Mercedes “quer tirar pressão” de Antonelli, mas elogia e prevê “muito sucesso na F1”

Chefe da Mercedes, Toto Wolff não descartou a escolha de Andrea Kimi Antonelli para a vaga de Lewis Hamilton em 2025, mas reforçou que ainda vai analisar todas as opções disponíveis no mercado de pilotos

A notícia inesperada da saída de Lewis Hamilton da Mercedes em 2025, divulgada no início de fevereiro, está causando dor de cabeça ao chefe da equipe, Toto Wolff. Após perder o piloto de maior sucesso da história da Fórmula 1 para uma rival direta, a Ferrari, o austríaco agora precisa definir quem será o substituto do heptacampeão. Wolff não descarta dar oportunidade a Andrea Kimi Antonelli, jovem cria da academia de pilotos da Mercedes, mas garantiu que decisão “não vai acontecer tão cedo”.

Antonelli faz parte do programa de talentos da Mercedes desde 2018. Após conquistar o título da FRECA em 2023, o pulou o degrau da Fórmula 3 e vai estrear na Fórmula 2 em 2024, aos 17 anos, pela PREMA. Não é segredo que o time de Brackley prepara o jovem para defender seus quadros em algum momento, mas a necessidade chegou antes do esperado.

Nesta quarta-feira (21), durante o intervalo entre as duas sessões do primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, Wolff foi questionado sobre a possibilidade de Antonelli ocupar a vaga ao lado de George Russell em 2025. “Fomos surpreendidos com o anúncio de Lewis”, disse. “Quero fazer o contrário na hora de escolher o piloto para o próximo ano”, continuou.

“Está claro que Kimi está em nossa academia desde os 11 anos e tivemos um grande prazer em vê-lo crescer e subir nas categorias”, lembrou.

Andrea Kimi Antonelli é cotado para assumir vaga de Hamilton na Mercedes em 2025 (Foto: F2)

Entretanto, não quer que o italiano se sinta pressionado antes mesmo do início da temporada. “Quero tirar um pouco da pressão sobre ele”, revelou. “Tem 17 anos. Ganhou tudo o que precisava ganhar em na temporada de estreia. Será um piloto de muito, muito sucesso na F1. Mas ainda não começou sua campanha na F2”, ponderou o chefe da equipe.

Entre os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, aconteceram os testes de pré-temporada da principal categoria de acesso à F1. Antonelli conquistou resultados discretos. O italiano terminou o primeiro dia na quarta posição, o segundo dia em 21º e encerrou sua participação com o 12º melhor tempo. Wolff comentou sobre os resultados iniciais de seu pupilo.

“[A Prema] teve um teste difícil nos primeiros dias no Bahrein, então veremos como tudo se desenvolve”, argumentou. “Quero esperar as primeiras corridas [de F2] que realmente acontecerão junto com a F1”, explicou Toto.

O chefão da Mercedes também revelou que está de olho no mercado de pilotos da classe rainha, já que muitos nomes estão em seu último ano de contrato com suas respectivas equipes. “Há muitos pilotos bons disponíveis para o próximo ano ou depois, e tudo isso entrará na equação ao decidir a lista de pilotos para 2025”, disse ele, antes de finalizar: “Mas isso não vai acontecer tão cedo.”

A Fórmula 1 está no Bahrein para os três dias de pré-temporada. Nesta quarta-feira, Max Verstappen mostrou um ritmo impressionante com o seu RB20 e colocou a Red Bull no topo da tabela de tempos.

A primeira corrida do ano acontece na próxima semana, entre 29 de fevereiro e 2 de março, também no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.