MV Agusta anuncia parceria com Forward na Moto2 e volta ao Mundial de Motovelocidade após 42 anos de ausência

A MV Agusta confirmou nesta quarta-feira (6) seu retorno ao Mundial de Motovelocidade. A lendária marca italiana estará na Moto2 em 2019 em parceria com a Forward

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A MV Agusta não quis perder a onda de anúncios e aproveitou a quarta-feira (6) para oficializar seu retorno ao Mundial de Motovelocidade depois de uma ausência de 42 anos. A fábrica italiana vai se aliar a Forward no Mundial de Moto2 a partir de 2019.
Em meados de maio, o site oficial da MotoGP já tinha confirmado a volta da MV Agusta, se baseando em declarações de Cuzari. A oficialização da fábrica italiana, porém, só veio nesta quarta.
MV Agusta vai entrar na Moto2 em 2019 (Foto: Forward)
Atual equipe do brasileiro Eric Granado e do italiano Stefano Manzi, a Forward foi fundada em 2009 e está na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade desde o ano seguinte. Neste período, a escuderia de Giovanni Cuzari também passou pela MotoGP, onde se destacou com Aleix Espargaró na já extinta subclasse Aberta.
 
“A MV Agusta é a marca mais bem sucedida da história do motociclismo”, destacou Giovanni Castiglioni, presidente da marca. “O retorno da MV Agusta aos GPs é uma grande honra para mim”, seguiu.
 
“O Mundial de Moto2 é muito competitivo e, para podermos ser bem-sucedidos, precisamos aplicar o melhor da nossa tecnologia e experiência nas corridas no desenvolvimento da moto”, reconheceu.
 
De acordo com a companhia, o primeiro protótipo da Moto2 vai para a pista no próximo mês e “já em um avançado estágio de desenvolvimento”.
 
A MV Agusta venceu 275 GPs ao longo da história e conquistou 37 títulos no Mundial de Construtores e 38 no Mundial de Pilotos entre 125cc e 500cc.
 
A parceria com a MV Agusta é um sonho antigo de Giovanni Cuzari, mas que só foi possível graças à mudança programada da Moto2, com a Triumph assumindo o posto da Honda como fornecedora única dos motores da categoria. A fábrica inglesa produz motores com três cilindros.
 
O comunicado enviado à imprensa não faz menção aos futuros pilotos da marca. Granado, por exemplo, tem contrato para 2018 com opção de ser renovado por mais dois anos.
 
Nesta temporada, a Forward é a única equipe a contar com chassis Suter, mas, ao menos por enquanto, o desempenho vem deixando a desejar. Passadas as seis primeiras provas do ano, o time ocupa a 15ª colocação no Mundial de Equipes, com seis pontos, todos eles conquistados por Manzi no GP da França. 

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