Piratas forçam Rodrigo Varela a mudar planejamento para disputar Dakar 2024

Rodrigo Varela correu contra o tempo para arranjar UTV alternativo para a disputa do Dakar 2024. Embarcação que trazia carro original sofreu atraso após desviar de piratas no Mar Vermelho

O piloto brasileiro Rodrigo Varela terá um UTV alternativo para a disputa do Dakar 2024, que se inicia nesta sexta-feira (5). Isso porque o carro original está em um cargueiro que precisou mudar a rota para fugir de piratas da milícia Houthi, que abordavam embarcações no Mar Vermelho

A mudança de rota alterou a chegada do cargueiro em 20 dias, o que impossibilitaria Rodrigo de participar da prova junto do navegador Ênio Bozzano. Com ajuda do pai e também piloto Reinaldo, a busca por um carro reserva começou, e teve sucesso, com um modelo localizado em Portugal, e que após adaptações, foi aprovado pela inspeção do Dakar para correr.

“Ainda não temos todas as peças que vamos precisar durante o Dakar, que é uma corrida longa e exige muita manutenção. Para isso, estamos contando com a ajuda das outras equipes. O Dakar é um misto de corrida e aventura. E isso faz da solidariedade uma de suas marcas mais notáveis. As pessoas se ajudam quando podem”, declarou Rodrigo.

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Rodrigo Varela durante o Sertões de 2023 (Vinicius Branca/Fotop)

A milícia Houthi, sediada no Iêmen, intensificou ataques a navios cargueiros no Mar Vermelho nas semanas finais de 2023. A rota é uma das mais importantes do comércio mundial, ligando os mercados da Ásia e Europa sem necessidade de passagem pela África. Os ataques são um gesto de apoio ao grupo radical Hamas no atual confronto contra o estado de Israel.

Filho mais velho de Reinaldo Varela, Rodrigo estreará no Dakar em um time formado inteiro por técnicos brasileiros. Bruno, irmão mais novo, estará em um dos veículos de apoio da trilha. Gabriel, outro piloto da família, ajudou nas questões logísticas, como os esforços de localização do carro.

Rodrigo Varela é um dos brasileiros que participa da classe dos UTVs do Dakar 2024. Além dele, Marcelo Gastaldi (em parceria com Cadu Sachs), Gunter Hinkelmann (com o navegador Fabrizio Bianchini), Jorge Wagerfuhr (ao lado de Humberto Ribeiro) e Cristiano Batista (com o espanhol Fausto Mota) também representam o Brasil.

Na classe principal, dos carros, Lucas Moraes, pódio em 2023, correrá pela Toyota junto do navegador espanhol Armand Monleón. Os irmãos Marcos e Cristian Baumgart correrão com os navegadores Kleber Cincea e Beco Andreotti, respectivamente.

A 46ª edição do Dakar tem início no dia 5 de janeiro de 2024, em Al-‘Ula, na Arábia Saudita. O encerramento, após 12 especiais, está programado para acontecer em Yanbu, no dia 19. Será também a primeira etapa do Mundial de Rali Cross-Country da FIA.

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