Verstappen critica longa viagem entre Las Vegas e Abu Dhabi: “Não é algo sustentável”

Max Verstappen destacou os efeitos da grande distância entre Las Vegas e Abu Dhabi, que recebem as duas últimas etapas do ano na F1. Segundo o tricampeão, decisão de fazer as corridas em finais de semana seguidos não segue discurso de sustentabilidade da categoria

Depois de realizar uma das etapas mais aguardadas da temporada em Las Vegas, a Fórmula 1 atravessa o mundo para encerrar o campeonato de 2023 em Abu Dhabi, neste fim de semana. Com uma distância de aproximadamente 13 mil km entre os dois locais, os voos chegam a durar mais de 20 horas, e Max Verstappen admitiu que a configuração do calendário neste desfecho passa longe do ideal. Segundo ele, em um momento em que a categoria fala sobre ser sustentável, o agendamento das corridas gera um efeito completamente oposto.

“É um pouco difícil de entender em qual fuso horário você está”, disse Verstappen. “Acho que o que ajuda aqui é que é tudo um pouco mais tarde. Então, você tenta ter uma boa noite de sono, esse tipo de coisa”, comentou.

“Definitivamente acho que [precisamos de mudanças] para o futuro — e sei que isso não será possível no ano que vem”, prosseguiu. “Mas é um pouco estranho estarmos praticamente do outro lado do mundo antes de vir para cá. Especialmente quando você fala sobre sustentabilidade”, admitiu.

A sustentabilidade mencionada por Verstappen não se refere apenas à poluição gerada por mais um deslocamento da Fórmula 1 ao continente asiático — local em que a categoria já disputou algumas corridas este ano —, o que envolve o transporte de equipamentos por uma longa distância. Para ele, a questão também se refere aos efeitos gerados em quem trabalha no paddock.

Max Verstappen disse que a viagem de Las Vegas a Abu Dhabi não está alinhada com o discurso sustentável (Foto: AFP)

O tricampeão garantiu que os pilotos terão uma conversa com a F1 sobre o assunto, já que, em sua opinião, é possível fazer uma organização melhor das corridas. Vale lembrar, entretanto, que Abu Dhabi paga uma quantia considerável para hospedar justamente o encerramento do campeonato.

“Não é algo muito sustentável, provavelmente, e não apenas pelas emissões [de carbono], mas também para o corpo humano. No fim, sempre lidamos com isso, mas não acho que seja algo bom”, pontuou.

“Falaremos com a F1 sobre isso, se há alguma coisa que podemos fazer no futuro para tornar o fim do ano um pouco mais normal”, afirmou. “Porque já temos um grande número de corridas e viajamos muito depois da pausa de verão”, analisou.

GP de Abu Dhabi recebe o encerramento da temporada na Fórmula 1 (Foto: Ferrari)

“Acho que podemos fazer um trabalho melhor na colocação das corridas”, avaliou. “Mas, para o ano que vem, acho que farão isso no início do ano. Então, isso ajuda”, completou.

Charles Leclerc, que chegou mais cedo a Las Vegas para se acostumar com o fuso horário, apresentou uma visão bem parecida ao atual campeão. O monegasco disse que conseguiu descansar na chegada a Abu Dhabi, o que diminuiu os efeitos da longa viagem, mas destacou que mecânicos e engenheiros sofrem bastante com o deslocamento. Segundo ele, é algo que precisa ser revisto a partir de 2025, já que o calendário de 2024 já está fechado.

“Não sofri, o que normalmente acontece em algumas corridas, mas acho que é bem diferente desta vez”, opinou Leclerc. “Com as 16 horas de voo que levei para chegar aqui, fiquei tão cansado que dormi como um bebê na primeira noite. Desde então, estou me sentindo bem. O fuso horário não tem sido um problema”, garantiu.

Leclerc concordou com a visão de Verstappen sobre o calendário (Foto: AFP)

“Mas, obviamente, falando sobre o paddock e especialmente mecânicos e engenheiros, todos parecem estar muito cansados e sofrendo muito com isso”, reconheceu. “E acho que será ainda mais difícil no ano que vem, porque teremos três corridas em sequência. Depois disso, acho que podemos repensar um pouco o jeito com o qual organizamos essa última parte da temporada”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 6h30 (de Brasília), enquanto o TL2 começa às 10h; no sábado, o TL3 inicia às 7h30, com a classificação às 11h. Por fim, a largada, no domingo, está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.