Quatro vezes campeão, Muller descarta favoritismo da estreante Citroën na temporada 2014 do WTCC

O piloto francês disse que o time ainda precisa aprender os detalhes básicos do campeonato, enquanto as rivais, mesmo com menos tempo de pista, já sabem o que fazer nos treinos e nas corridas

Tetracampeão do WTCC, Yvan Muller descartou o favoritismo da Citroën para a temporada 2014. Embora tenha começado os testes para o próximo campeonato há cinco meses, o piloto afirmou que a montadora francesa ainda precisa aprender o básico do certame, enquanto as rivais já tem o know-how necessário para vencer.

“Todo mundo acha que nós somos favoritos, mas para mim somos apenas desafiantes”, disse o piloto à revista inglesa ‘Autosport’. “A RML (que fabrica os carros da Chevrolet) tem muita experiência no WTCC. A Honda teve o ano passado para se preparar. Nós não temos nada”, declarou.

Yvan Muller disse que a Citroën não é favorita (Foto: Divulgação)

“A Citroën precisou aprender tudo desde o começo: como planejar estratégias; como acertar o carro para diferentes pistas, diferentes condições; o que fazer no Q1, Q2 e Q3. Eu estou tentando ajudar o máximo que posso, mas com certeza não somos favoritos”, acrescentou o piloto, que terá Sébastian Loeb e José María López como parceiros.

Como a Citroën não participou do campeonato de 2013, ela pôde lançar o carro no mês de julho e testá-lo exaustivamente desde então. A Honda, por sua vez, só levou o equipamento à pista cinco meses depois. Chevrolet e Lada estão com o cronograma ainda mais atrasado para o próximo ano.

E é justamente por esse atraso das montadoras adversárias que Muller descarta qualquer favoritismo. O veterano afirmou que não é possível saber o desempenho dos rivais para poder apontar como deve ser o desempenho dos franceses em 2014.

“Ok, nós já testamos e eu posso dizer que o carro é mais rápido que o Chevrolet de 2013, mas nós ainda não sabemos onde estamos. Como podemos nos comparar com a Honda e com os outros? Há muito para aprender e é um momento de incertezas, mas também é um projeto muito emocionante”, encerrou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube