando no sentido sul a 10 km/h.

Para este fim de semana, a escolha de pneus foi um tanto diversa. As Honda optaram pelos traseiros macios na esperança de aproveitar a aderência extra nas primeiras voltas. Os demais, foram de médios, com duro na dianteira.

Na hora da largada para as 27 voltas do GP de San Marino e da Riviera de Rimini, os 79.424 espectadores presentes em Misano viram o pole-position Jorge Martín sair bem para sustentar a ponta, com Bagnaia saltando para segundo, diante de Bezzecchi, Pedrosa e Viñales.

Largada da MotoGP em Misano (Vídeo: MotoGP)

Hoje vestido de amarelo, Bagnaia logo foi para cima de Martín, que se defendeu do primeiro ataque. O lesionado Pecco fez uma nova tentativa e colocou por dentro, mas Jorge manteve a porta fechadinha.

O #1 seguiu com a pressão e buscou mais uma brecha, mas sem espaço. Terceiro, Bezzecchi vinha encostado na briga, com Binder passando Pedrosa para ocupar a quarta colocação.

Martín conseguiu abrir quase 0s3 de margem para Pecco, que grudou de novo na terceira volta. Bezzecchi vinha atento atrás, coladinho no titular da Ducati.

Na volta 4, Pecco colou de novo e até viu Martín escapar da linha, mas não conseguiu aproveitar e seguiu em segundo. Marco ia junto, acompanhando o passo, mas sem atacar.

Brad Binder vai escalando pelotão (Vídeo: MotoGP)

Na volta cinco, Bezzecchi vinha tentando colar em Pecco, mas perdeu a linha e se afastou um pouco o #1. O líder do campeonato, por sua vez, ia fungando no cangote de Martín, que não conseguia se escapar.

Na passagem seguinte, Bez passou Francesco, mas errou em seguida e facilitou o troco. Quarto, Binder vinha cada vez mais perto, só 0s5 distante de Marco.

Na volta 8, Binder caiu na curva 14 enquanto tentava chegar em Bezzecchi. O sul-africano não se feriu e voltou para a pista, mas só em 23º.

Assim, Pedrosa voltou ao quarto posto, mas agora com 1s8 de atraso para Bezzecchi. Viñales era o quinto, seguido por Marc Márquez, Oliveira, Alex Márquez e Marini.

Bagnaia e Martín travam batalha pela ponta da prova (Vídeo: MotoGP)

Na ponta, Pecco não parava de pressionar, mas sem conseguir uma brecha para passar Martín.

Mais atrás, uma disputa entre Jack Miller e Michele Pirro terminou em tombo para os dois, com Fabio Di Giannantonio tendo de evitar o impacto. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) vai revisar o lance após o fim da corrida.

Pouco depois, na volta 11, a péssima temporada de Joan Mir ganhou mais um capítulo: uma queda na curva 4. O espanhol, todavia, não se machucou.

Enquanto isso, Pedrosa vinha chegando no trio da ponta para entrar na briga pelo pódio em Misano. Com 16 voltas pela frente, o espanhol tinha só 0s6 de atraso para o piloto da VR46.

Bagnaia e Martín quase tocam (Vídeo: MotoGP)

Ainda lutando contra as dores resultantes do forte acidente que sofreu em Barcelona, Bagnaia insistia na pressão, mas sem conseguir espaço para passar. Bezzecchi vinha por lá, agora um pouco mais à frente de Pedrosa, que se afastou 1s1.

O replay mostrou uma tentativa para cima do Martín, que trouxe Bagnaia tirando de lado para evitar o contato com a traseira da Pramac.

Com 12 voltas para o fim, Pol Espargaró caiu na curva 1 e abandonou a corrida. Na pista, Fabio Quartararo pressionava Johann Zarco pelo 12º lugar.

Francesco Bagnaia teve de trabalhar duro para se defender de Dani Pedrosa (Vídeo: MotoGP)

Firme na liderança, mas já com advertência por exceder os limites de pista, Martín chegou a abrir 0s5 de margem para Bagnaia, uma diferença que aumentou mais ainda pouco depois.

Faltando dez giros para o fim, Martín quebrou a resistência de Pecco e abriu mais de 1s de frente. O #1, contudo, ainda tinha a sombra de Bezzecchi, que brigava pelo segundo posto. Quarto, Pedrosa vinha 1s6 distante.

Na volta 19, Bezzecchi conseguiu passar Bagnaia e logo se afastou. Enquanto isso, Pedrosa cortou bem a vantagem, ficando a 0s8 do italiano.

Focado em defender o pódio, Pecco voltou a se afastar de Pedrosa, abrindo 1s em relação ao espanhol.

Na liderança da disputa, Martín ia em um ritmo forte e regular, abrindo 2s1 de frente para Bezzecchi. O piloto da VR46, aliás, já tina se afastado mais de 1s de Pecco, que agora tinha Pedrosa bem mais perto.

Atrás, Oliveira passou Marc Márquez na oito e tomou o sexto posto.

Bagnaia sentiu muitas dores no final da corrida em Misano (Vídeo: MotoGP)

Com cinco voltas para o fim, Pedrosa chegou em Pecco, cortando a diferença para 0s3 ao aproveitar uma escapadela do italiano da Ducati. O piloto de testes da KTM viu a resposta de Francesco, que se afastou de novo.

A dança, porém, continuava. Pedrosa chegava e se afastava, mas ainda sem conseguir uma encostada que o permitisse lançar um ataque.

Mesmo lesionado, Bagnaia ia controlando bem a situação, garantindo uma distância segura em relação a Dani. Atrás, Raúl Fernández pressionava Marc Márquez pela sétima colocação. E trazia Luca Marini juntinho.

Com duas voltas para o fim, Pedrosa juntou bem mais em Bagnaia, chegando a 0s2. Atrás, Marini passou Raúl para ser oitavo. Depois, Márquez ficou para trás, mas Luca errou em seguida e voltou para a nona colocação.

Martín abriu a última volta com 1s4 de margem para Bezzecchi, enquanto Bagnaia ia resistindo à pressão de Pedrosa.

Martín confirmou a vitória para completar um fim de semana perfeito. Bezzecchi ficou em segundo, enquanto Bagnaia terminou esgotado na terceira colocação. Tal qual na sexta-feira, Pedrosa retornou ovacionado aos boxes.

MotoGP 2023, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, Corrida:

1J MARTÍNPramac Ducati 27 voltas
2M BEZZECCHIVR46+1.350 
3F BAGNAIADucati+3.812 
4D PEDROSAKTM+4.481 
5M VIÑALESAprilia+0.510 
6M OLIVEIRARNF APRILIA+12.274 
7M MÁRQUEZHonda+13.576 
8R FERNÁNDEZRNF APRILIA+14.091 
9L MARINIVR46+14.982 
10J ZARCOPramac Ducati+15.484 
11Á MÁRQUEZGresini Ducati+15.702 
12A ESPARGARÓAprilia+15.878 
13F QUARTARAROYamaha+15.898 
14B BINDERKTM+23.778 
15F MORBIDELLIYamaha+24.579 
16A FERNÁNDEZGasGas+31.230 
17F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+32.537 
18S BRADL Honda+35.330 
19T NAKAGAMILCR Honda+43.601 
20P ESPARGARÓGasGasAbandonou 
21J MIR HondaAbandonou 
22J MILLERKTMAbandonou 
23M PIRRODucatiAbandonou 
Catalunha reúne pior e melhor da MotoGP em um único GP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.