Rossi critica MotoGP por permitir volta de Marc Márquez após cirurgia: “Não entendo”

O italiano avaliou a tentativa de retorno do espanhol poucos dias após a operação, questionando como a Dorna, promotora do Mundial, permitiu o episódio

Valentino Rossi não poupou as críticas à MotoGP pelo retorno precoce de Marc Márquez após a cirurgia de 2020. O italiano avaliou toda a situação do espanhol e apontou como a categoria não deveria permitir a volta poucos dias após ter passado pela sala de operações.

A temporada passada começou bastante complicada para o hexacampeão. Quando vinha em corrida de recuperação na abertura do calendário, sofreu uma forte queda e fraturou o úmero do braço direito. Desde então, tem enfrentado um longo processo de recuperação.

Na época, rapidamente teve de operar para tratar a lesão. Acontece que quatro dias depois já estava de volta ao circuito para ensaiar o retorno as pistas. Após participar do treino livre no sábado, decidiu desistir da disputa por conta das dores.

Acontece que o excesso de esforço acabou danificando a placa de titânio em seu braço, obrigando uma segunda cirurgia. No final de 2020, uma terceira operação e tratamento com antibióticos para lidar com uma infecção trouxeram incertezas sobre quando Marc vai, de fato, voltar.

Rossi criticou a MotoGP por permitir a tentativa de retorno de Marc Márquez (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ao comentar do assunto, o italiano relembrou do caso de Jorge Lorenzo de 2013, quando o tricampeão fraturou a clavícula e 48 horas após operar, já estava em cima da moto e terminou a prova em Assen na quinta colocação.

“Esse erro foi querer correr novamente muito cedo, logo que a cirurgia terminou, e não entendo como deixaram isso acontecer. Vamos ver: doutor [Claudio] Costa foi um pioneiro, revolucionou tratamentos e reduziu os tempos de imobilização”, falou.

“Após o retorno tão cedo de Lorenzo para Assen em 2013, a Dorna [promotora do Mundial] introduziu novas regras para evitar assumir riscos excessivos. Com o retorno de Márquez, pularam tudo de uma vez, certamente como nunca antes feito. Sinto muito que não possa correr. Caso esteja curado, algo que ninguém sabe no momento, vai voltar tão forte quanto antes”, concluiu.

Marc ficou fora da temporada 2020 e ainda não é certeza para o campeonato deste ano, que tem previsão de iniciar em 28 de março no Catar. Ao falar da recuperação do competidor, a Honda, que definiu a data de apresentação da moto de 2021 para 22 de fevereiro, afirmou que a evolução está satisfatória.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube