Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Arábia Saudita de F1

Max Verstappen garantiu a pole pela segunda vez em duas corridas da temporada 2024, com Charles Leclerc logo atrás e Sergio Pérez em terceiro. Confira tudo que foi falado em Jedá

A Fórmula 1 realizou a segunda classificação da temporada 2024 nesta sexta-feira (8), em Jedá, para definir o grid de largada do GP da Arábia Saudita. Surpreendendo absolutamente ninguém, Max Verstappen comandou a atividade e colocou a Red Bull na pole mais uma vez — sua primeira na pista árabe, que estreou na categoria em 2021.

Charles Leclerc colocou a Ferrari na segunda posição, logo à frente de Sergio Pérez, enquanto Fernando Alonso foi o quarto. Oscar Piastri vai largar em quinto, uma posição acima do companheiro de McLaren, Lando Norris.

George Russell foi o melhor piloto da Mercedes na classificação árabe, com o sétimo lugar, enquanto Lewis Hamilton brigou com a traseira do W15 e ficou na oitava colocação. Por fim, Yuki Tsunoda e Lance Stroll completaram o grupo dos dez primeiros.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (9), a largada está marcada para as 14h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc vai largar em segundo na Arábia Saudita (Foto: AFP)

Confira o que os pilotos disseram após a classificação do GP da Arábia Saudita

Max Verstappen, primeiro: Verstappen exalta “confiança para ir ao limite” com RB20 após pole na Arábia Saudita

Charles Leclerc, segundo: Leclerc valoriza 2º lugar no grid em Jedá, mas alerta: “Estamos mais atrás do que queríamos”

Sergio Pérez, terceiro: Pérez reclama de volta final em classificação na Arábia Saudita: “1ª fila era possível”

Fernando Alonso, quarto: Alonso comemora 4º lugar no grid de Jedá, mas admite: “Pódio seria grande surpresa”

Oscar Piastri, quinto: Piastri vê “Red Bull e Ferrari à frente” e prevê batalha com Aston Martin e Mercedes

Lando Norris, sexto: Norris diz que plano é “ficar à frente da Mercedes” e reclama: “Somos lentos nas retas”

George Russell, sétimo: Russell assume erro em volta rápida, mas vê Mercedes com “potencial” em Jedá

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton reclama de estabilidade do W15 e diz que recuperação em Jedá “será difícil”

Yuki Tsunoda, nono: “Conseguimos. Estou muito feliz por hoje. O time fez um trabalho fantástico em me dar um carro legal e eu aproveitei, então agradeço a todos. Nós esperávamos que fosse difícil, mas estou focado em extrair o máximo de performance e estou satisfeito que conseguimos juntar tudo. É o primeiro Q3 do ano e nos dá confiança extra para o futuro. Aproveitei muito hoje, mas amanhã não será fácil, então agora nós focamos na corrida. Temos muitas pessoas experientes e estou confiante que vamos maximizar nosso conjunto e marcar pontos.”

Lance Stroll, décimo: “O Q1 foi muito bom. O carro parecia positivo, mas acho que tivemos alguns problemas no Q3 que precisamos investigar. O carro parecia mais complicado e perdi tempo no setor final, que é basicamente de retas, na minha última volta no Q3. Precisamos olhar os motivos por não andarmos mais rápidos depois do Q1. Éramos muito melhores no começo do que no fim. Vamos ver o que podemos fazer amanhã. Será uma longa corrida, com muito desgaste, então teremos oportunidades”

Pérez perdeu o segundo lugar para Leclerc no fim (Foto: Red Bull Content Pool)

Ollie Bearman, 11º: Bearman admite decepção com 11º lugar no grid na Arábia Saudita: “Carro podia ir ao Q3”

Alexander Albon, 12º: “Estou feliz com o 12º lugar, mas sei que ainda estamos perdendo o Q3 por alguns décimos. Então, ainda não estamos onde queremos, mas é um bom progresso. Temos um bom ritmo de corrida, e acho que podemos gerenciar os pneus de forma razoável amanhã. Por mais que tenhamos sofrido hoje, nosso ritmo de corrida parece um pouco melhor do que alguns de nossos competidores, então, vamos ver o que podemos fazer amanhã.”

