Alpine diz que saída de Hamilton da Mercedes não muda negociação com Gasly e Ocon

Bruno Famin, chefe de equipe interino da Alpine, garantiu que as conversas sobre renovação de contrato com seus pilotos já estavam em andamento antes da notícia da saída de Hamilton para Ferrari

Com o bombástico anuncio da saída de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025, de repente uma vaga surgiu na Mercedes para a próxima temporada. Sendo um dos times mais fortes do grid, muitos pilotos estão de olho no assento que ficou disponível ao lado de George Russell na escuderia comandada por Toto Wolff. Na busca de evitar problemas futuros, a Alpine já começou a negociar novos contratos com Pierre Gasly e Esteban Ocon, mas negou que a mudança do heptacampeão tenha influenciado em algo.

Bruno Famin, chefe da esquadra francesa, sabe que seus pilotos não possuem contrato para o próximo ano e que Ocon, inclusive, ainda possui um vínculo com as Flechas de Prata.

No entanto, ele garantiu que as negociações sobre um novo acordo começaram antes mesmo da notícia sobre Hamilton. “Não esperamos Hamilton ir para a Ferrari para conversar com os nossos pilotos”, disse Famin ao site americano Motorsport. “Estamos conversando permanentemente com eles”, revelou.

“Estou muito feliz com o relacionamento que temos com eles, com a nossa comunicação e com o trabalho que estão realizando. E conversamos regularmente com eles, conversamos antes e depois [do anúncio da saída] de Hamilton”, assegurou mais uma vez o dirigente.

Alpine está confiante em renovação de Esteban Ocon e Pierre Gasly para 2025 (Foto: Alpine)

Porém, Bruno admitiu que o time de Enstone também está de olho no mercado. Caso as negociações com Gasly e Ocon não deem certo, ele também sabe que pode contar com Jack Doohan, piloto reserva que participará de alguns testes com a Alpine nesta temporada. “Para ser honesto, é claro que todos nós damos uma olhada no mercado de pilotos. Mas temos também a nossa academia e é nosso dever ver o que está acontecendo”, sublinhou o francês.

“Estamos de olho nisso, mas ainda não há decisão alguma”, assegurou Bruno, que sabe que a equipe tem outras prioridades: “Nossa prioridade está mais focada no desenvolvimento do carro e da equipe, e estamos confiantes em nossos pilotos.”

Quando foi questionado sobre a importância de garantir novos contratos com sua atual dupla para 2025, Famin afirmou que não há nenhuma urgência quanto a isso. “Eles sabem o que pensamos e também como funciona a F1”, disse o vice-presidente da Alpine.

“Não há duplicidade. E é por isso que é importante conversarmos regularmente, colocar tudo na mesa”, acrescentou, antes de concluir: “Mais uma vez, acho que estamos felizes com eles. Vamos esperar pela primeira corrida e pelo desempenho do carro, mas entendo que eles estejam felizes com a equipe. Vamos conversar um pouco mais tarde sobre isso.”

A Alpine apresentou, na última quarta-feira (7), a A524, carro para a temporada 2024. Após terminar em sexto lugar no Mundial de Construtores do ano passado, o time francês espera dar um passo à frente e voltar a figurar entre as quatro melhores do grid, assim como fez em 2022.

A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.