Martín esbraveja sobre pneus no Catar e diz que chance de título foi “roubada”

Após sofrer com a falta de aderência no composto traseiro e terminar a corrida principal em décimo lugar, Jorge Martín rechaça Michelin e vê como "inaceitável" título da MotoGP ser decidido por problemas no pneu

Jorge Martín sofreu com a falta de aderência do pneu traseiro desde a largada do GP do Catar e concluiu em décimo lugar a penúltima etapa da MotoGP 2023. Neste domingo (19), após ver sua desvantagem para Francesco Bagnaia disparar de sete para 21 pontos, o espanhol da Pramac foi taxativo em sua fala contra a Michelin, fornecedora de pneus da categoria rainha, e revelou sentir que sua chance de conquistar o troféu de campeão mundial esteja sendo “roubada.”

Martín apresentou um desempenho na corrida principal em Lusail totalmente oposto da vitória conquistada na sprint do último sábado. Desde a largada, o piloto enfrentou problemas com o pneu traseiro e virou alvo fácil em disputas contra Maverick Viñalez, Fabio Quartararo e Marc Márquez no traçado catari.

“Bem, é difícil dizer. Parece que esqueci de pilotar. Desde o início, o meu pneu traseiro começou a patinar, parecia uma pedra”, tentou explicar o vice-líder do campeonato, em entrevista após o GP do Catar. “Normalmente, isso acontece quando a pista está suja ou quando o pneu tem, talvez, 30 voltas, mas ele era novo e eu ainda estava no grid”, prosseguiu.

Durante as 22 voltas da prova, Martín tentou encontrar uma maneira de voltar a ser competitivo em Lusail, mas não conseguiu resolver o problema de falta de aderência no pneu traseiro. Extremamente irritado com o desempenho do composto, o espanhol não poupou palavras para criticar a Michelin e ainda sugeriu que suas chances de título foram “roubadas” pela fornecedora francesa.

Jorge Martín ficou longe dos líderes também no Catar (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

“É uma pena que em um campeonato como este, após uma temporada tão boa, na qual trabalhei duro, sinto que estou sendo roubado. Estava otimista antes desta corrida, agora ficou realmente difícil”, ratificou.

“Não acho que eles [Michelin] querem decidir o campeonato. Eles querem ser competitivos. Mas acho e espero que eles queiram nos deixar nas mesmas condições. Perdi 1,5s de ritmo de um dia para outro. Acho que não esqueci como pilotar. Eles precisam melhorar e analisar por que isso aconteceu, para que não aconteça novamente no futuro”, seguiu.

“Fui o único piloto em todo o grid, em todas as categorias, a quem isso aconteceu. Então, com certeza, havia algo errado com o pneu. E depois de três voltas, entendi que era impossível fazer o mesmo que ontem”, completou.

Martín também declarou que é inaceitável que o título da MotoGP seja decidido por um pneu. “É uma pena que isso tenha acontecido conosco. Com certeza, acho que eles precisam melhorar. Talvez, às vezes, isso tenha acontecido com o Pecco, ele falou antes. Nunca havia acontecido comigo, mas hoje foi difícil terminar a corrida”, afirmou.

Francesco Bagnaia e Jorge Martín (Foto: Divulgação/MotoGP)

Caso estivesse em condições semelhantes às dos adversários, Jorge garantiu que poderia ter vencido o GP do Catar. “Não é que eles me venceram na pista. Porque nas mesmas condições, acredite em mim, poderia ter vencido hoje. Mas, sim, estou frustrado, com certeza, porque acho que também mereço o campeonato, e perdemos uma grande chance hoje.”

Com apenas 37 pontos em jogo no GP da Comunidade Valenciana, Martín admitiu que a desvantagem de 21 tentos para Bagnaia deixou escassas as chances de título nesta temporada da MotoGP. “Espero poder lutar por mais campeonatos no futuro, mas sinto que hoje foi uma grande perda, porque agora é realmente difícil”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.