Confira declarações dos pilotos após GP da Rússia, 16ª etapa da temporada 2018 da F1

É verdade que Lewis Hamilton venceu o GP da Rússia deste domingo (30). Entretanto, foi depois de uma ordem da Mercedes, que pediu para que Valtteri Bottas abrisse para o inglês. Sebastian Vettel fechou o pódio em terras russas

Lewis Hamilton conquistou uma vitória um tanto quanto polêmica neste GP da Rússia. No domingo (30), a Mercedes deu a clara ordem para Valtteri Bottas, líder, abrir passagem para o inglês subir ao degrau mais alto do pódio. A situação causou grande desconforto.
 
Quem ficou atrás da dupla trapalhada foi Sebastian Vettel, com seu companheiro kimi Räikkönen aparecendo na quarta colocação. Quem veio fechando o top-5 da corrida em Sóchi foi Max Verstappen, que se destacou no monótono GP.
 
Em sexto veio um apagado Daniel Ricciardo, com Charles Leclerc, Kevin Magnussen, Esteban Ocon e Sergio Pérez completando o restante das colocações dentro da zona de pontuação.
O pódio do GP da Rússia (Foto: Ferrari)
Puxando a lista de pilotos fora do top-10 aparecia Romain Grosjean, com o alemão Nico Hülkenberg vindo logo em seguida. Marcus Ericsson, Fernando Alonso e Lance Stroll foram os 13º, 14º e 15º, respectivamente.
 
Carlos Sainz Jr, Stoffel Vandoorne e Sergey Sirotikin fecharam a tabela de pilotos que receberando a bandeira quadriculada. Com problema nos carros, Pierre Gasly e Brendon Hartley, ambos da Toro Rosso, foram os únicos abandonos do dia.

Confira declarações dos pilotos após o GP da Rússia:

Lewis Hamilton, primeiro: 

Constrangido com vitória, Hamilton rasga elogios a “gentleman” Bottas e admite: “Ele merecia ganhar”

Valtteri Bottas, segundo: Bottas fala em “dia difícil do ponto de vista pessoal” após ceder posição para Hamilton na Rússia

Sebastian Vettel, terceiro: Vettel diz que Bottas e Hamilton “trabalharam bem juntos” e lamenta 3º: “Não foi que queríamos”

Kimi Räikkönen, quarto: Vettel diz que Bottas e Hamilton “trabalharam bem juntos” e lamenta 3º: “Não foi que queríamos”

Max Verstappen, quinto: Verstappen “não esperava” reação após largar no fim do grid em Sóchi: “Me deixou muito satisfeito”

Daniel Ricciardo, sexto: “A primeira volta foi um pouco bagunçada e tinham algumas pequenas coisas que irei olhar para trás e tentar fazer melhor. Dois carros estavam brigando na curva 8 e eu passei por eles e estava na parte suja, depois escapei da pista, o que me fez perder posições. Eu tentei pegar vácuo de uma McLaren, mas quando vi, acertei alguns detritos e danifiquei a asa dianteira. Depois disso, minha corrida foi bastante solitária. Acho que como equipe, quinto e sexto foi provavelmente o melhor que poderíamos alcançar no grid hoje, mas obviamente que queria estar mais próximo do quinto do que do sétimo. Apesar de termos um ritmo melhor do que o esperado para esse final de semana, acredito que tomamos a decisão certa em tomar as punições aqui e ir bem para Suzuka, Austin e México. Posso ter esquecido o gosto da champanhe e definitivamente quero beber antes de terminar a temporada, então veremos o que Suzuka pode oferecer.”

Charles Leclerc, sétimo: “Estou muito feliz com o resultado de hoje. Foi uma grande corrida, com uma estratégia sólida e um carro bom. As ultrapassagens no início da corrida foram no limite, mas nos ajudaram a terminar em sétimo. Conseguir esse resultado pela primeira vez na temporada é incrível e é uma boa recompensa por nosso trabalho duro. Consegui alguns bons pontos e estou ansioso pela corrida no Japão.”

Kevin Magnussen, oitavo: “Foi uma corrida difícil. Nós não tínhamos o ritmo suficiente, estávamos sofrendo um pouco, e então vi que estava me defendendo das Force India, basicamente desde a primeira volta. Acho que fizemos tudo o que podíamos. Leclerc estava muito veloz para nós. Ele apenas nos ultrapassou e se afastou sem problemas. Então, manter as Force India atrás era o máximo que podia fazer. O ritmo que tínhamos ontem na classificação era melhor do que o da corrida. Estou ansioso por Suzuka. Acho que seremos fortes lá, que é um traçado fenomenal para se pilotar. Estou ansioso por isso.” 

Esteban Ocon, nono: “Nono lugar não é algo ruim, mas esperávamos mais e acho que era possível conseguir mais, pelo menos ficar na frente da Haas [do Magnussen]. É uma pena, a gente até inverteu posições para que os dois tivessem chances de atacar o Kevin, mas foi difícil ultrapassar, mesmo com uma zona de DRS maior. Eu perdi terreno na largada para o Charles [Leclerc] porque estava lutando com o Kevin e esse acabou sendo um daqueles dias em que as coisas não vão ao seu favor. Considerando o que aconteceu na corrida, é bom pontuar com os dois carros.”

