MotoGP divulga novo modelo de concessões e divide montadoras em quatro categorias
Na busca de equilibrar ainda mais o grid nos próximos anos, a MotoGP divulgou o novo padrão de concessões para as montadoras, impactando inclusive o uso de pneus e motores ao longo da temporada
A MotoGP anunciou nesta segunda-feira (27) uma grande mudança no formato de concessões dadas às cinco montadoras que atualmente fazem parte do grid da classe rainha do Mundial. Após reuniões que envolveram Dorna, Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Associação de Montadoras de Motocicletas (MSMA), Associação Internacional das Equipes de Corrida (IRTA) e dirigentes das marcas que correm no campeonato.
A partir de 2024, a MotoGP vai contar com um ranking que divide as fábricas em quatro categorias (A, B, C e D), dependendo da porcentagem de pontos que obtiveram no campeonato anterior. Com isso, vai distribuir de acordo o número de testes, pilotos para testes, aparições de wildcard, número de motores, congelamento ou não de peças e até mesmo o número de pneus para uso.
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“A MotoGP atualizou o sistema de concessões na classe. A proposta foi revisada e aprovada unanimamente com a MSMA. Todas as fábricas deram seu apoio à proposta para o bem do campeonato”, disse o comunicado.
“As concessões serão calculadas em duas janelas. Uma vai do primeiro ao último evento da temporada. A outra será do primeiro evento depois do teste de verão até o teste de verão da temporada seguinte”, completou a nota.
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Neste período estimado, se a montadora obtiver 85% ou mais pontos possíveis, vai ganhar menos pneus e terá apenas testes sem pilotos titulares, sem direito a convidados nas provas e uma única atualização aerodinâmica permitida.
Se ganhar menos de 35% pontos no período, vai ganahr mais pneus, motores e até mesmo atualizações na peça, além de direito de testar em mais locais, com mais pilotos.
Confira os detalhes na tabela abaixo:
RANKING | A | B | C | D |
PORCENTAGEM DE PONTOS | Acima ou igual a 85% | entre 60 e 84% | entre 35 e 59% | menos que 34% |
PNEUS DE TESTE | 170 | 190 | 220 | 260 |
TESTES PRIVADOS | Só com piloto de teste | Só com piloto de teste | Só com piloto de teste | Com qualquer piloto |
TESTE EM CIRCUITOS DE GP | 3 circuitos | 3 circuitos | 3 circuitos | Qualquer circuito |
WILD CARD | 0 | 3 | 6¹ | 6¹ |
MOTORES POR TEMPORADA | 7 ou 8 | 7 ou 8 | 7 ou 8 | 9 ou 10 |
ESPECIFICAÇÃO DE MOTOR | Congelado | Congelado | Congelado | Descongelado |
ATUALIZAÇÕES AERODINÂMICAS | 1 | 1 | 1 | 2² |
²Deve descartar o pacote aerodinâmico usado anteriormente
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