Moraes minimiza pressão no Dakar e destaca parceria com Monleón: “É muito bom”

Às vésperas do início da 46ª edição do Dakar, o piloto Lucas Moraes conversou com o GRANDE PRÊMIO sobre as mudanças na carreira desde o ano passado e uma possível pressão para repetir a boa performance de 2023

O Dakar 2024 começou nesta sexta-feira (5), com a disputa do prólogo, que define a ordem de largada da primeira etapa. Um dos destaques do maior rali do mundo é Lucas Moraes, brasileiro que terminou no pódio na última edição e foi promovido dentro da Toyota para este ano.

O brasileiro, que venceu no Sertões em duas oportunidades, estreou no Dakar em 2023 e logo de cara ficou na terceira colocação. Mesmo sem ter vencido etapas ao longo do off-road na Arábia Saudita, usou a consistência e o bom uso do equipamento para se manter entre os ponteiros, algo que espera repetir em 2024.

Promovido para o time de fábrica da Toyota, com o mesmo carro vencedor do ano passado, Moraes contou em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO sobre as chances que possui.

“Ser realista é uma chave para ir bem no Dakar. A expectativa é ser difícil, ter alguns perrengues, viver um momento de superação, de esforço. O resultado vem da sua capacidade de passar por tudo isso. Mas, claro, estou em um time forte, então tenho que corresponder à expectativa que a equipe tem no meu trabalho”, afirmou.

Lucas Moraes e Armand Monleón se juntaram para a disputa do Dakar (Foto: Red Bull Content Pool)

“Pressão faz parte da profissão. Claro que, com o resultado do ano passado, muito mais gente passou a me abordar, a prestar atenção no que faço, mas é natural. Isso não me incomoda. E, pra falar a verdade, agradeço todo essa atenção. No fundo, é uma manifestação positiva, de apoio e carinho”, seguiu.

Para 2024, Moraes vai fazer dupla com Armand Monleón, seu novo navegador. A nova parceria, no entanto, parece não abalar o brasileiro, que elogiou o companheiro.

“Eu não o conhecia. Foi uma escolha da equipe e da Red Bull. Nos demos muito bem desde o início. E, claro, ele é muito bom. Senão, nem estaria nessa equipe”, pontuou.

Neste sábado, o Dakar realiza sua primeira especial na Arábia Saudita, saindo de AlUla rumo a Al Henakiyah, com longos 405 km de trecho cronometrado e mais 127 km de deslocamento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do maior evento de rali do ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Dakar abre temporada 2024 do esporte a motor com Brasil em evidência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.