Bezzecchi revida ataque de Bagnaia, foge e vence sprint na Holanda. Quartararo é 3º

Marco Bezzecchi reiterou sua majestade na Holanda e manteve Francesco Bagnaia longe para vencer a corrida sprint em Assen

Ducati x Ducati. Francesco Bagnaia até tentou roubar a vitória de Marco Bezzecchi na corrida sprint, mas o italiano da VR46 reiterou a majestade no circuito de Assen, ficou longe do #1 e triunfou na prova curta do GP da Holanda, deixando Pecco 1s294 atrás.

Com o campeão vigente da classe rainha na segunda posição do pódio, Fabio Quartararo subiu para o terceiro lugar já que Brad Binder foi punido na última volta por exceder os limites de pista. É a primeira medalha do francês na spint, mas o segundo pódio em 2023, já que ‘El Diablo’ foi terceiro no GP das Américas.

Marco Bezzecchi venceu a sprint (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aleix Espargaró, Brad Binder, Jorge Martín, Maverick Viñales, Enea Bastianini, Álex Márquez e Luca Marini — que foi punido com 0s5 — completam as dez primeiras posições. Marc Márquez foi apenas 17º colocado.

MotoGP volta à pista neste domingo, às 9h (de Brasília) para a largada do GP da Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP em Assen:

A oitava corrida sprint da temporada 2023 encontrou sol e pista seca, ainda que o céu de Assen estivesse parcialmente dublado. Quando os pilotos deixaram os boxes, os termômetros mediam 27°C, com o asfalto chegando a 40°C. A umidade relativa do ar era de 47%, com o vento soprando a 2 km/h.

No grid, a escolha de pneus foi quase uniforme, com a maioria optando por dianteiro duro e traseiro macio. Johann Zarco, Iker Lecuona e Takaaki Nakagami calçaram o dianteiro médio, enquanto Marc Márquez foi com a opção mais mole também na frente.

No apagar das luzes, o pole-position Marco Bezzecchi tracionou bem e conseguiu manter a ponta, diante de Bagnaia e Binder. Na freada da primeira curva, Pecco mergulhou por dentro e forçou o titular da VR46 a ir para fora da pista, o que resultou na perda também da segunda colocação.

No melhor fim de semana até aqui, Quartararo conseguiu manter o quarto posto, diante de Marini, Zarco e Martín.

Largada da corrida sprint em Assen (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Bezzecchi fez uma primeira tentativa para cima de Binder, mas o sul-africano segurou. Mais adiante, Marco conseguiu passar na curva 7, subindo para a segunda colocação. Brad reagiu, mas, na De Bult, Bez retomou a frente.

Bagnaia tentou um sprint para escapar, mas Bezzecchi subiu o passo para se manter junto, abrindo um pouco de margem em relação a Binder. Quartararo seguia em quarto, se esforçando para manter contato com o grupo.

Na volta 4, Bezzecchi aproveitou um erro de Pecco na curva 4 para passar. Pecco tentou o troco na De Strubben, mas o #72 segurou. Os dois chegaram a ficar lado a lado mais uma vez, mas o piloto da VR46 se manteve à frente.

Bezzecchi retomou a ponta das mãos de Bagnaa (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Uma vez na ponta, Marco forçou o passo e abriu de cara 0s5 de vantagem para Bagnaia. Binder era o quarto, com Quartararo coladinho logo atrás.

Ainda com nove voltas pela frente, Fabio Di Giannantonio caiu e abandonou a disputa.

Um dos mais rápidos na pista, Martín era o quinto colocado, já com uma boa folga em relação a Aleix Espargaró, o sexto. Marini vinha em seguida, acompanhado por Viñales, Zarco e Miller. Marc Márquez era o 14º.

Dono de um ritmo superior ao longo de todo o fim de semana, Bezzecchi seguiu disparado na ponta, abrindo mais de 1s de margem para Bagnaia ainda com sete voltas para o fim.

Marco Bezzecchi venceu a sprint em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Mais atrás, Aleix Espargaró vinha em ritmo muito forte, tomando a quinta colocação de Martín. O catalão tinha um atraso de 0s8 para Quartararo.

Na Geert Timmer Bocht, a última chicane de Assen, Viñales tocou o pneu traseiro de Marini, mas se manteve na prova e passou o italiano pouco depois, subindo para a sétima colocação.

Faltando só três voltas para o fim, a diferença entre Bezzecchi e Bagnaia caiu para pouco mais de 0s4, mas o #72 conseguiu aumentar um pouco logo depois.

Atrás, Quartararo ia chegando em Binder, mas com Aleix cada vez mais próximo também.

Na abertura da última volta, a diferença entre os ponteiros tinha subido para 1s2, mas a briga pelo último posto do pódio seguia vida, anda que Binder estivesse se segurando bem.

Fabio Quartararo fez prova heróica, já que tem fratura no pé (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

No entanto, a direção de prova aplicou uma volta longa ao sul-africano, que já tinha sido alertado a respeitar os limites de pista.

Na bandeirada, Bezzecchi ficou com a vitória, diante de Bagnaia. Binder terminou em terceiro, mas o pódio ficou mesmo com Quartararo.

Após a bandeirada, a direção de prova aplicou 0s5 de punição a Marini, por ter cortado a curva 17. Assim, o italiano fica fora dos pontos, em décimo.

MotoGP 2023, GP da Holanda, Assen, Corrida sprint:

1M BEZZECCHIVR4620min09s17413 voltas
2F BAGNAIADucati+1.294 
3F QUARTARAROYamaha+1.872 
4A ESPARGARÓAprilia+2.245 
5B BINDERKTM+4.582 
6J MARTÍNPramac Ducati+5.036 
7M VIÑALESAprilia+5.876 
8E BASTIANINIDucati+10.102 
9Á MÁRQUEZGresini Ducati+10.525 
10L MARINIVR46+10.556 
11J MILLERKTM+11.191 
13J ZARCOPramac Ducati+11.473 
13T NAKAGAMILCR Honda+15.439 
14A FERNÁNDEZGasGas17.754 
15F MORBIDELLIYamaha+19.508 
16L SAVADORIRNF APRILIA+19.664 
17M MÁRQUEZHonda+19.916 
18R FERNÁNDEZRNF APRILIA+20.583 
19M OLIVEIRARNF APRILIA+24.269 
20I LECUONAHonda+24.727 
21J FOLGERGasGas+32.056 
22S BRADLHonda+35.372 
23F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAbandonou 
Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.