W Series anuncia parceria com F1 e vai servir de categoria-satélite em oito GPs de 2021

A categoria aproveitou o espaço que F2 e F3 vão deixar e tomou para si a atenção de categoria-satélite do Mundial

A quinta-feira (12) começou com o anúncio de que a W Series será categoria-satélite da Fórmula 1 durante oito fins de semana da temporada 2021. O anúncio foi feito em conjunto entre as duas categorias e aproveita o vácuo deixado pela separação dos calendários de F1 e suas acompanhantes tradicionais, a F2 e a F3. Os eventos específicos em que W Series e F1 dividirão os autódromos ainda não foram divulgados.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Rio Motorsports perde direitos da F1 e inventa justificativa

As duas categorias teriam as primeiras demonstrações desta parceria já na temporada 2020, quando a W Series seria satélite da F1 nos GPs dos Estados Unidos e do México, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a primeira categoria do mundo voltada apenas para pilotas mulheres teve de suspender a temporada, ao passo que a F1 cancelou estes dois eventos.

Como o campeonato ainda não anunciou seu calendário para a temporada de retomada, em 2021, os eventos em que dividirá espaço com a F1 não estão claros. O que se sabe, entretanto, é que GPs europeus são possibilidade, agora que F2 e F3 estão em outra.

Jamie Chadwick foi a primeira campeã da W Series (Foto: W Series)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

“Após uma temporada inaugural tão bem-sucedida, nós, na W Series, estamos absolutamente encantados em começar uma parceria com a Fórmula 1 para 2021 e além. A F1 é, com alguma margem, a maior categoria do esporte a motor e, quando prometemos que a W Series seria maior e melhor no futuro, uma parceria com a F1 sempre foi o objetivo principal”, afirmou a diretora-executiva da categoria, Catherine Bond Muir.

“Não há dúvidas que, agora que a W Series está caminhando ao lado e em colaboração com a F1, nosso alcance global, impacto e influência será aumentado significativamente. Tudo que fez da categoria tão popular em 2019 será mantido. Os carros serão idênticos, as corridas serão apertadas e competitivas e nossa missão será sempre defender os interesses e prospectos das pilotas”, seguiu.

“Queremos que nossas corridas entretenham, e irão entreter, mas também queremos nos tornar um passo crucial para todas as pilotas que quiserem estabelecer uma carreira profissional nas corridas, e nossa proximidade com a F1 facilitará este processo. O fato é que a W Series será elegível aos pontos da superlicença, o que também será importante neste processo”, disse.

O diretor-esportivo da F1, Ross Brawn, também destacou o acordo. “É um momento muito importante para nós receber a W Series como parceiros para oito corridas nesta temporada. A categoria tem sido uma baliza para muita gente desde que foi criada, em 2018”, falou.

“Acreditamos ser incrivelmente importante dar chances para que todos atinjam os maiores níveis de nosso esporte, e sua parceria com a F1 na próxima temporada mostra a determinação e o comprometimento para sublinhar a categoria e a importância de aumentar a diversidade no esporte”, finalizou.

Já a F1 anunciou um rascunho de calendário para 2021, com inclusão do GP da Arábia Saudita e a manutenção do GP do Brasil em Interlagos.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube