Com novo contrato, prefeito anuncia mudança: sai GP do Brasil, entra GP de São Paulo

Bruno Covas afirmou em coletiva nesta quinta-feira que o acordo até 2025 inclui uma troca na nomenclatura da corrida da F1 em Interlagos

A renovação contratual entre a prefeitura de São Paulo e o Liberty Media para o prosseguimento da etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1 em Interlagos estava cantada há alguns dias e foi, enfim, confirmada na tarde desta quinta-feira (12). Mas não foi só isso: segundo o mandatário, o evento deixa de se chamar GP do Brasil, como foi desde 1972, e passa a ser o GP de São Paulo.

Foi o que disse Bruno Covas, durante a entrevista coletiva feita para anunciar a renovação contratual por cinco temporadas. Em 2019, quando discutia a possível renovação contratual, o governador do estado, João Doria, já havia ventilado a possibilidade. Apesar disso, é o GP do Brasil, com o nome tradicional, que aparece na primeira versão do calendário, divulgada nesta semana. A F1 não se manifestou após o anúncio e tampouco confirmou a mudança.

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O que é certeza é que a F1 continua em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A renovação do GP de São Paulo

Está dito e feito. Após enorme imbróglio que se esticou por mais de um ano, o Governo de São Paulo confirmou, na tarde desta quinta-feira (12), o acordo com a Fórmula 1 para a manutenção do GP do Brasil em Interlagos pelos próximos cinco anos.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria durante entrevista coletiva. Conforme apontado na primeira versão do calendário da temporada 2021 divulgada pela F1 nesta semana, a prova será no fim de semana dos dias 12-14 de novembro. Exatamente daqui a um ano.

Na carta-lobby, Carey confirmou o que o consórcio Rio Motorsports dissera pouco antes: o grupo, que surgiu do zero para receber os direitos de construir um autódromo no lugar ocupado pela última floresta de Mata Atlântica do Rio de Janeiro, passara a ter os direitos para realizar uma corrida. Mas isso estava condicionado às liberações ambientais para o projeto. O que não aconteceu, após um parecer totalmente negativo do INEA – Instituto Estadual do Meio Ambiente.

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A Rio Motorsports, então, recebeu a possibilidade de adquirir os direitos televisivos da F1 no Brasil a partir de 2021, mas teria 45 dias para provar que tinha condições financeiras para tanto. Não fez, porque jamais teve condições financeiras para nada próximo a isso. E acabou culpando, de maneira risível, “incertezas relacionadas à Covid-19 na Europa”.

No GP às 10 desta manhã [destacado no começo da matéria], Victor Martins e Flavio Gomes falaram sobre a queda da Rio Motorsports e o retorno da Globo nas conversas sobre direitos de televisão.

Com fim da sequência nesta temporada 2020, quando o evento foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus, o GP brasileiro foi disputado ininterruptamente em Interlagos desde 1990. Antes disso, esteve no circuito entre 1972-1977 e 1979-1980. Ao todo, são 38 edições do GP do Brasil em Interlagos, dos quais 37 foram válidos para a pontuação do campeonato.

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