Bezzecchi desfila força na sprint e traça rota para fim de semana dominante na Holanda

Com exceção do Q1, sessão que pôde pular, Marco Bezzecchi dominou todos os trabalhos da MotoGP em Assen e mostrou condições de repetir a forma também na corrida longa de domingo

Tem quem diga que o domínio da Ducati vai deixar a MotoGP entediante, mas os muitos pilotos da marca de Bolonha estão aí para provar que as coisas não são assim tão simples. Se Jorge Martín foi o destaque do GP da Alemanha, desta vez é Marco Bezzecchi quem surge para desfilar força na Holanda.

Usando uma GP22, ou seja, a Desmosedici do ano passado, ‘Bez’ dominou todas as sessões em Assen — com exceção do Q1 — e ainda venceu a corrida sprint. Marco sustentou uma margem média de 0s179 em relação aos concorrentes — a menor diferença veio na classificação, onde foi 0s061 mais rápido do que Francesco Bagnaia, e a maior de 0s314, registrada no primeiro treino diante de Maverick Viñales.

Marco Bezzecchi comemorou com a torcida em Assen (Foto: VR46)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na corrida sprint, o titular da VR46 fez uma boa saída, mas viu Bagnaia tomar a ponta com agressividade ainda na curva 1. Nesse cenário, Brad Binder apareceu para tomar também o segundo posto, mas o #72 reagiu e voltou para a ponta. Uma vez no comando, Marco controlou a corrida. A vantagem em relação a Bagnaia passou rapidamente de 1s e, mesmo quando voltaram a ficar mais próximos, o parceiro de equipe de Luca Marini nunca teve o triunfo ameaçado.

“Estou feliz. Está sendo um fim de semana muito bom”, avaliou. “É uma pena que eu tenha errado na largada, na primeira frenagem, porque eu vi a roda do Pecco e tentei frear forte, mas forcei muito e ele e Binder me ultrapassaram”, relatou.

“Felizmente, consegui retomar, fui forte e consegui ultrapassar Pecco. Forcei como um louco para abrir uma brecha e consegui nas últimas voltas”, continuou.

Marco afirmou que cometeu o que classificou como “erro absurdo”, mas, mesmo diante da aproximação de Pecco, conseguiu, com muito esforço, voltar a se afastar.

“Foi estranho, porque cometi um erro absurdo depois disso. Estava olhando para o telão e fui muito para a esquerda na reta”, contou. “A verdade é que freei muito forte para evitar uma queda e a diferença passou de 1s para 0s6, então tive de dar a vida para abrir uma brecha”, frisou.

Apesar do fim de semana impecável até aqui, Bezzecchi manifestou preocupação para a corrida, já que não se sente tão confortável com o pneu médio.

“Controlei bem o pneu [na sprint], estou satisfeito, mas amanhã será diferente com o médio. Não sou tão perfeito”, considerou. “Vou trabalhar com a equipe para poder me sair bem amanhã”, prometeu.

“Sempre tive mais dificuldade na sprint do que no GP, então esta vitória tem um sabor especial. Além disso, os fãs holandeses são muito legais e fiquei muito feliz em celebrar com eles na reta”, encerrou.

MotoGP volta à pista neste domingo, às 9h (de Brasília) para a largada do GP da Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.