Sergio Pérez, décimo: “Tentamos de tudo enquanto equipe hoje. Aceleramos o tempo todo e é uma pena que a gente não tenha maximizado os pontos. Trocamos de posição porque achávamos que eu poderia pressionar o Magnussen, mas não consegui passar. Nossa corrida não foi das mais divertidas e, no fimdas contas, só seguimos um ao outro. Ultrapassar era muito difícil e talvez tenha faltado alguns metros de DRS para fazer uma manobra. Tentamos nosso melhor e fomos uma equipe, mas nono e décimo foi o que conseguimos hoje.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 11º: “Fiquei muito decepcionado. Pensei que pilotei uma boa corrida. Sofri um pouco com o ritmo durante todo o final de semana, mas senti que na corrida as coisas melhoraram. Eu estava feliz em manter Marucs [Ericsson] atrás de mim e então brigar com as Renault para ultrapassá-las. Então eu percebi que estava apenas em 11º. Acho que as Red Bull largaram do fundo, mas após cinco voltas já estavam no top-6. As Sauber estavam muito velozes, e as Force India eram rápidas. Apenas mantivemos nossas posições. Infelizmente para mim, dois carros se intrometeram.”

Nico Hülkenberg, 12º: “Infelizmente, não fomos capazes de extrair o máximo de nossa estratégia hoje. Nós tivemos uma boa corrida sem incidentes e foi positivo ficar em sétimo por tantas voltas, mas não fomos capazes de conseguir retomar as posições após o pit-stop. Demos nosso melhor e tentamos uma estratégia alternativa, mas que não se pagou.”

Marcus Ericsson, 13º: “Foi uma corrida frustrante para mim. Senti-me bem com o carro e com minha pilotagem, mas acabei preso atrás de outro carro durante grande parte da corrida e não pude avançar. Trabalhei duro para tentar ultrapassar, mas é uma pista difícil para isso. Tentei ganhar um pouco de ritmo com uma segunda parada e trocando para pneus ultramacios, mas não funcionou. Espero estar melhor semana que bem em Suzuka, um de meus circuitos favoritos.”

Fernando Alonso, 14º: Alonso fala em dificuldade para pontuar em condições normais em Sóchi e admite: “14º é o que merecemos”

Lance Stroll, 15º: “Foi bastante ruim no início. Nós tínhamos planejado um primeiro stint mais longo, mas os pneus estavam muito, muito ruins e nós sabíamos que os macios poderiam durar a corrida inteira, então o colocamos o mais cedo possível. Foi uma boa corrida. Eu estava perseguindo [Fernando] Alonso, mas ele estava poupando combustível no primeiro setor e então acelerando no último. Eu apenas não consegui acompanha-lo tão de perto. Estávamos próximos, mas não consegui acionar o DRS.”

Carlos Sainz Jr, 16º: “Eu tenho sentimentos mistos sobre hoje. Na largada eu consegui sair muito bem com o pneu macio e consegui ultrapassar alguns carros com o hipermacio. Entretanto, fui acertado por uma Williams na curva 2 e, mesmo que não tenha sentido muito, o assoalho e a lateral do carro ficaram destruídos e tornaram tudo mais difícil. Eu fiquei na pista e tentei ajudar a equipe, segurando os pilotos do meio do pelotão o máximo que consegui, mas infelizmente hoje os pontos não estavam a nosso alcance. Quando eu abandonei no final da corrida, pude ver o tamanho dos danos e fez sentido do motivo do carro estar quase impossível de pilotar. Hora de preparar para o Japão agora.”

Stoffel Vandoorne, 17º: “Isso era mais ou menos o que esperávamos antes da largada da corrida. Não houve incidentes e não conseguimos muitas ultrapassagens. Eu tive um pouco de diversão no início com as duas Williams, depois com Carlos, no fim, conseguindo ultrapassá-lo, mas tirando isso foi uma corrida bastante solitária. Acredito que paramos mais tarde do que deveríamos. Perdi uns 10s, foi impossível recuperar.”

Sergey Sirotkin, 18º: “Uma corrida dolorosa, a mais dolorosa do ano. Acredito que poderia conseguir alguns pontos nesta corrida por conta de onde estávamos e o que nosso ritmo mostrava. Mas desde a largada, tudo deu errado para nós. Sempre estávamos na pior posição possível da pista com o pior trânsito. Acredito que algumas coisas lidamos muito bem, mas tirando isso, a corrida toda foi contra nós e doi muito no momento.”

Pierre Gasly, 19º: “Desde o início da corrida eu tinha um sentimento estranho com o pedal de freio, se deteriorou muito rápido. Então, na terceira volta na curva 4, eu freei e o pedal simplesmente não funcionou, então perdemos os freios dianteiros e tivemos que abandonar. Precisamos olhar os dados para ver o que aconteceu, mas é uma pena ver os dois carros abandonarem uma corrida.”

Brendon Hartley: 20º: “Tive uma boa largada e ultrapassei Pierre na curva 5, estava atacando a McLaren quando o pedal do freio ficou estranho. Eu comentei no rádio e acabei parando. Iriamos tentar uma estratégia mais ousada e fazer quase a corrida inteira com pneus macios, nossos pneus se mantinham bem e acredito que funcionaria. Entretanto, uma vez que eu deixei os pits o pedal parou totalmente e eu rodei. O mesmo aconteceu com os dois carros ao mesmo tempo, então tenho certeza que a equipe logo vai descobrir o motivo e resolver para a próxima corrida. Estamos animados para Suzuka com os upgrades e o desempenho que vimos na sexta-feira.”

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.