Sainz começa bem em Silverstone e lidera TL2 do GP da Inglaterra. Hamilton é 2º

Carlos Sainz mostrou começar o fim de semana em melhor situação que Charles Leclerc e os rivais da Red Bull. O espanhol liderou o TL2 em Silverstone

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Sem a chuva da manhã, o segundo treino livre para o GP da Inglaterra de Fórmula 1, nesta sexta-feira (1), teve sol entre nuvens e pista liberada. Para recuperar o tempo perdido, equipes e pilotos povoaram o traçado de Silverstone bastante ao longo dos 60 minutos. No fim das contas, após Valtteri Bottas pontear no TL1, as coisas voltaram ao normal: Carlos Sainz ficou com o primeiro tempo.

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Apesar de um período pequeno na marca de metade do treino em que Lando Norris colocou a McLaren na frente, a Ferrari controlou as ações da tabela de tempos no restante do dia. Quase sempre, Sainz esteve mais rápido que Charles Leclerc, mas os dois, por via de regra, foram superiores a Max Verstappen e Sergio Pérez.

Quem mostrou novamente que vem para um fim de semana promissor foi a Mercedes – sobretudo Lewis Hamilton. O heptacampeão ficou com a segunda colocação, atrás somente de Sainz. É verdade que já havia sido assim, com o segundo posto no TL1, mas os tempos e a circunstâncias ali foram pouco representativas. No TL2, nem tanto.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Inglaterra. No sábado, o TL3 abre o dia às 8h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 11h.

Carlos Sainz foi o mais rápido do TL2 (Foto: AFP)
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Confira como foi o TL2:

Não havia chuva sobre a pista de Silverstone no momento em que o relógio apontou as 12h [de Brasília, 16h locais] para o começo do segundo treino livre. Pelo contrário, as nuvens carregadas de mais cedo saíram de cena em detrimento de um céu aberto, com bastante sol na maior parte da pista – algumas nuvens mais pesadas ainda restavam em certos pontos do traçado, mas menos ameaçadoras que antes.

Conforme era de se esperar após o TL1 de tempo perdido e onde apenas dez pilotos marcaram volta rápida, a pista encheu imediatamente. A necessidade de quilometragem bateu na porta dos times. Bastante gente apostavam em todos os tipos de pneu. Alpine e Williams foram de macios, enquanto o restante do grid se dividiu entre médios e duros.

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Max Verstappen, que fez apenas volta de instalação no TL1, já relatava um “barulho estranho” no carro da Red Bull. Enquanto isso, Lando Norris passava direto na curva Abbey e fazia um caminho na área de escape para não ter de passar na grama.

Difícil saber o quão significativas as voltas eram para os carros naquele momento, mas Charles Leclerc passou com 1min29s639 e a liderança após 10 minutos de treino. Carlos Sainz vinha em segundo, enquanto Max Verstappen e Sergio Pérez faziam a Red Bull colar na Ferrari – as duas principais equipes do grid utilizavam pneus médios.

Lewis Hamilton começou bem o fim de semana de casa (Foto: Mercedes)

O tráfego era uma questão real na pista. George Russell reclamou, mas na sequência também acabou bloqueando Norris. George, aliás, usava pneus duros em comparação aos médios para Lewis Hamilton, em estratégia diferente. Alexander Albon conseguia colocar a Williams no top-1-, ao passo que Leclerc melhorava a volta e reforçava a dianteira.

Hamilton ainda reclamava dos muitos quiques da Mercedes, mesmo dias após o chefe Toto Wolff dizer que o problema fora resolvido.

Após 20 minutos bem movimentados, a pista esvaziou na sequência. Pelos cinco minutos seguintes, apenas aparições esporádicas: Valtteri Bottas foi um, Russell saiu depois com os macios e a transmissão de TV mostrava as aparições de ex-titulares no paddock: Nico Hülkenberg e Esteban Gutiérrez, no caso.

Na marca de 30 minutos, era Norris quem ponteava. Instantes antes, o inglês rodou em 1min29s118 para assumir a dianteira. Leclerc, Sainz, Russell, Verstappen, Pérez, Yuki Tsunoda, Bottas, Hamilton e Kevin Magnussen fechavam o top-10. A pista esquentava novamente.

O começo da segunda parte do treino foi com a maioria do pelotão aparecendo com os pneus de faixa vermelha. Alonso rapidamente pulou para a quarta colocação, ao passo que Albon aparecia com parafina na lateral da Williams. De macios, a Ferrari reforçou a dianteira e voltou a liderar. Sainz rodou em 1min28s942 para superar Norris.

Lando Norris chegou a liderar o TL2 em dado momento (Foto: AFP)

Nos minutos seguintes, quase todo mundo completou voltas rápidas de pneus macios. Apenas Red Bull, Hamilton e Sebastian Vettel é que demoraram um pouco mais.

Verstappen, diga-se, voltava a relatar o barulho estranho no carro da Red Bull. Mas o problema maior era nos boxes da McLaren: quando o mecânico enganchou o macaco para levantar a traseira do carro de Norris e trocar os dois pneus dianteiros, o instrumento quebrou e deixou Lando esperando, sem pneus, durante alguns segundos.

Quando finalmente conseguiu andar de macios, Hamilton foi muito bem: pulou para o segundo lugar. Verstappen foi para quarto, logo à frente de Leclerc e 0s207 mais lento que Sainz. Pérez não conseguiu ir além do sétimo lugar na primeira tentativa com a borracha de faixa vermelha.

Bem mais atrás, numa Aston Martin que ainda sofria na pista de casa, Vettel relatava quebra no assoalho e garantia: não tinha saído da pista e nem batido em nada, era um problema do carro mesmo. O tetracampeão ocupava o 15º lugar.

O TL2 virou praça de simulações de corrida nos últimos dez minutos, algo que cortou as voltas mais rápidas. Boa notícia dali para a frente apenas para Russell, quando a Mercedes disse a ele no rádio que estava “no mesmo ritmo da Ferrari”.

E foi assim que terminou. Sainz na liderança e Hamilton em segundo, enquanto Norris, Verstappen, Leclerc, Alonso, Pérez, Russell, Daniel Ricciardo e Lance Stroll fecharam o top-10.

F1 2022, GP da Inglaterra, Silverstone, TL2

1C SAINZFerrari1:28.942 28
2L HAMILTONMercedes1:29.105+0.16321
3L NORRISMcLaren Mercedes1:29.118+0.17629
4M VERSTAPPENRed Bull1:29.149+0.20718
5C LECLERCFerrari1:29.404+0.46225
6F ALONSOAlpine1:29.695+0.75319
7S PÉREZRed Bull1:29.753+0.81117
8G RUSSELLMercedes1:29.799+0.85729
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:29.902+0.96026
10L STROLLAston Martin Mercedes1:29.942+1.00017
11V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:30.000+1.05829
12S VETTELAston Martin Mercedes1:30.057+1.11520
13E OCONAlpine1:30.238+1.29612
14A ALBONWilliams Mercedes1:30.263+1.32114
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:30.271+1.32927
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:30.338+1.39629
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:30.480+1.53827
18P GASLYAlphaTauri Honda1:30.510+1.56828
19M SCHUMACHERHaas Ferrari1:30.609+1.66729
20N LATIFIWilliams Mercedes1:31.609+2.66727
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