Pirelli encerra semana de testes de pneus de 2023 com dupla da Ferrari em Ímola

A Ferrari assumiu o lugar da Alpine e completou a semana de testes com a próxima gama de pneus da Pirelli na F1. Alfa Romeo e AlphaTauri também participaram

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A Pirelli continuou a semana de testes pós-GP da Emília-Romanha com os pneus em preparação para a temporada 2023. Nesta quarta-feira (27), assim como na terça, três equipes tomaram a pista de Ímola. A única mudança foi a troca da Alpine pela Ferrari, mas AlphaTauri e Alfa Romeo se mantiveram para o segundo e último dia de atividades na pista do norte da Itália.

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As equipes que seguiram na pista, mudaram os pilotos participantes. Yuki Tsunoda entrou no lugar de Pierre Gasly na AlphaTauri, enquanto o reserva Robert Kubica pegou o carro de Guanyu Zhou para pilotar a Alfa Romeo.

Na Ferrari, com apenas um dia para andar, os dois pilotos foram acionados. Charles Leclerc guiou o carro pela manhã e Carlos Sainz assumiu no turno da tarde. Os pneus em teste no momento são apenas os slicks, de pista seca.

As informações em testes assim costumam ser muito poucas ou nenhuma, mas a Pirelli anunciou que, pela manhã, Kubica deu 81 voltas contra 63 de Leclerc e somente 50 de Tsunoda. Já na parte da tarde, quem andou mais foi a AlphaTauri: deu 53 giros contra 51 da Ferrari e somente 19 da Alfa Romeo. Neste ano, os testes da Pirelli estão sendo conduzidos com os carros de 2022 de cada equipe, em vez dos tradicionais carros-mula.

A Pirelli tem direito garantido pela FIA de realizar 25 dias de testes por temporada para avaliar a situação dos pneus do ano seguinte – levando-se em conta que cada participação de uma equipe conta como um dia inteiro e, então, ter três equipes na pista conta como três dias. Entretanto, com um campeonato cheio de 23 fins de semana, o trabalho da fornecedora única de pneus da F1 é difícil para estabelecer um calendário. Estes dias em Ímola serão apenas os primeiros de 2022.

Robert Kubica esteve na pista na quarta-feira em Ímola (Foto: Alfa Romeo)
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Para diminuir os problemas logísticos, a Pirelli optou por facilitar e escolher pistas europeias para realizar os testes. Barcelona e Silverstone, praças tradicionais para isso, tiveram de ficar de fora, já que são duas corridas seguidas por outra na semana seguinte. Assim, além de Ímola, o Red Bull Ring (Áustria), Hungaroring (Hungria) e Monza (também na Itália) receberão os próximos dias de testes, assim como Mugello, que não faz parte do calendário da F1.

O calendário de participação das equipes depois de Ímola já está bem estruturado. Como cada time tem dois dias de testes à disposição, a Pirelli tem de distribuir.

No dia 24 de junho, a Ferrari assume os testes da Pirelli em Mugello. No dia 12 de julho, após o GP da Áustria, testam McLaren, Williams e Red Bull; em seguida, dia 13, Alpine assume o lugar dos taurinos.

Em agosto, dias 2 e 3, Mercedes e Aston Martin participam dos testes de pneus na Hungria. Por fim, no dia 13 de setembro, em Monza, será novamente a vez da Red Bull.

A única equipe que não participará dos testes é a Haas. Ano passado, quem optou por ficar de fora foi a Williams, por conta dos custos da criação de um carro-mula, usado para esse tipo de trabalho.

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