Arbolino segura Salac e vence caótico GP da França de Moto2. Acosta abandona

Tony Arbolino escapou das confusões e venceu o GP da França da Moto2. De quebra, ainda assumiu a liderança isolada do campeonato graças ao abandono de Pedro Acosta

Se a Moto3 foi até tranquila demais, a Moto2 tratou de trazer logo na segunda volta do GP da França, realizado neste domingo (14), um acidente assustador que causou bandeira vermelha. Mas Tony Arbolino passou ileso pelas confusões e venceu a corrida. De quebra, ainda viu o líder do campeonato, Pedro Acosta, cair, assumindo a liderança isolada com o resultado.

A paralisação acabou abrindo uma janela para o pole-position Sam Lowes, que havia caído instantes antes. A equipe Marc VDS correu contra o tempo para aprontar a moto do britânico e devolvê-lo à posição de honra do grid, mas por questão de segundos, Lowes não conseguiu deixar o pit-lane a tempo e teve de relargar do fundo do pelotão.

Com o #22 novamente fora de jogo, Arbolino repetiu o caminho feito antes da paralisação e não demorou para assumir a liderança. Nas voltas finais, conseguiu manter Filip Salac a uma distância variando na casa dos 0s5 e garantiu a vitória.

Alonso López completou o pódio, com Celestino Vietti terminando em quarto. Jake Dixon, Somkiat Chantra, Barry Baltus, Fermín Aldeguer, Ai Ogura e Sergio García completaram o top-10.

Arbolino assume a liderança do Mundial, com 25 pontos de vantagem para Acosta. López é terceiro colocado, com 61 pontos, um a mais que Salac.

Moto2 volta às pistas no dia 11 de junho, para o GP da Itália, em MugelloGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da França de Moto2:

Com o parcialmente nublado, a Moto2 alinhou no grid com a temperatura na casa dos 17°C e o asfalto chegando à marca de 32ºC. A umidade relativa do ar estava em 70%, com o vento soprando a 13 km/h.

A escolha de pneus foi unânime entre os pilotos: todos calçaram a gama mais dura na dianteira e os macios na traseira.

A primeira largada da Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Com 22 voltas a serem completadas, o pole-position Sam Lowes perdeu a ponta para seu companheiro de equipe, Tony Arbolino. Só que Alonso López logo o ultrapassou e foi à liderança, deixando a dupla da Marc VDS para trás.

Líder do campeonato, Pedro Acosta era quarto colocado e estava à frente de Fermín Aldeguer. E foi na segunda volta que Lowes caiu sozinho. Na sequência, outra queda e muito assustadora, envolvendo mais pilotos: Arón Canet, Manuel González e Albert Arenas.

A direção de prova havia apenas acionado a bandeira amarela e demorou para paralisar a prova com a bandeira vermelha, sobretudo pelo atendimento na pista. No replay, González colidiu com a moto de Arenas, que já havia caído na curva 5. Canet acabou se envolvendo também.

Todos, no entanto, estavam conscientes após o acidente. Canet foi levado ao centro médico para uma avaliação.

O acidente múltiplo na curva 5 (Foto: Reprodução/MotoGP)

Quando a corrida foi reiniciada, os pilotos disputariam 14 voltas e relargariam nas posições originais. Todos eram elegíveis para recomeçar a prova. Lowes, no entanto, não conseguiu sair a tempo e, por isso, largou do pit-lane.

Arbolino teve bom reinício e assumiu a ponta, López e Acosta estavam atrás. Filip Salac e Celestino Vietti apareciam em seguida.

O italiano da Marc VDS terminava a primeira volta com uma certa vantagem, 0s4 à frente de López, que tinha Acosta mais perto. A 13 para o fim, a ‘gordurinha’ aumentou bastante: 1s. Acosta conseguiu ultrapassar López, que caiu para terceiro.

O espanhol da Ajo conseguia cortar a vantagem de Arbolino, que só tinha 0s5 de vantagem a 11 giros para o fim. Salac mergulhou por dentro e subiu para o terceiro posto.

Acidente múltiplo na Moto2 em Le Mans (Vídeo: reprodução/MotoGP)

No entanto, Acosta deixou a briga pela segunda posição ao perder o controle na curva 7 e ir ao chão, abandonando a corrida. Arbolino se aproveitou e estava quase 2s do agora segundo colocado, Salac. Roy Skinner também abandonou.

O top-5 era formado por Arbolino, Salac, Vietti e Somkiat Chantra. Prejudicado pela queda no início do GP, Lowes já ocupava a 18ª posição, perto da zona de pontuação.

E a vantagem que era de 2s baixou para 0s4 entre Arbolino e Salac, por um pequeno erro do #14. O ritmo de Filip também era bom, anotava a volta mais rápida da prova a oito para o fim.

Ainda assim, Tony conseguia manter Salac atrás, mesmo só 0s4 à frente. E ele conseguiu manter a distância até receber a bandeirada. Salac fechou em segundo, com López completando o top-3. Vietti e Dixon vieram em seguida.

Moto2 2023, GP da França, Le Mans, resultado final:

1T ARBOLINOMarc VDS Kalex14 voltas 
2F SALACGresini Kalex+0.620 
3A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+1.537 
4C VIETTIFantic Kalex+2.193 
5J DIXONAspar Kalex+3.041 
6S CHANTRATeam Asia Kalex+4.175 
7B BALTUSRW Kalex+8.853 
8F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro+9.437 
9A OGURATeam Asia Kalex+10.696 
10S GARCIAPONS Kalex+10.817 
11L TULOVICIntactGP Kalex+11.588 
12J ROBERTSItaltrans Kalex+12.128 
13J ALCOBAGresini Kalex+12.337 
14D FOGGIAItaltrans Kalex+13.061 
15S LOWESMarc VDS Kalex+13.695 
16S KELLYAmerican Kalex+14.633 
17M RAMÍREZForward+18.244 
18B BENDSNEYDERSAG Kalex+19.880 
19S AGIUSIntactGP Kalex+22.615 
20Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+22.684 
21L DALLA PORTASAG Kalex+25.265 
22I GUEVARAAspar Kalex+25.347 
23B GOMEZFantic Kalex+30.208 
 A ESCRIGForwardNC 
 P ACOSTARed Bull KTM Ajo KalexNC 
 R SKINNERAmerican KalexNC 
 M GONZÁLEZVR46 Master Camp KalexNC 
 A ARENASRed Bull KTM Ajo KalexNC 
 A CANETPONS KalexNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.