MotoGP divulga novo modelo de concessões e divide montadoras em quatro categorias

Na busca de equilibrar ainda mais o grid nos próximos anos, a MotoGP divulgou o novo padrão de concessões para as montadoras, impactando inclusive o uso de pneus e motores ao longo da temporada

A MotoGP anunciou nesta segunda-feira (27) uma grande mudança no formato de concessões dadas às cinco montadoras que atualmente fazem parte do grid da classe rainha do Mundial. Após reuniões que envolveram Dorna, Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Associação de Montadoras de Motocicletas (MSMA), Associação Internacional das Equipes de Corrida (IRTA) e dirigentes das marcas que correm no campeonato.

A partir de 2024, a MotoGP vai contar com um ranking que divide as fábricas em quatro categorias (A, B, C e D), dependendo da porcentagem de pontos que obtiveram no campeonato anterior. Com isso, vai distribuir de acordo o número de testes, pilotos para testes, aparições de wildcard, número de motores, congelamento ou não de peças e até mesmo o número de pneus para uso.

“A MotoGP atualizou o sistema de concessões na classe. A proposta foi revisada e aprovada unanimamente com a MSMA. Todas as fábricas deram seu apoio à proposta para o bem do campeonato”, disse o comunicado.

“As concessões serão calculadas em duas janelas. Uma vai do primeiro ao último evento da temporada. A outra será do primeiro evento depois do teste de verão até o teste de verão da temporada seguinte”, completou a nota.

MotoGP busca equilibrar montadoras com nova regra (Foto: Red Bull Content Pool)

LEIA MAIS
📌 Bagnaia quebra ‘maldição’ e renova título estampando #1 pela primeira vez em 25 anos
📌 Bagnaia mostra poder de reação para fugir do inferno e garantir bicampeonato da MotoGP
📌 Ducati ratifica fase brilhante e faz com Bagnaia o que faltou com Stoner: bi da MotoGP

Neste período estimado, se a montadora obtiver 85% ou mais pontos possíveis, vai ganhar menos pneus e terá apenas testes sem pilotos titulares, sem direito a convidados nas provas e uma única atualização aerodinâmica permitida.

Se ganhar menos de 35% pontos no período, vai ganahr mais pneus, motores e até mesmo atualizações na peça, além de direito de testar em mais locais, com mais pilotos.

Confira os detalhes na tabela abaixo:

RANKINGABCD
PORCENTAGEM DE PONTOSAcima ou igual a 85%entre 60 e 84%entre 35 e 59%menos que 34%
PNEUS DE TESTE170190220260
TESTES PRIVADOSSó com piloto de testeSó com piloto de testeSó com piloto de testeCom qualquer piloto
TESTE EM CIRCUITOS DE GP3 circuitos3 circuitos3 circuitosQualquer circuito
WILD CARD03
MOTORES POR TEMPORADA7 ou 87 ou 87 ou 89 ou 10
ESPECIFICAÇÃO DE MOTORCongeladoCongeladoCongeladoDescongelado
ATUALIZAÇÕES AERODINÂMICAS111
¹Wild-cards não estão sujeitos ao congelamento de motor. Um máximo de 3 wild-cards antes da pausa de verão e um máximo de 3 wild-cards depois do verão
²Deve descartar o pacote aerodinâmico usado anteriormente

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.