Haas traça meta para pré-temporada no Bahrein: melhorar gerenciamento dos pneus

Chefe da Haas desde o início de 2024, Ayao Komatsu revelou que objetivo da equipe durante os testes de pré-temporada vai ser resolver problema crônico de desgaste dos pneus

Os testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 acontecem esta semana, entre os dias 21 e 23, no Bahrein, palco da primeira corrida do ano. Ayao Komatsu, que assumiu a vaga de chefe de equipe da Haas após a demissão de Guenther Steiner em janeiro, revelou que o objetivo do time americano é “alcançar melhorias graduais”, mas afirmou foco maior no “gerenciamento dos pneus” durante os três dias no circuito de Sakhir.

A escuderia do proprietário Gene Haas foi a primeira a apresentar o novo carro para a temporada 2024. Só que o novo dirigente não ficou totalmente satisfeito com o VF-24 e afirmou que a equipe de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen deve ficar “nas últimas posições” do grid, pelo menos nas primeiras etapas.

Komatsu, no entanto, já definiu por onde quer começar a desenvolver o bólido. “Se você olhar para o nosso grande problema em 2023, aos domingos, simplesmente não conseguimos administrar os pneus ao longo de 300 km”, afirmou o japonês. “Então é nisso que vamos nos concentrar [durante os testes]”, garantiu.

O objetivo principal da esquadra da Carolina do Norte, de acordo com Ayao, é coletar “dados relevantes para que os engenheiros entendam o que está acontecendo com o carro e os pneus”.

Melhorar o gerenciamento dos pneus é o primeiro objetivo da Haas com o VF-24 (Foto: Haas)

Desde que chegou à Haas, o novo chefe tem adotado um estilo ‘pés no chão’, o que agradou principalmente Magnussen. Com dois dias restando para o início da pré-temporada, Komatsu novamente afirmou que atualizações maiores serão feitas apenas no “médio prazo” e que objetivo é colocar um “carro funcional” nas pistas.

“O objetivo a curto prazo é alcançar melhorias graduais”, sublinhou o mandatário. “Como já disse antes, acredito que temos bons ingredientes e boas pessoas na equipe, mas realmente precisamos nos concentrar e agir como uma unidade para fazer essas melhorias”, explicou.

Mas, onde a escuderia pretende chegar a longo prazo? Tudo depende do sucesso das etapas anteriores. “Não estou olhando muito para o futuro. Porque temos uma excelente oportunidade diante de nós para fazer uma reestruturação interna na equipe”, acrescentou Ayao.

“Cada indivíduo está tentando melhorar cada vez mais em sua área”, observou Komatsu, antes de finalizar: “Cada dia é um desafio para ver no que podemos melhorar.”

A Haas foi a única equipe que já revelou a escala dos pilotos para os testes desta semana. Após o shakedown realizado em Silverstone, no início deste mês, o time americano terá uma última oportunidade de coletar informações e fazer mudanças antes do início oficial da temporada.

A primeira corrida do ano acontece na próxima semana, entre 29 de fevereiro e 02 de março, também no Bahrein.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.