Ex-chefe da McLaren, Whitmarsh se junta a Newey em equipe de barcos e diz: “A F1 pode ser sua vida, mas pode consumi-lo”

Martin Whitmarsh é o novo diretor-executivo da Ben Ainslie, equipe inglesa que participa da tradicional corrida de barcos da America’s Cup. Lá, ele trabalhará junto do projetista Adrian Newey

Martin Whitmarsh tem um novo emprego depois de deixar a chefia da McLaren em 2014. Ainda é no ramo das corridas, mas não de carros. O britânico é o novo diretor-executivo da Ben Ainslie, que disputa a tradicional competição de barcos America’s Cup.

 
Ele não será a única figura importante de uma grande equipe de F1 a trabalhar no time: Adrian Newey, que está se afastando pouco a pouco do Mundial, também se juntará ao time para trabalhar no projeto do barco. A BAR firmou, inclusive, uma parceria com a Red Bull Technology.
Martin Whitmarsh agora é chefe de uma equipe de barcos (Foto: Divulgação)
A primeira entrevista na nova função foi dada ao jornal britânico ‘Daily Telegraph’. “A F1 é um esporte que pode ser a sua vida mas pode consumi-lo. Eu acho que chegou bem perto de fazer isso comigo”, revelou.
 
“Mas eu sei que sou um homem de sorte. Tive 25 anos incríveis e nunca vou precisar trabalhar novamente se eu não quiser. Qualquer coisa que seja, quero porque é algo novo”, disse.
 
Ben Ainslie destacou a experiência que Whitmarsh adquiriu no mundo da F1. “Martin veio muito bem recomendado por muitas figuras de autoridade na indústria do automobilismo, teve bons relacionamentos ao longo dos anos com vários de nossos parceiros-chefe, particularmente a Red Bull Techonologies, de Adrian Newey”, falou.

Whitmarsh assumira a chefia da McLaren em 2009, quando Ron Dennis decidiu se afastar do dia a dia da equipe de corridas. Permaneceu no cargo até o início de 2014, sendo desbancado pelo mesmo Dennis. Durante o período em que a McLaren teve seu comando, nenhum título foi conquistado, e o melhor resultado foi o segundo lugar no Mundial de Construtores de 2011.

As imagens da quinta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5241)

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.