Alpine prega foco em 2023 e planeja novas atualizações no GP da Bélgica

Depois do duplo abandono no GP da Inglaterra, Alpine planeja apresentar uma nova asa dianteira e novidades no assoalho do carro em Spa-Francorchamps, segundo Otmar Szafnauer

Em busca de recuperação na temporada 2023 da Fórmula 1 após não pontuar no GP da Inglaterra, a Alpine planeja introduzir duas atualizações na A523 para o GP da Bélgica, que está programado para acontecer entre os dias 28 e 30 de julho. De acordo com o chefe de equipe, Otmar Szafnauer, as mudanças no carro francês serão feitas na asa dianteira e no assoalho.

A duas etapas da parada para as férias de verão da F1, a Alpine vive um momento irregular no campeonato. Após conquistar o pódio com Esteban Ocon e o sétimo lugar com Pierre Gasly no chuvoso GP de Mônaco, a escuderia de Enstone somou apenas seis pontos em quatro corridas, com destaque negativo para o duplo abandono em Silverstone, quando Ocon parou por causa de uma falha na bomba hidráulica e Gasly teve danos na suspensão depois de ser atropelado por Lance Stroll nas voltas finais da corrida inglesa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clic
ando aqui!

Esteban Ocon foi obrigado a abandonar o GP da Inglaterra (Foto: AFP)

A McLaren, em contrapartida, foi ao pódio com Lando Norris e alcançou o quarto lugar com Oscar Piastri, resultado que faz o time de Woking agora ocupar o quinto lugar no Mundial de Construtores, jogando a Alpine para sexto.

“Nossas atualizações funcionaram este ano, e há outra significativa chegando antes da pausa”, apontou Szafnauer sobre o que será levado para Spa-Francorchamps. “Espero que isso também ajude, porque a mudança de competitividade relativa faz esse tipo de coisa. Então sim, estou ansioso pela próxima.”

O dirigente enfatizou que a equipe ainda tem margem dentro do teto de gastos para levar novas peças para a pista nos próximos meses. “Do ponto de vista do limite de custos, temos espaço”, garantiu. Porém, caso a Alpine tenha de fazer mais alterações no carro, principalmente para o GP da Holanda, o primeiro depois da parada das férias de verão europeu, vai precisar levar em considerações as Restrições de Testes Aerodinâmicos da FIA (ATR).

“Do ponto de vista do ATR, é aí que temos de decidir quanto compromisso há entre o carro de 2024 e o de 2023. Isso terá de ser uma decisão estratégica sobre o que continuaremos a fazer. Mas, no momento, a maioria dos nossos esforços ainda está no carro de 2023, não no de 2024.”

Alpine vai apresentar atualizações no GP da Bélgica (Foto: Alpine)

Szafnauer destacou também que prefere continuar trazendo atualizações para o carro atual, pois não haverá mudanças nas regras em 2024, assim o trabalho para a próxima temporada pode ser aplicado antecipadamente. “Estou sempre a favor de atualizar o carro o máximo possível. Isso dependerá do que conseguimos com a última atualização. Quanta performance podemos adicionar a ela”, afirmou.

“E não podemos responder até passar por todo o processo aerodinâmico e de testes de túnel de vento virtual para fazer os experimentos e ver o que encontramos. E então determinar, quando soubermos, quando essas atualizações estarão disponíveis. Portanto, é muito difícil prever, a menos que tenha passado por essas etapas. Mas sou a favor de continuar atualizando”, completou.

O chefe da Alpine acrescentou que um fator limitante é a capacidade de introduzi-las a tempo de ter um impacto nas últimas corridas da temporada. “Você pode ficar sem tempo. Existe um tempo finito entre ter o momento de descoberta no túnel e colocá-lo no carro. Então, se considerarmos que a última corrida é no final de novembro, é preciso voltar oito semanas a partir disso para então dizer: ‘Oh, aqui está o meu momento de descoberta. Talvez, eu tenha apenas uma corrida. Vale a pena?’ Uma única corrida não vai fazer diferença.”

“Normalmente, começamos a considerar isso durante a pausa. No momento, ainda estamos focados no carro de 2023. Depois da pausa, damos uma olhada para ver. Então, ainda pode valer a pena fazer um grande pacote para as últimas três corridas. Mas digamos que seja até meados de setembro. Depois disso, não vale a pena”, concluiu.

A Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.