Pirelli realiza dia de testes com pneus de 2023 e põe Ocon, Gasly e Zhou em Ímola

A terça-feira pós-GP da Emília-Romanha é de testes da Pirelli no circuito de Ímola. Hoje, foram à pista Pierre Gasly, Esteban Ocon e Guanyu Zhou

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN E RED BULL BRILHAM EM DIA RUIM DA FERRARI EM ÍMOLA | Paddock GP #284

O GP da Emília-Romanha passou, mas a Fórmula 1 segue na pista de Ímola para uma rodada de testes da Pirelli ao longo da semana. A fábrica de Milão já coloca os pneus de 2023 na pista e conta com a disponibilidade das equipes. Nesta terça-feira (26), Pierre Gasly, Esteban Ocon e Guanyu Zhou foram os escolhidos para tomarem o traçado no primeiro de dois dias de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As informações sempre são parcas em testes assim, visto que são apenas para começar a trabalhar com os pneus do ano que vem e nada acarretam para as equipes em termos de conhecimento dos carros atuais. Na realidade, os testes da Pirelli em 2023 serão realizados com os carros de 2022 – em vez dos tradicionais carros-mula.

A Alpine se manifestou no fim da parte da manhã, quando postou uma foto de Ocon e afirmou que ele já tinha 54 voltas. A Alfa Romeo, por sua vez, anunciou que, depois de Zhou na terça-feira, Robert Kubica assumirá o carro para o teste de quarta-feira. A AlphaTauri não se manifestou. No fim do dia, porém, a Pirelli informou que Ocon deu 122 voltas para a Alpine, enquanto Gasly rodou 121 vezes e Zhou, 120.

A Pirelli tem direito garantido pela FIA de realizar 25 dias de testes por temporada para avaliar a situação dos pneus do ano seguinte – levando-se em conta que cada participação de uma equipe conta como um dia inteiro e, então, ter três equipes na pista conta como três dias. Entretanto, com um campeonato cheio de 23 fins de semana, o trabalho da fornecedora única de pneus da F1 é difícil para estabelecer um calendário. Estes dias em Ímola serão apenas os primeiros de 2022.

Guanyu Zhou também foi à pista em Ímola (Foto: Alfa Romeo)
Paddockast #144: Os pilotos que mais precisam crescer na fase europeia da F1 2022

Para diminuir os problemas logísticos, a Pirelli optou por facilitar e escolher pistas europeias para realizar os testes. Barcelona e Silverstone, praças tradicionais para isso, tiveram de ficar de fora, já que são duas corridas seguidas por outra na semana seguinte. Assim, além de Ímola, o Red Bull Ring (Áustria), Hungaroring (Hungria) e Monza (também na Itália) receberão os próximos dias de testes, assim como Mugello, que não faz parte do calendário da F1.

De acordo com as informações divulgadas pela Pirelli no início da semana, a Ferrari também irá participar destes testes, mas apenas na quarta-feira, quando substitui a Alpine.

O calendário de participação das equipes depois de Ímola já está bem estruturado. Como cada time tem dois dias de testes à disposição, a Pirelli tem de distribuir.

No dia 24 de junho, a Ferrari assume os testes da Pirelli em Mugello. No dia 12 de julho, após o GP da Áustria, testam McLaren, Williams e Red Bull; em seguida, dia 13, Alpine assume o lugar dos taurinos.

Em agosto, dias 2 e 3, Mercedes e Aston Martin participam dos testes de pneus na Hungria. Por fim, no dia 13 de setembro, em Monza, será novamente a vez da Red Bull.

A única equipe que não participará dos testes é a Haas. Ano passado, quem optou por ficar de fora foi a Williams, por conta dos custos da criação de um carro-mula, usado para esse tipo de trabalho.

O QUE LEWIS HAMILTON PODE FAZER DE HISTÓRICO NA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.