Arbolino segura Salac e vence caótico GP da França de Moto2. Acosta abandona
Tony Arbolino escapou das confusões e venceu o GP da França da Moto2. De quebra, ainda assumiu a liderança isolada do campeonato graças ao abandono de Pedro Acosta
Se a Moto3 foi até tranquila demais, a Moto2 tratou de trazer logo na segunda volta do GP da França, realizado neste domingo (14), um acidente assustador que causou bandeira vermelha. Mas Tony Arbolino passou ileso pelas confusões e venceu a corrida. De quebra, ainda viu o líder do campeonato, Pedro Acosta, cair, assumindo a liderança isolada com o resultado.
A paralisação acabou abrindo uma janela para o pole-position Sam Lowes, que havia caído instantes antes. A equipe Marc VDS correu contra o tempo para aprontar a moto do britânico e devolvê-lo à posição de honra do grid, mas por questão de segundos, Lowes não conseguiu deixar o pit-lane a tempo e teve de relargar do fundo do pelotão.
Relacionadas
Com o #22 novamente fora de jogo, Arbolino repetiu o caminho feito antes da paralisação e não demorou para assumir a liderança. Nas voltas finais, conseguiu manter Filip Salac a uma distância variando na casa dos 0s5 e garantiu a vitória.
Alonso López completou o pódio, com Celestino Vietti terminando em quarto. Jake Dixon, Somkiat Chantra, Barry Baltus, Fermín Aldeguer, Ai Ogura e Sergio García completaram o top-10.
Arbolino assume a liderança do Mundial, com 25 pontos de vantagem para Acosta. López é terceiro colocado, com 61 pontos, um a mais que Salac.
A Moto2 volta às pistas no dia 11 de junho, para o GP da Itália, em Mugello. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.
Saiba como foi o GP da França de Moto2:
Com o parcialmente nublado, a Moto2 alinhou no grid com a temperatura na casa dos 17°C e o asfalto chegando à marca de 32ºC. A umidade relativa do ar estava em 70%, com o vento soprando a 13 km/h.
A escolha de pneus foi unânime entre os pilotos: todos calçaram a gama mais dura na dianteira e os macios na traseira.
Com 22 voltas a serem completadas, o pole-position Sam Lowes perdeu a ponta para seu companheiro de equipe, Tony Arbolino. Só que Alonso López logo o ultrapassou e foi à liderança, deixando a dupla da Marc VDS para trás.
Líder do campeonato, Pedro Acosta era quarto colocado e estava à frente de Fermín Aldeguer. E foi na segunda volta que Lowes caiu sozinho. Na sequência, outra queda e muito assustadora, envolvendo mais pilotos: Arón Canet, Manuel González e Albert Arenas.
A direção de prova havia apenas acionado a bandeira amarela e demorou para paralisar a prova com a bandeira vermelha, sobretudo pelo atendimento na pista. No replay, González colidiu com a moto de Arenas, que já havia caído na curva 5. Canet acabou se envolvendo também.
Todos, no entanto, estavam conscientes após o acidente. Canet foi levado ao centro médico para uma avaliação.
Quando a corrida foi reiniciada, os pilotos disputariam 14 voltas e relargariam nas posições originais. Todos eram elegíveis para recomeçar a prova. Lowes, no entanto, não conseguiu sair a tempo e, por isso, largou do pit-lane.
Arbolino teve bom reinício e assumiu a ponta, López e Acosta estavam atrás. Filip Salac e Celestino Vietti apareciam em seguida.
O italiano da Marc VDS terminava a primeira volta com uma certa vantagem, 0s4 à frente de López, que tinha Acosta mais perto. A 13 para o fim, a ‘gordurinha’ aumentou bastante: 1s. Acosta conseguiu ultrapassar López, que caiu para terceiro.
O espanhol da Ajo conseguia cortar a vantagem de Arbolino, que só tinha 0s5 de vantagem a 11 giros para o fim. Salac mergulhou por dentro e subiu para o terceiro posto.
No entanto, Acosta deixou a briga pela segunda posição ao perder o controle na curva 7 e ir ao chão, abandonando a corrida. Arbolino se aproveitou e estava quase 2s do agora segundo colocado, Salac. Roy Skinner também abandonou.
O top-5 era formado por Arbolino, Salac, Vietti e Somkiat Chantra. Prejudicado pela queda no início do GP, Lowes já ocupava a 18ª posição, perto da zona de pontuação.
E a vantagem que era de 2s baixou para 0s4 entre Arbolino e Salac, por um pequeno erro do #14. O ritmo de Filip também era bom, anotava a volta mais rápida da prova a oito para o fim.
Ainda assim, Tony conseguia manter Salac atrás, mesmo só 0s4 à frente. E ele conseguiu manter a distância até receber a bandeirada. Salac fechou em segundo, com López completando o top-3. Vietti e Dixon vieram em seguida.
Moto2 2023, GP da França, Le Mans, resultado final:
1 | T ARBOLINO | Marc VDS Kalex | 14 voltas | |
2 | F SALAC | Gresini Kalex | +0.620 | |
3 | A LÓPEZ | Speed UP Boscoscuro | +1.537 | |
4 | C VIETTI | Fantic Kalex | +2.193 | |
5 | J DIXON | Aspar Kalex | +3.041 | |
6 | S CHANTRA | Team Asia Kalex | +4.175 | |
7 | B BALTUS | RW Kalex | +8.853 | |
8 | F ALDEGUER | Speed UP Boscoscuro | +9.437 | |
9 | A OGURA | Team Asia Kalex | +10.696 | |
10 | S GARCIA | PONS Kalex | +10.817 | |
11 | L TULOVIC | IntactGP Kalex | +11.588 | |
12 | J ROBERTS | Italtrans Kalex | +12.128 | |
13 | J ALCOBA | Gresini Kalex | +12.337 | |
14 | D FOGGIA | Italtrans Kalex | +13.061 | |
15 | S LOWES | Marc VDS Kalex | +13.695 | |
16 | S KELLY | American Kalex | +14.633 | |
17 | M RAMÍREZ | Forward | +18.244 | |
18 | B BENDSNEYDER | SAG Kalex | +19.880 | |
19 | S AGIUS | IntactGP Kalex | +22.615 | |
20 | Z VAN DEN GOORBERGH | RW Kalex | +22.684 | |
21 | L DALLA PORTA | SAG Kalex | +25.265 | |
22 | I GUEVARA | Aspar Kalex | +25.347 | |
23 | B GOMEZ | Fantic Kalex | +30.208 | |
A ESCRIG | Forward | NC | ||
P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo Kalex | NC | ||
R SKINNER | American Kalex | NC | ||
M GONZÁLEZ | VR46 Master Camp Kalex | NC | ||
A ARENAS | Red Bull KTM Ajo Kalex | NC | ||
A CANET | PONS Kalex | NC |