Kevin Magnussen, 13º: “Foi melhor que o esperado. As temperaturas baixas não nos ajudaram, então precisáamos dar uma volta de preparação em vez da volta de saída, e depois forçar. Acho que fomos expostos pela baixa temperatura, o que é uma situação diferente do que estamos acostumados. Normalmente, é o contrário. P13 para amanhã é uma boa posição de largada, é perto dos pontos e podemos lutar por eles. Poderia ser pior”

Daniel Ricciardo, 14º: “Foi uma classificação frustrante. Comparando com o Bahrein, onde eu estava mais frustrado comigo mesmo por saber que tinha mais tempo a entregar, hoje é mais um mistério. Sei onde estavam os tempos, mas não sei como poderíamos conquistar isso na sessão. Estava confiante indo para a classificação e me sentindo bem no carro, mas na segunda tentativa, errei. Apesar disso, estamos na briga. No Q2, todos estavam melhorando, mas senti que não conseguia tirar mais do que tinha e estagnamos. Não foi sobre understeer ou oversteer, mas sobre não ter a aderência que os outros tinham. Parabéns ao Yuki, ele fez um grande trabalho. Pensando em amanhã, ainda temos áreas para analisar, vamos olhar isso e espero ter mais performance na corrida.”

Nico Hülkenberg, 15º: “O apagão foi relacionado ao sistema de combustível, que não estava sendo entregue ao motor, o que é um problema, e o time pediu para parar. Ontem foi ok, não foi ótimo, mas fizemos um bom trabalho de acerto pela noite, mas não podemos testar até amanhã. Acho que será desafiador de qualquer maneira, especialmente por onde vamos largar com tráfego e pelo pelotão. Será um dia interessante para ver como este pacote desempenha em um circuito muito diferente do Bahrein”

Fernando Alonso vai largar em quarto em Jedá (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 16º: “É muito decepcionante terminar apenas alguns centésimos de segundo fora do Q2. Foi uma sessão decente, na verdade, até a última volta, quando fiquei preso no tráfego nas últimas quatro curvas. Terminei com não apenas um, mas dois carros me bloqueando. Baseado no delta, deveria ter passado [para o Q2], o que torna tudo ainda mais frustrante. Ainda estamos devendo algo na performance de classificação, e os acontecimentos de hoje não funcionaram em nosso favor. Ainda assim, amanhã é um novo dia, com novas oportunidade de lutar no pelotão. Baseado na última corrida, nosso ritmo deve nos dar chances de melhorar nossas posições. É claro, as posições de largada não são as ideais. Então, será importante ficar longe dos problemas na largada e na curva 1 para tentarmos tudo que pudermos em busca de alguns pontos.”

Esteban Ocon, 17º: “Foi uma classificação difícil para nós, em que ainda estamos devendo em performance. Eu diria que maximizei a sessão e, infelizmente, só foi suficiente para o Q1. Vamos continuar em frente, mantendo nossas cabeças erguidas e procurando maneiras de desbloquear mais ritmo do carro. Vamos lutar na corrida, como sempre fazemos, e tentar ter uma boa largada. Nossa velocidade de reta tem sido razoavelmente competitiva neste fim de semana, então, vamos ver como conseguimos competir com os outros na corrida. Estamos coletando dados e aprendendo mais sobre o carro, o que precisamos.”

Pierre Gasly, 18º: “Infelizmente, tivemos uma classificação desafiadora. A primeira volta no Q1 pareceu boa, maximizamos a volta, mas o ritmo simplesmente não estava lá. Na segunda volta, fiquei sem aderência na traseira e o carro estava deslizando. Precisamos analisar os motivos para isso acontecer e encontrar soluções. Sabia que não seria um dia fácil, mas todos estão tentando buscar evoluções e estamos fazendo nosso melhor para evoluir nossa situação atual. Amanhã temos uma corrida, vamos lutar e dar tudo de nós, como fazemos todas as vezes em que estamos no carro. Vou tentar meu melhor para escalar o grid e, como equipe, vamos continuar melhorando nosso entendimento desse conjunto.”

Logan Sargeant, 19º: “Tivemos o carro em uma boa posição ao longo de todo o fim de semana, e definitivamente seria possível ir ao Q2. Nossa primeira volta foi o que precisávamos, mas uma volta de saída ruim na segunda tentativa fez com que não conseguíssemos colocar os pneus na janela certa [de temperatura]. Parece que amanhã será uma corrida de ritmo forte, e nossas jornadas longas parecem boas. Então, espero que possamos ganhar algumas posições.”

Guanyu Zhou, 20º: “Primeiramente, a equipe fez um trabalho fantástico para consertar o carro em tão pouco tempo, o que definitivamente não é uma tarefa fácil. O acidente na curva 6 trouxe um impacto muito forte. É uma curva de aceleração total e perdi a traseira, o que nos custou a classificação e uma chance de mostrar o que podemos fazer. Até lá, o fim de semana parecia bom, e sinto que a equipe deu um passo à frente. Infelizmente, vamos largar lá no fundo em uma pista sem muito desgaste para os pneus, não é a posição que queríamos estar. Ainda assim, estou feliz com a forma que o time trabalhou para me colocar na pista para sentir o carro antes da corrida. Amanhã será difícil, mas nosso ritmo de corrida tem sido decente. Vamos permanecer positivos.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.