Marc Márquez cita lesões de Mir e Rins e pressiona Honda: “Estamos caindo demais”

Marc Márquez destacou que os pilotos da Honda precisam estar sempre no limite para acompanhar o ritmo dos demais, o que acaba deixando-os mais vulneráveis a acidentes. Espanhol pressionou fábrica por soluções

Na Itália, Marc Márquez cai e pela quarta corrida seguida não vê a bandeirada na MotoGP (Vídeo: DAZN/MotoGP

Marc Márquez não está nada satisfeito com o número elevado de acidentes dos pilotos da Honda na temporada 2023 da MotoGP. O espanhol cobrou soluções da montadora japonesa após abandonar o GP da Itália de domingo (11) depois de uma queda.

O mais velho dos irmãos Márquez ainda não conseguiu completar um GP na temporada 2023. Todos os 15 pontos do espanhol no Mundial de Pilotos são provenientes das corridas sprint. É a primeira vez na carreira que Marc abandona quatro GPs seguidos, já que ele tampouco viu a bandeirada no GP da Comunidade Valenciana do ano passado — contando, claro, apenas as provas que ele disputou.

Marc Márquez desejou pronta recuperação a Mir e Rins (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Falando à imprensa após o abandono em Mugello, Marc lembrou a lesão que tirou Joan Mir do GP da Itália e a fratura dupla na perna direita que vai manter Álex Rins afastado da MotoGP por algum tempo. E aproveitou para cobrar a Honda.

“Na sexta, foi Mir. Ontem, foi RIns. Desejo a melhor recuperação para dois. E hoje fui eu. Por sorte, escapei da queda [ileso]. Eu estava tentando me controlar bastante aqui, pois sei que em uma queda em alta velocidade, como é aqui, normalmente você se machuca, como aconteceu com Mir e Rins”, comentou. “Mas estamos caindo demais. Os pilotos da Honda têm uma mentalidade vencedora e, se você pega pilotos com uma mentalidade vencedora e eles não têm a chance de estarem lá, o problema é que você vai cair mais, pois está forçando mais do que os outros para estar no tempo de volta. Foi isso que aconteceu”, indicou.

“Mas eu continuo, sigo forçando e precisamos estar juntos e trabalhar com a equipe para mudar a situação para o futuro”, pressionou. “Para essas próximas corridas, para a segunda parte da temporada e, especialmente, para o próximo ano”, defendeu.

O multicampeão insistiu que estava bem controlado na corrida, pois sabia que terminaria em sexto ou sétimo, mas acabou caindo na esteira de um problema com a RC213V, similar ao que aconteceu em Portugal.

“Eu estava tentando me controlar durante a corrida. Coloquei o pneu macio, mas não ataquei no início para preservá-lo. Eu sabia que a minha posição era sexto ou sétimo e já estava melhor do que isso”, disse Marc. “Mas tive uma grande vibração — já na primeira volta, tive uma grande travada na curva 10 que quase me fez cair e não entendi o motivo. Foi similar a Portimão [quando Márquez atingiu Miguel Oliveira e os dois acabaram machucados]”, seguiu.

“E aí tive outra travada naquela [última] curva nos freios. Escapei da trajetória e foi aí que cometi um erro. Não inclinei mais do que o usual, mas estava mais sujo fora da linha e eu perdi a frente”, encerrou.

MotoGP volta neste fim de semana com o GP da Alemanha, em Sachseniring. GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Estrela da Honda e sem espaço na Ducati. “Jogo virou para Marc Márquez”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.